A maioria das pessoas que ingressam na carreira financeira já consideraram o plano de se tornar um gerente de banco. O esforço, afinal, compensa e os resultados são atrativos: além da excelente remuneração, o cargo ainda carrega status e uma dose de desafio inegáveis. 

Se você se identificou, então, vai gostar deste artigo que preparei. Vem comigo, porque agora eu vou entrar em detalhes sobre como se tornar um gerente de banco!

O que faz um gerente de banco?

Primeiramente, vamos às funções de um gerente. Em geral, são essas aqui: 

  • Administrar as rotinas prospectivas da empresa;
  • Executar operações de créditos pessoais;
  • Operar em função da fidelização dos clientes;
  • Fazer recuperação de créditos;
  • Gerenciar a aberturas de contas;
  • Administrar financiamentos e consórcios;
  • Prestar consultoria financeira;
  • Operar e administrar ações em investimentos.

Como você pode ver, o prestígio do cargo de gerente de banco não é usufruído sem uma boa quantia de responsabilidade. Resumidamente, o gerente é aquela parte da equipe do banco que se desdobra no seu dia a dia para manter o controle sobre a instituição de forma geral. 

Além das tarefas listadas, é ainda primordial que um gerente dedique-se a se comunicar de forma personalizada e apropriada não somente com sua equipe, mas também com seus superiores e clientes.

Como ser gerente de banco?

Topa o desafio? Então, eu vou te apontar qual é o caminho para se tornar um gerente de banco. Para isso, há duas formas:

Ingresso em bancos públicos

Para ser gerente de um banco público, é preciso ficar de olho nos concursos – eles serão a sua porta de entrada para o cargo. 

Os requisitos podem variar de acordo com cada concurso. Contudo, geralmente solicita-se um diploma em algum curso de educação superior

Ingresso em bancos privados

Para ingressar em um banco privado como gerente, o caminho é diferente: neste caso, temos processos seletivos. Isso significa, em outras palavras, que você precisa estar preparado para se destacar frente à concorrência.

Graduação e alguma certificação financeira geralmente são requisitos para estas vagas – sobre estas últimas, conversaremos melhor mais adiante. 

Além disso, é preciso ter um currículo que impressione: cursos, certificações e experiência no mercado são algumas das formas de conquistar os recrutadores. Durante o processo seletivo, mostre-se sempre ávido por aprender, dedicado a se atualizar constantemente e disposto a continuar se tornando um profissional melhor.

O que precisa para ser gerente de banco?

Quando toco nesse assunto, muita gente pensa logo em conhecimentos técnicos, como entender profundamente de investimentos ou produtos bancários. Certamente, estes são pontos que podem ser considerados como pilares no cargo de gerente de banco. Contudo, não são os únicos.

Características e habilidades do cargo

Além do conhecimento técnico, temos também algumas soft skills que podem ser elencadas como primordiais para se tornar um gerente de banco. Em outras palavras, são habilidades que apontam para o modo como nos comportamos. Olha só:

  • Liderança;
  • Comunicação efetiva;
  • Bom relacionamento;
  • Negociação e resolução de problemas;
  • Capacidade de análise de dados.

Qual faculdade devo fazer para ser gerente de banco?

O ideal é que, se você está decidido a se tornar um gerente de banco, escolha uma graduação que esteja conectada ao mercado financeiro de alguma forma. Administração, Contabilidade e Economia, por exemplo, são as opções mais populares entre profissionais que já exercem essa função.

Lembre-se que a educação superior não deve ser tomada apenas como uma ferramenta para iniciar sua jornada até o cargo: o curso serve também para te munir de uma parte considerável do conhecimento que você precisa ter para atuar nessa função um dia.

Certificações do mercado financeiro

Lembra que falei sobre a necessidade de ter também uma certificação financeira no currículo, caso queira se tornar um gerente de banco? Pois então, aqui estão três das principais que podem te abrir portas no ramo:

  • CPA-10;
  • CPA-20;
  • CEA.

Essas são as três principais certificações da Anbima – mas é claro que há inúmeras outras que você pode (e deve) explorar também. Minha recomendação é que uma certificação jamais seja suficiente: é fundamental que o seu desenvolvimento profissional seja contínuo. Afinal, estamos falando de um cargo de prestígio, e apresentar mais do que o básico para os recrutadores pode ser crucial para a sua contratação.

Mas não se preocupe: eu posso te ajudar a conquistar essas certificações. Olha só: os cursos preparatórios para certificações da TopInvest são desenvolvidos especialmente para te ajudar a ser um profissional desejável para o mercado de trabalho. Quer se tornar um gerente de banco? Vem com a Top!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Jaqueline - 14/02/2024

Ameiii

Jaqueline - 14/02/2024

Gostei muito do conteúdo, desejo aprender mais. Esses conteúdos são excelentes para quem deseja trilhar uma carreira como gerente de banco.