Você é um daqueles apaixonados por finanças assim como eu?

Então esse material é especial para você. Hoje vou falar sobre um tópico muito interessante quando se trata de sua carreira no mercado financeiro, as certificações.

Esse assunto é muito pedido aqui no site e por isso preparei este material com as principais certificações do mercado financeiro.

CPA 10

Sem sombra de dúvidas a CPA 10 é a prova mais realizada no mundo financeiro. Tanto que é o assunto mais abordado aqui no site e está entre as principais certificações do mercado financeiro. Esta é uma prova que tem por objetivo atestar o conhecimento de um profissional quanto ao conhecimento do mercado financeiro em geral. A prova é realizada pela ANBIMA (entidade auto reguladora do mercado) e certifica os profissionais para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Para simplifica pode-se dizer que TODOS os gentes bancários precisam ter no mínimo a CPA 10.

A prova da CPA 10 em si possui 50 (cinquenta) questões e tem um período de duas horas para ser concluída. Para que o candidato seja aprovado é necessário obter no mínimo 70% de aproveitamento. Estas questões são divididas em 7 capítulos.

Você pode saber tudo sobre essa certificação no artigo: Tudo o que você precisa saber sobre a CPA 10.

Curso Online para Certificação CPA10

CPA 20

Como o próprio nome sugere a CPA 20 é uma prova ligeiramente superior a CPA 10. Assim como a certificação anterior esta é um prova de conhecimentos específicos da área bancária que tem por objetivo certificar profissionais para atuarem na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais. A CPA 20 assim como a CPA 10 é obrigatória para os profissionais que atuam tanto em agências bancárias como plataformas de atendimento.

Veja que a diferença é basicamente que a CPA 20 são profissionais capacitados a trabalhar no segmento de alta renda enquanto a CPA 10 não.

A prova da CPA 20 é um pouco mais difícil e possui 60 (sessenta) questões, o prazo para a sua realização é de duas horas e trinta minutos. O que não muda em relação a prova da CPA 10 é a média de acertos, que continua sendo de 70%.

Vale lembrar também que todas as funções realizadas por um profissional CPA 10 também podem ser realizadas pelo profissional certificado pela CPA 20.

Você pode saber tudo sobre essa certificação no artigo tudo o que você precisa saber sobre a CPA 20. Vale lembrar que as CPA 10 e a CPA 20 são as principais certificações do mercado financeiro bancário.

Curso Online para Certificação CPA10

CEA

A CEA assim como a CPA 10 e a CPA 20 é um prova de conhecimentos específicos da área bancária. A grande diferença é que esta prova é voltada para profissionais que assessoram gerentes de contas de investidores e não para quem atende o público em geral.

Essa certificação também dá o direito de indicar produtos financeiros. E não custa lembrar que, quem tem a CEA pode exercer qualquer função que exija a CPA 10 ou a CPA 20 assim como as que exigem a própria CEA.

A CEA tem 70 questões das quais você tem 3 horas e 30 minutos para acertar 70% delas. Veja o conteúdo completo da CEA.

Curso Online Preparatório para Anbima CEA

CGA

A CGA é a prova para quem quer desempenhar atividades de gestão profissional de recursos de terceiros. Esta certificação é obrigatória para todos que querem ser gestores de fundos de investimento. Diferente da CPA 10, CPA 20 e CEA que acontecem com grande frequência (CPA10 acontece diariamente nos grandes centros) a CGA acontece apenas quatro vezes ao ano.

Quando falamos das certificações proporcionadas pela ANBIMA nenhuma delas tem pré-requisito. É uma prova aberta e qualquer pessoa pode fazer. A única diferença é que profissionais associados (aqueles que já trabalham em uma instituição financeira) tem desconto para fazer a prova.

Quanto ao nível de dificuldade a coisa por aqui é bem mais radical. Enquanto a CPA 10 tem 50 questões a 70 questões para a CEA, no total a CGA tem 60 questões para CADA MÓDULO!

Temos 2 grandes módulos que são:

  • Módulo I: Métodos Quantitativos; Economia; Análise de Relatórios Financeiros; Finanças Corporativas; Mercados; Renda Fixa; Renda Variável; Derivativos; Investimentos no Exterior; Ética; Legislação e Regulação.
  • Módulo II: Teoria Moderna de Carteiras; Modelos de Precificação; Finanças Comportamentais; Processo de Gestão e Política de Investimento (Investment Policy Statement – IPS); Formação de Expectativas, Alocação de Ativos e Rebalanceamento; Gestão de Carteiras – Renda Variável; Gestão de Carteiras – Renda Fixa; Investimentos Alternativos; Avaliação de Desempenho; Gestão de Risco.

Em cada um destes módulos é necessário acertar no mínimo 70%.

ANCORD

As provas acima são as principais certificações do mercado financeiro relacionados a área bancária. Já quando falamos em mercado de capitais a primeira prova que deve vir a mente é a ANCORD.

Este exame de certificação objetiva verificar a qualificação técnica dos interessados no exercício profissional da atividade de Agente Autônomo de Investimento (AAI) com vistas a obtenção de credenciamento junto as entidades credenciadoras e registro para o exercício da atividade perante a Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

O credenciamento é um processo que envolve os AAI de modo que os empregados de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil estão sujeitos apenas a Certificação. A prova aqui possui 80 questões de múltipla escolha e nela caem desde conhecimentos sobre as funções do AAI até os mais complexos conhecimentos sobre gestão de riscos e mercado de capitais.

Para quem não conhece a profissão uma analogia simples da função dos Agentes de Investimento é o gerente do banco. Os AAIs são uma espécie de gerente da sua conta junto a corretora de valores.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

CNPI

A CNPI tem como objetivo elevar os padrões profissionais de investimento a níveis internacionais. Esta certificação é realizada pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e é obrigatória para os especialistas em análises e emissão de relatórios.

De forma simples é importante saber que estes são os únicos profissionais do mercado autorizados a realizarem indicações de investimento. Se você recebe recomendações de investimento da sua corretora de valores com certeza já reparou que o relatório é assinado por um profissional CNPI com a sua devida matrícula.

Como esta é uma prova bem abrangente e complexa, existem 3 variações desta certificação:

  • CNPI-P (Pleno) para analistas técnicos e fundamentalistas;
  • CNPI para analistas fundamentalistas;
  • CNPI-T para analistas técnicos;

A CNPI é divida em três provas com 60 questões cada. As provas são divididas em:

  1. Conteúdo Brasileiro;
  2. Conteúdo Geral (neste módulo são tratados assuntos de análise fundamentalista e alguns conceitos de contabilidade);
  3. Conteúdo Técnico (abrange a análise técnica);

A prova e o conteúdo são bem extensos o que leva muitos profissionais a fazer a prova por etapas. Aqui é importante saber que após fazer a primeira prova há o prazo de 1 ano para fazer as outras 2.

CFP

A CFP é a prova dos planejadores financeiros. CFP significa “Certified Financial Planner” que é uma prova que segue um conceito internacional e por isso está entre as principais certificações do mercado financeiro.

Aos aprovados e certificados pela CFP é conferido o direito de trabalhar como consultor avaliando objetivos e riscos de cada cliente para montar uma estratégia de investimento para cada perfil. A prova em si dura 7 horas e 5 minutos e é dividida em 6 módulos:

  • Planejamento Financeiro e Ética;
  • Gestão de Ativos e Investimentos;
  • Planejamento de Aposentadoria;
  • Gestão de Riscos e Seguros;
  • Planejamento Fiscal;
  • Planejamento Sucessório;

A grande diferença entra a CFP e as outras das principais certificações do mercado financeiro é que aqui não basta ser aprovado na prova. É necessário também ter no mínimo 3 anos de experiência comprovada no atendimento a clientes pessoas físicas em uma das seguintes áreas de planejamento financeiro pessoal como um todo. Aqui estão englobadas as áreas de investimentos, seguros, planejamento de aposentadoria, planejamento fiscal e planejamento sucessório.

Curso Online para Certificação CPA10

PQO

Está é a certificação da B3.

O seu objetivo é comprovar o conhecimento no mercado dos profissionais que atuam nesta área. É claro que também visa estabelecer um processo de atualização continuo de quem atua nos mercados administrados pela B3. Com essa certificação continuada a bolsa acaba elevando o padrão operacional.

Esta não é uma certificação é obrigatória e qualquer um pode obter a certificação independentemente de vínculos. O nível e os assuntos abordados variam de acordo com a função, mas a prova sempre terá 30 questões de múltipla escolha e 3 horas para ser realizada.

