O mercado financeiro é vasto. Por isso, não é raro que muita gente se sinta perdida ao escolher esse campo para construir sua vida profissional. Mais do que oferecer uma gama enorme de oportunidades e atuações, apenas o setor por si só já é bastante complexo e com inúmeras ramificações.
Se você se sente perdido, não se preocupe, pois esse artigo tem justamente a proposta de te servir como uma espécie de “mapa”. Aqui, eu vou te mostrar como estudar o mercado financeiro – desde a sua definição até as melhores formas de ingressar na área. Vem comigo!
Como iniciar os estudos sobre mercado financeiro?
Por ser complexo e apresentar tantas movimentações, à primeira vista o mercado financeiro com certeza parece impossível de dominar. No entanto, tudo é uma questão de organização. Você, inclusive, já está no caminho certo ao ler este artigo.
Primeiramente, vamos “começar pelo começo”:
1. Entenda o que é o mercado financeiro
O mercado financeiro é uma espécie de ambiente. Nele, suas partes integrantes (tomadores de recursos e investidores) podem negociar produtos financeiros, como ações, fundos e títulos públicos. Também é onde a população geral pode tomar empréstimos e solicitar cartões, por exemplo. Ou seja, em palavras mais simples, é uma forma de conectar compradores e vendedores.
Sua importância é abrangente e, por isso, tem o poder de afetar o país todo. As taxas de juros são uma boa maneira de ilustrar essa afirmação. Afinal, sua oscilação pode, entre muitas outras consequências, afetar os preços daquilo que compramos todos os dias nos mercados.
É por ser tão amplo e complexo que eu te recomendo começar a estudar a partir deste ponto, o mercado financeiro. Para isso, mais do que se ater à sua definição e ao papel de seus integrantes, é também fundamental que você acompanhe suas novidades constantemente – assunto do qual eu falarei mais adiante neste artigo!
2. Entenda a importância de estudar antes de investir
Conselho bastante indispensável tanto no âmbito profissional quanto pessoal, é imprescindível que você compreenda qual a real necessidade de estudar sobre esse mercado antes de investir – ou de estimular um futuro cliente a realizar uma aplicação.
O conhecimento é um fator bem forte na mitigação de riscos. Ou seja, quando se compreende as engrenagens desse mercado, é muito menos provável que você, ou um assessorado seu, aplique valores por impulso ou sem estar completamente ciente de sua ação.
3. Conheça os principais investimentos do mercado
Eis aqui um fato: ao longo de toda a sua carreira no mercado financeiro, algumas modalidades de investimento aparecerão de forma constante na sua rotina. São elas:
- Tesouro Direto;
- LCI e LCA;
- Fundos de Investimento;
- Mercado de ações;
- Certificados de Depósitos Bancários (CDBs);
- Debêntures.
Suas performances são distintas – enquanto alguns são de renda fixa, por exemplo, outros são de renda variável. Além disso, a forma como cada um se relaciona com o mercado financeiro muda também, alterando seus possíveis lucros, sua evolução e principalmente os seus riscos.
A sua relação com esses títulos pode mudar de acordo com o caminho escolhido, é claro. Contudo, é muito provável que você precise compreendê-los de forma profunda, de modo a estar apto a fornecer informações concretas a possíveis clientes. Ou, ainda, você pode assumir a responsabilidade de gerir carteiras para investidores e empresas.
4. Conheça as possíveis áreas de atuação
E já que estamos no tópico das formas de atuação, explore todas as possíveis para ter uma visão mais apropriada sobre onde você deseja chegar e qual o melhor caminho para conquistar esses objetivos – certificações, graduações, cursos etc.
Ao contrário do que se costuma ouvir por aí, a carreira no mercado financeiro não se resume aos bancos. Apesar de esse tipo de instituição ser, sim, um excelente local para se trabalhar, há ainda inúmeras outras instituições e funções disponíveis.
Algumas das possíveis áreas são estas aqui:
- Agente autônomo de investimento;
- Analista de investimento;
- Analista de Private Equity;
- Analista de sell-side e buy-side;
- Analista Financeiro;
- Bancário;
- Broker;
- Consultor de Investimentos;
- Gestor de fundos;
- Gestor de patrimônio;
- Planejador Financeiro;
- Trader.
5. Saiba onde você deseja chegar com esse estudo
Por mais que essa dica possa parecer simplista à primeira vista, há uma justificativa bastante específica para ela figurar nesta lista. A estrutura do mercado financeiro é muito bem delineada para acomodar seus profissionais. Assim, suas instituições têm hierarquias claras e ainda há o papel das certificações financeiras, desenvolvidas justamente para atribuir funções, designar salários e, de forma geral, hierarquizar seus colaboradores.
Quando se sabe onde deseja chegar, não somente estudar se torna mais fácil e prazeroso, como também se investe tempo e esforços nas estratégias mais adequadas para cada objetivo – desde as possíveis certificações para serem obtidas até a construção de uma rede de networking.
6. Acompanhe as notícias do setor
Se o mercado financeiro é tão característico pela sua oscilação constante, nada mais natural do que acompanhar seus movimentos de perto e com constância. Isso porque até mesmo os detalhes são capazes de interferir na grande engrenagem que é este setor, na qual tudo encontra-se interligado.
Dessa forma, mais do que apenas compreender a teoria deste campo de atuação, você poderá observá-la na prática – uma excelente forma de desenvolver o seu olhar crítico e analítico, capacidades tão importantes para esta carreira.
7. Escolha bem suas fontes de informação
Acompanhar o mercado financeiro, porém, não significa perambular a esmo por quaisquer fontes de informação. Se a tecnologia tem obtido sucesso na tarefa de tornar o conhecimento mais acessível para a população em geral, também é verdade que este ambiente está repleto de plataformas duvidosas, espalhando desinformação.
Por isso, desconfie de links suspeitos enviados em redes sociais e boatos, dê preferência a portais sólidos de notícias e jamais esqueça de valorizar as informações oferecidas pelas próprias fontes oficiais – um boato sobre a Anbima, vamos supor, pode facilmente ser desmentido ou confirmado por meio do site oficial da instituição.
Além disso, prefira acompanhar o trabalho de profissionais sérios do mercado, que atuam em conformidade com as boas práticas do setor. Isso porque, com o surgimento massivo de influencers, é comum que, por aí, muita informação infundamentada ou incompleta seja divulgada. Aqui, é mais uma chance de você desenvolver seu olhar crítico.
8. Tenha organização e disciplina
Por fim, uma dica de ouro que, inclusive, vai te ajudar a obter suas certificações financeiras ao longo dessa jornada. Novamente, trago à roda o fato de este mercado ser amplo e complexo. Por isso, se organizar para estudar é a melhor forma de garantir que nenhum conteúdo importante seja deixado para trás, ou entendido parcialmente.
Crie um cronograma de estudos adequado à sua rotina, divida os tópicos de uma forma que faça sentido para você, reserve tempo para descansar e conte com o auxílio de professores e profissionais deste campo – não somente para te ajudar a estudar, mas para oferecer um método de aprendizado que seja eficaz de verdade. Você conhece, por exemplo, o método de estudos exclusivo TopInvest? Ele foi especialmente projetado para te ajudar nessa missão.
O que estudar sobre o mercado financeiro?
Em termos práticos, o conteúdo necessário pode depender de acordo com as suas aspirações ou certificações que deseja obter. De forma geral, os tópicos mais importantes são:
- Taxa de juros;
- Sistema Financeiro Nacional (SFN);
- Bolsa de Valores;
- Renda fixa (Tesouro Direto, CDBs e afins);
- Renda variável (ações, fundos de investimento e afins);
- Sistema econômico;
- Matemática financeira;
- Inglês para o mercado financeiro;
- Riscos financeiros;
- Previdência Privada;
- Legislação e ética.
Qual o melhor curso para o mercado financeiro?
No que diz respeito aos cursos superiores, Administração, Contabilidade e Economia são as opções que oferecem a melhor base de conhecimento aos profissionais do mercado financeiro. Também é recomendável que você invista em especializações, que façam sentido com os cargos que você almeja exercer no futuro.
Os cursos de desenvolvimento profissional são extremamente valorizados também. Afinal, eles indicam que você é um profissional que não se contenta com o básico. Ademais, fomentam capacidades imprescindíveis para o seu dia a dia, tais como os já mencionados inglês para o mercado financeiro e matemática financeira, por exemplo. Além destes, temos ainda:
- Técnicas de venda;
- Liderança;
- Calculadora financeira;
- Excel;
- Economia;
- Seguros.
Como começar no mercado financeiro?
Quando se está realizando um curso de graduação, é possível que você consiga suas primeiras experiências na área por meio de programas de estágio ou trainee. Essas oportunidades podem ser encontradas nos sites oficiais das instituições financeiras e no LinkedIn.
Já para a etapa seguinte da sua vida profissional – uma posição em carteira assinada ou uma promoção – saiba que é obrigatório que você tenha pelo menos a certificação financeira CPA-10, da Anbima. Por mais que esta exigência não esteja estabelecida na lei, é muito improvável que uma instituição abra espaço para um candidato que ainda não possua esse requisito básico.
Então, no que tange ao dilema sobre como começar no mercado financeiro, eu te aconselho a buscar suas certificações financeiras o quanto antes puder e que jamais se contente com uma só. Isso porque são estes selos que te colocarão como apto, futuramente, para exercer uma função de maior prestígio e escalar na carreira.
Mesmo que a sua ambição seja trabalhar de forma independente, os órgãos reguladores ainda exigem essa qualificação, como uma forma de manter o setor seguro para clientes e profissionais.
O que é preciso para trabalhar no mercado financeiro?
Vamos recapitular o que é necessário para entrar no mercado financeiro? Primeiramente, vamos à formação oficial:
- Graduação em um curso pertinente ao mercado;
- Especialização nas áreas que você deseja atuar;
- Certificações financeiras (comece pela CPA-10);
- Cursos de desenvolvimento profissional.
É claro que, neste ramo, não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Mesmo assim, demonstrar e atestar conhecimento profundo sobre a área sempre será a maneira mais eficaz de se destacar frente à concorrência, transmitir credibilidade aos clientes e realmente oferecer serviços de qualidade ao seu público. Nunca se esqueça: o mercado financeiro é concorrido. Há, sem dúvidas, muita gente boa lá fora. Para não ficar para trás, não tenha medo de evoluir e se atualizar o tempo todo.
Agora, passando para um viés diferente, temos as soft skills – habilidades mais comportamentais e menos técnicas que têm sido altamente requisitadas no setor:
- Inteligência emocional;
- Pensamento crítico;
- Comunicação assertiva;
- Liderança;
- Relacionamento em equipe;
- Agilidade;
- Empatia;
- Criatividade e propensão à inovação.
No mercado financeiro, se trabalha constantemente com outras pessoas, sejam elas clientes ou membros da equipe. Além disso, temos metas para bater, oscilações do mercado, transformações tecnológicas, imprevistos, prejuízos e lucros e mais uma infinidade de questões rotineiras que exigem de nós mais do que apenas facilidade com os números.
Por isso, esteja preparado. Tenha a certeza de que os recrutadores, os clientes, os chefes e colegas de equipe irão, direta ou indiretamente, demandar essas soft skills.
Qual instituição escolher para trabalhar?
Ao dar os seus primeiros passos no mercado financeiro, uma das dúvidas que com certeza te acometerá é sobre qual instituição será melhor para buscar uma vaga. Nesse caso, considere seus objetivos para o futuro e suas preferências dentro do setor. Assim, poderá começar pelos lugares e cargos com os quais você tem mais afinidade e ambição para crescer.
No começo, muitos profissionais optam pelos bancos. Isso porque o ritmo aqui é intenso e o seu contato com diferentes equipes e funções será grande – uma mina de ouro para quem precisa juntar experiência e aprender na prática como o mercado funciona.
A TopInvest te ajuda a chegar lá
Do começo de seus estudos sobre o mercado financeiro até os seus primeiros empregos na área, nós te ajudamos a despontar neste setor como um profissional fora da curva. Não somente desenvolvemos cursos preparatórios para certificações financeiras, como também disponibilizamos apostilas de estudos e simulados gratuitos em nosso site. Seja qual for a sua ambição, vem com a Top!
Deixe um comentário