Existem diversas formas de complementar os seus estudos para as provas de certificações financeiras. Além dos cursos preparatórios e das apostilas gratuitas que disponibilizamos, uma forma muito eficaz de testar o seu nível de conhecimento, é através dos simulados.

Isso porque eles foram elaborados conforme a realidade de cada uma das provas, tudo para que você realmente consiga simular uma avaliação real.

O que é CPA-20?

CPA-20 é a sigla para Certificação Profissional Anbima – Série 20, uma prova aplicada pela Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, cujo objetivo é atestar os conhecimentos dos  profissionais para atuarem na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

Ao obter a CPA-20, O profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10. A CPA-20, portanto, é muito indicada para quem está pensando em ingressar ou dar o próximo passo dentro do mercado financeiro.

Qual é o melhor simulado para a CPA-20?

Você pode encontrar vários simulados para a prova da CPA-20 na internet. Mas fique atento! Nem todos estão atualizados de acordo com os últimos editais das provas. 

A TopInvest, toma esse cuidado em todo o material que disponibiliza. Nossos cursos, apostilas e simulados sempre estão em acordo com os editais das provas. Tudo para que você se prepare com qualidade e consiga sua aprovação.

Nosso questionário possui mais de 1551 questões disponíveis gratuitamente para você testar seu conhecimento. Já são 250 mil usuários cadastrados e mais de 3 milhões de simulados já realizados. O ambiente simula a aplicação de uma prova real, com o grau de dificuldade semelhante ao abordado na prova oficial.  

Você também pode fazer as questões somente do módulo em que está estudando. Ou conferir as 5 questões com o maior índice de erro do simulado e já se preparar para elas antes!

O simulado CPA-20 é grátis?

Sim, você pode usar e testar seu conhecimento quantas vezes quiser. O único recurso pago são as questões comentadas em vídeo, que você recebe como bônus ao fazer a assinatura da Trilha do Sucesso.

Outra funcionalidade dos Simulados Premium é que ao ser um assinante, você tem as estatísticas dos seus estudos nos simulados completos.

Com essa ferramenta, você consegue ver em quais módulos tem um desempenho abaixo do necessário e mudar o foco dos seus estudos.

Como é o simulado CPA-20? (incluir mais sobre conteúdo como h3 ou bullet point)

  • Questões CPA-20 com gabarito: você tem acesso ao gabarito com a resolução das questões, ficando mais fácil entender onde você errou;
  • Questões CPA-20 que simulam um ambiente de prova: você tem acesso a questões com grau de dificuldade similar ao da prova aplicada pela Anbima;
  • Seleção das questões mais difíceis da CPA-20: realizando esse simulado, você consegue se preparar para as questões mais difíceis da CPA-20;
  • Possibilidade de montar simulado por módulo: nós indicamos que você divida os seus estudos pelos módulos, dessa forma, você também consegue montar um simulado de acordo com o módulo em que está estudando;
  • Possibilidade de montar um simulado personalizado: você também pode montar um simulado da forma que quiser, nós liberamos essa opção livre para que você monte o seu da forma que achar melhor. 

O que cai na prova da CPA-20?

  1. Sistema Financeiro Nacional e Participantes (5 a 10% – 3 à 6 questões):
    O módulo fala sobre quem participa do mercado, quem regula, quem executa, os tipos de instituições e como cada uma incorpora o sistema financeiro nacional.
  2. Compliance Legal, Ética e Análise Do Perfil Do Investidor (15 a 20%  – 9 a 15 questões):
    Fala sobre os métodos de ética dentro de uma instituição, a partir dos regulamentos da ANBIMA. Nesse tópico, também tem conteúdo sobre os métodos impeditivos à lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico; e análise de cliente como forma de proteger o SFN.
  3. Noções de Economia e Finanças (10 a 15%  – 5 a 8%  – 3 a 5 questões):
    Fala sobre as políticas econômicas e conceitos econômicos, sobre taxas e indexadores utilizados no mercado financeiro brasileiro, sistemas de capitalização e mercados do mundo da finanças.
  4. Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos (17 a 25% – 10 à 15 questões):
    Fala sobre os produtos de investimento de renda fixa, variável e derivativos, além de conhecimento sobre suas características e tributação de cada um.
  5. Fundos de investimento (20 a 30%  – 10 a 15 questões):
    Tipos de fundos, funções desempenhadas, tributação, regulação e conceitos do mercado.
  6. Previdência complementar aberta (5 a 10%  – 3 a 6 questões):
    Conceitos sobre previdência privada e social, características, tipos de planos e tributação.
  7. Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (10 a 20%  – 6 a 12 questões): Conceitos sobre probabilidade, risco x retorno nos investimentos, análise de performance e mensuração de riscos sobre os produtos investidos.

Quantas questões são necessárias para passar no CPA-20?

A prova possui 60 questões de múltipla escolha e é necessário ter 70% de aproveitamento para ser aprovado no exame CPA-20. A prova tem duração de 2 horas e 30 minutos. A data e local são decididas pelo candidato.

Curso preparatório CPA-20 

Com apenas 2 horas de estudo diários durante 20 dias, você consegue passar nessa certificação. Essa medida é muito mais eficaz do que deixar para estudar o conteúdo de uma vez só, num único dia. Portanto, para conhecer um pouco mais sobre a metologia de estudos da TopInvest é só clicar aqui.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!