Carreira

Entrevista para trabalhar no banco: saiba como funciona e como se portar

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 19 de maio de 2021

A entrevista de emprego ainda é considerada um grande desafio para muita gente. Nervosismo, ansiedade e muita cobrança: tudo isso pode contribuir de forma negativa na hora de realizar o tão sonhado processo seletivo bancário. Por isso, hoje nós estamos aqui para te contar como funciona e para que você saiba qual a melhor forma de portar durante ela.

Ser avaliado e questionado pode desestruturar até o mais confiante dos candidatos. Por isso, nós vamos ajudar você a superar esse desafio e se sair bem sucedido em qualquer entrevista daqui pra frente. 

Antes de ir para a reunião no banco, estude sobre a empresa. Pode parecer meio óbvio, mas já pensou que chato te perguntarem algo sobre a empresa e você desconhecer? Vale estudar quais são os principais valores e a missão da empresa na qual você está se candidatando. Essa também é uma excelente oportunidade para você demonstrar que tem conhecimento sobre o mercado financeiro e o porquê decidiu se aplicar àquela vaga na instituição.

Tenha em mente que você receberá perguntas sobre o seu passado profissional, relacionado às suas conquistas, metas e promoções. Relembre-se das suas pequenas conquistas, elas são de extrema importância para o entrevistador, é importante ter em mente situações reais que você encarou no seu emprego anterior, desafios e superações e mais importante que isso, é contar de que forma você lidou com essas situações. Não preciso nem comentar aqui que você não pode falar mal de outra instituição que passou, né? Isso pode soar péssimo ao recrutador e servir como caráter eliminatório.

Outro ponto que você precisa cuidar é referente ao seu posicionamento nas redes sociais. Deixe de lado os comentários políticos e os embates religiosos, lembre-se que os recrutadores estão de olho em tudo que postamos, por isso, nossa orientação é para que você restrinja esse conteúdo mais pessoal ao seu ciclo de amigos, mantendo público apenas o que contará pontos a você. Lembrando que você é livre para ter sua opinião, desde que respeitando e entendendo que existe o outro lado. Ah, importante lembrar que é de extrema importância que o seu Linkedin esteja atualizado. 

Bom, agora que você já tem em mente o que fazer antes da entrevista, é importantíssimo estar confortável e alinhado durante ela. E é aqui que muitas pessoas pecam, umas pelo excesso, outras pelo exagero. Por isso, informe-se sobre o código de vestimenta da empresa e vá vestido de acordo com o cargo em que você está concorrendo. Isso não quer dizer que você não tem seu estilo e personalidade própria, apenas significa que você estará alinhado de forma geral.Mas lembre-se: educação e gentileza nunca saem de moda. Aliás, isso vai bem em qualquer processo seletivo que você estiver participando, seja para banco ou não. 

Lembre de manter contato visual com o recrutador, desviar o olhar poderá ser interpretado de forma ruim, como um sinal de que você está mentindo. Além disso, torne a conversa o mais agradável possível, tente responder as perguntas da forma mais adequada possível, e evite respostas monossilábicas. Demonstre seu interesse pela vaga, faça perguntas e mostre-se aberto para as perguntas. 

Lembre-se: celular sempre no silencioso. Tire esse tempo exclusivamente para  a entrevista, pega super mal você ficar toda hora de olho nas mensagens. 

Como arrasar na entrevista no banco?

Dependendo da área que você irá atuar, uma graduação em administração, ciências econômicas ou contábeis e afins, trarão vantagens. Cursos de especialização também garantem um destaque extra ao currículo. Além disso, o que traz ainda mais vantagem para concorrer a uma vaga em um banco, definitivamente, são as certificações financeiras, pois elas te preparam para o seu futuro trabalho, com conhecimentos e conceitos que serão utilizados na prática.  Mas, sabe qual a melhor forma de garantir sua vaga numa instituição financeira? Assinando a Trilha de Sucesso da Topinvest.

Isso porque acreditamos que só a certificação não é o suficiente, aqui além de receber os cursos preparatórios para as certificações, você recebe outros cursos para que tenha um desenvolvimento da sua carreira. Seja lá qual for a prova que você estiver estudos, nós elaboramos uma metodologia de estudo facilitada, que permite que você conquiste sua certificação em poucos dias e, dessa forma, consiga se capacitar e ser um profissional Top de linha no Mercado Financeiro. Fazem parte da Trilha de Sucesso da TopInvest, os cursos de Matemática Financeira, de vendas para profissionais de finanças, venda de seguros, Excel, de criação do currículo perfeito, de Tesouro Direto e Economia. 

Última dica!

Acima de tudo, seja você mesmo! Não adianta tentar ser quem você não é. Seja você em primeiro lugar. E o mais importante, seja sincero! Seja fiel às suas competências, não minta. Se você não tem determinado conhecimento, seja sincero e demonstre que está disposto a aprender. Uma hora a máscara cai, por isso, não adianta tentar ser alguém que você não é. Ninguém sabe tudo e não tem problema você assumir que ainda não domina determinado tema. Mais do que uma pessoa soberba, as empresas esperam pessoas honestas e flexíveis que estejam dispostas a aprender e colaborar. 

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *