Quem escolhe a carreira financeira para a sua vida, tem à frente uma gama enorme de caminhos para seguir. Essas opções, entretanto, nem sempre são totalmente conhecidas pelos profissionais. Por isso, estamos aqui hoje: para conhecer algumas das principais profissões no mercado financeiro.

Conhecer essas possibilidades é fundamental para o seu futuro. Afinal, quem sabe quão grandiosa pode ser a sua carreira, se você souber tudo o que pode ser explorado nela?

Vamos conhecer essas possibilidades?

1 – Bancário

Vamos começar pela escolha clássica de muitos profissionais. Um bancário tem, em sua rotina, tarefas como realizar pagamentos, atender clientes, aconselhá-los financeiramente e vender produtos. Em resumo, uma gama enorme de deveres administrativos.

Para se tornar um, é necessário ter as certificações financeiras da Anbima. Vamos relembrar os detalhes de cada uma?

  • CPA-10: ideal para atuar na distribuição de produtos de investimento;
  • CPA-20: além das atividades da CPA-10, essa certificação possibilita atender clientes de alta renda e investidores institucionais;
  • CEA: essa é para quem deseja ser um especialista em investimentos. Ela permite que sejam realizadas atividades de ambas CPA-10 e CPA-20.

2 – Gestor de fundos

É esse profissional que toma as decisões sobre os fundos de investimento. Normalmente, um gestor de fundos trabalha em conjunto com um analista de ativos. Este segundo é responsável, por sua vez, por transmitir informações para o gestor. Basicamente, tudo para auxiliar nas operações, sejam elas conservadoras ou arriscadas.

A gestão de fundos é uma posição bastante alta no mercado financeiro. Tem interesse em ser um? Então, você precisa direcionar seus esforços para esse objetivo. Falando nisso, as certificações CGACGA e CFG são possíveis caminhos para você se tornar um gestor.

3 – Analista de investimentos

Já que o recém mencionei, vamos então falar do analista de investimentos. Esse profissional orienta seus clientes (pessoas físicas ou jurídicas) a fazerem investimentos melhores, analisando as condições da economia, os balanços das empresas e o que pode acontecer em um determinado setor. E tem mais: também atua na pesquisa de mercado em busca de oportunidades de negócios.

Há dois setores de atuação para um analista de investimentos. Um deles é o técnico, para quem é aprovado no exame CNPI-T. O outro é o fundamentalista, com o exame CNPI. E ainda existe o pleno, CNPI-P, que tem ambas características dos anteriores.Em resumo, ambos necessitam do Certificado Nacional do Profissional Investimento.

4 – Consultor financeiro pessoal e empresarial

Um consultor financeiro pode exercer esse cargo de várias formas. Dá uma olhada em alguns exemplos:

  • Gestão financeira;
  • Planejamento da aposentadoria;
  • Planejamento tributário;
  • Gestão de risco;
  • Planejamento sucessório.

Basicamente, esse profissional ajuda a resolver problemas pontuais financeiros – ou evitá-los, é claro. Você pode trabalhar como consultor financeiro junto a uma empresa, ou atuar de forma autônoma. 

5 – Agente Autônomo de Investimentos

O Agente Autônomo de Investimentos possui uma relação comercial com o cliente e atua como um distribuidor de produtos da Instituição Financeira a qual é vinculado. Suas principais funções:

  • Captação de Clientes;
  • Receber e transmitir ordens de investimento;
  • Transmite as ordens para os sistemas de negociação;
  • Presta de informações sobre produtos e serviços da IF distribuidora de produtos de investimento;

O AAI é uma certificação realizada pela Ancord. Esse profissional não pode recomendar ações, inclusive quem faz isso é o Analista de Investimentos (CNPI).

Tenha em mente: essas não são as únicas profissões no mercado financeiro!

Como eu destaquei no começo deste artigo, os caminhos que você pode trilhar são inúmeros. Além dos que já foram explicados, existem funções como Corretor de Seguros, Vendedor de Consórcio, Correspondente Bancário e Trader. Aqui, eu mostrei uma visão geral das principais funções da área. Em geral, estes são os cargos mais procurados por quem faz parte da comunidade TopInvest.

Eu quero que você lembre sempre de que as profissões no mercado financeiro são muitas. Por isso, é tão importante que você saiba qual caminho deseja seguir. Afinal, nesse ramo, o sucesso pode vir de várias formas.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!