Curso online para Certificação CPA20

SUSEP

A prova da SUSEP é obrigatória para todos os corretores de seguros. A corretagem de seguros (devido a imensidão de produtos disponíveis) é um dos ramos que mais cresce no Brasil.

Como a grande maioria das certificações, para fazer a prova você deve ter o ensino médio completo e ser maior de idade. Aqui são ao total 4 provas realizadas em 4 dias seguidos.

O ponto positivo é que se você não quiser atuar em demais ramos (seguros de automóvel por exemplo) são apenas dois dias de prova sobre Capitalização e Vida e Previdência. Estas duas provas são o requisito mínimo para que você tenha a habilitação junto a SUSEP.

FBB

Esta prova é realizada pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Esta prova é obrigatória para aqueles que desejam se tornar correspondente bancário.

  • Existem três áreas distintas:
  • Consignado;
  • Credito Direto ao Consumidor;
  • Financiamento de Veículos;

Existem diversas variações dessa prova. Algumas versões habilitam apenas para determinado ramo e outras são completas e habilitam para todos os ramos.

Uma vez certificado a aprovação tem validade de três anos.

Obs. Caso queira saber mais sobre empréstimos você pode ler este artigo onde falo sobre os tipos de crédito para pessoa física.

Prova CA (300, 400 e 600)

As variações da prova da CA são oferecidas pela ACECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Essa prova está entre as principais certificações do mercado financeiro de crédito imobiliário. É o pre-requisito básico para os profissionais que desejam atuar como correspondentes de crédito imobiliário junto as instituições financeiras.

CA 300: Pré-requisito básico para os profissionais que queiram atuar como Correspondentes de Crédito Imobiliário junto as instituições financeiras (normalmente imobiliárias).

Curso online para certificação Abecip CA-300

CA 400: Essa prova é para os profissionais que trabalham em agencias bancarias e plataformas de atendimento de clientes em operações de credito imobiliário.

Ca 600: Essa prova é o pré requisito básico para a comercialização de produtos de crédito imobiliário.

Curso preparatório para Certificação Abecip CA-600

ANEPS

A ANEPS é uma prova obrigatória as financeiras e distribuidoras de crédito e também uma das principais certificações do mercado financeiro devido ao número de profissionais certificados. Sabe aquele pessoal que aborda as pessoas na rua oferecendo crédito? Este profissional deve ser obrigatoriamente certificado pela prova da ANEPS.

Assim como as demais provas para os correspondentes bancários a ANEPS (para correspondentes de financeiras) também certificam os profissionais em diversos ramos:

  • Consignado;
  • Veículo e Crédito Direto ao Consumidor (CDC);
  • Imobiliário;
  • Completa;
  • Agrícola;
  • Microcrédito;

Esta certificação é uma exigência do Banco Central em sua Resolução 3.954/2011 que regulariza a atuação de todos os profissionais correspondentes no país.

CFA

Deixei o melhor por último! Ahhh, a CFA!

A CFA (Chartered Financial Analist) é fornecida pelo CFA Institute. Diferentemente de todas as outras não é obrigatória para nenhuma profissão. Mas é a mais prestigiada certificação de todo o mercado financeiro. Claro que também é considerada a mais difícil.

Esta certificação é composta por 3 provas. A de Nível I, Nível II e a de Nível III. Para obter o certificado você deve ser aprovado nesta ordem.  A prova é tão difícil que o processo de estudar e passar nas 3 provas pode durar o mesmo que um curso superior. Isso acontece porque na prova caem muitos conteúdos de finanças e você tem 6 horas para fazer cada prova.

A CFA está entre principais certificações do mercado financeiro MUNDIAL!

Mas fica ainda pior. Você precisa ser fluente em inglês. A prova é totalmente em inglês e só pode usar a sigla CFA quem passou nas 3 provas e tem no mínimo 3 anos de experiência no mercado financeiro.

Essa certificação é o troféu de ouro das certificações.

Mas e você? Está estudando para alguma delas ou já é certificado? Conta para mim nos comentários abaixo.

Estudando para uma certificação financeira? Venha participar do nosso grupo no Telegram. Temos grupos para todas certificações financeiras. Basta clicar aqui.