Já pensou em ser um AAI, o famigerado Agente Autônomo de Investimentos? Dentro do leque das opções de carreira do mercado financeiro, esta é, sem dúvidas, uma das mais populares entre os profissionais. 

Depois que o ato de investir se disseminou entre a população, a ideia equivocada de que esta área é restrita apenas para quem tem muito dinheiro está ficando cada vez mais para trás. Ao mesmo tempo – e por consequência disso – a demanda por profissionais que entendam do assunto cresce à medida que o número de investidores também aumenta.

Parece um bom negócio, não? Eu te garanto que sim – e nesse artigo vou explicar o porquê.

O que é Ancord?

A Ancord, como você deve saber, é a instituição que fornece a certificação de AAI. A sua sigla significa Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias

Fornecer certificações é uma de suas funções, além de regular o mercado e fornecer cursos para capacitar profissionais a atuarem na área de investimentos. Não obstante, também posso dizer que é a Ancord que une e representa as empresas deste mercado. 

O que é certificação AAI Ancord?

A certificação AAI Ancord existe para que um profissional possa legalmente trabalhar como agente de investimentos, de forma autônoma. Aliás, você sabia que a Ancord é a única instituição autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a capacitar profissionais para que trabalhem de forma autônoma?

O que faz um AAI Ancord?

Ao se tornar um AAI, o profissional poderá prospectar clientes e orientar suas decisões sobre investimentos de acordo com suas necessidades, objetivos e condições financeiras.

Em resumo, o AAI vai entender qual o perfil de investidor do seu cliente e garantir que este faça aplicações em tudo aquilo que for pertinente a este perfil. É preciso ter cuidado, porém, uma vez que este profissional não está autorizado a administrar a carteira dos clientes, ou a recomendar produtos específicos.

Existe pré-requisito para ser AAI?

O exercício da profissão de AAI depende de alguns requisitos básicos – além da certificação da Ancord, é claro. São eles: 

  • Ser domiciliado no Brasil;
  • Ter Ensino Médio Completo;
  • Não ter sido inabilitado ou suspenso da atuação em instituições financeiras ou demais empresas cujo funcionamento é autorizado pela CVM, pela SUSEP, pelo Banco Central ou pelo SPC;
  • Não ter nenhuma condenação criminal;
  • Não estar impedido de administrar os próprios bens devido a uma decisão judicial.

Curso online para certificação AAI da Ancord


Curso online para certificação AAI da Ancord

Como obter a certificação AAI Ancord?

Pronto para ser um Agente Autônomo de Investimentos? Então, vamos aos detalhes de como se inscrever para o exame e, muito importante, como ir muito bem nele.

Inscrição no site da Ancord

Antes de tudo, vem a inscrição. Para se inscrever no exame de AAI da Ancord, basta acessar o site da instituição. Neste momento, é possível escolher entre realizar a prova online ou presencial. 

Caso opte pela modalidade online, saiba que alguns requisitos devem ser cumpridos. Do contrário, não é possível agendar uma data para o exame. Olha só:

• Notebook com acesso à internet;

• Sistema Operacional Windows 10;

• Intel Core i3 2.0GHz, 4GB Memória, 40GB livres de HD ou superior;

• Microfone;

• Som habilitado;

• Webcam embutida.

Pagamento do boleto

A inscrição só é efetuada de fato quando você faz o pagamento da taxa. O valor é de R$460. 

Agendamento

Pagou o boleto? Perfeito! Agora, dá uma olhada na caixa de entrada do seu e-mail, pois é lá que você receberá os dados para acessar o seu cadastro na Ancord. Com eles, é possível agendar o dia da sua prova da AAI Ancord.

E presta atenção: ao agendar o teste com mais de sete dias de antecedência, você tem a chance de alterar a data escolhida até duas vezes. Depois disso, contudo, não é mais possível alterar essa escolha.

Outro detalhe é o seguinte: quando um agendamento é cancelado, a Ancord te dá o prazo de 60 dias para selecionar uma nova data. Do contrário, a inscrição é cancelada. Fique atento, ok? 

Prova AAI

Tudo certo até aqui? Então, podemos falar da prova em si. 

O exame de AAI tem 80 questões e você terá 2h30 para respondê-las. O conteúdo que cai na prova é dividido em módulos e você não precisa se preocupar – eu vou listar cada um nesse artigo.

Como a certificação te transforma em um agente autônomo de investimentos, é fácil deduzir que é necessário dominar esse assunto, portanto, esteja preparado.

Que conteúdo cai na prova AAI Ancord?

Como prometido, aqui estão os conteúdos que caem na prova AAI da Ancord. Se liga: 

Solicitação do certificado

Foi aprovado no teste? Parabéns! Agora, tem ainda uma última etapa para você ser finalmente um AAI – a solicitação do seu certificado. 

O processo é simples: basta entrar na página de credenciamento da Ancord e ir para o botão “entrar no sistema”.

Registro junto à CVM

O registro junto à CVM segue a mesma dinâmica da solicitação do certificado na Ancord. Logo, basta acessar a página de sistemas da CVM e informar os dados solicitados.

O certificado tem validade?

Depois da aprovação, o seu certificado de AAI é válido por 1 ano, caso você não seja contratado por nenhuma instituição. Do contrário – se você tiver empregado – o certificado não tem um prazo de vencimento, mas periodicamente a Ancord e a CVM podem solicitar algumas atualizações.

Como passar na prova da Ancord AAI?

Até aqui, você entendeu a dinâmica da prova e descobriu cada um dos conteúdos que vão ser abordados no teste. Agora, então, é hora de compreender qual o melhor caminho para você estudar e se tornar um AAI.

Estude apostilas e a bibliografia recomendada

Considerando que nós temos aqui todas as informações sobre a prova, concluímos que sabemos exatamente o que estudar, certo? Portanto, o próximo passo é buscar um material que seja, ao mesmo tempo, de qualidade, completo e atualizado.

Onde encontrar? Bem, a apostila da AAI Ancord da TopInvest está disponível de forma gratuita em nosso site. Esse material é revisado e aprimorado constantemente. Portanto, você tem a garantia de que tem em mãos algo realmente útil para os seus estudos.

Faça um curso preparatório

No curso preparatório da Ancord da TopInvest, temos videoaulas, inúmeras questões comentadas e suporte de nossos professores. Ou seja: uma estrutura completa para te ajudar a se preparar de verdade para a prova.

Curso online para certificação AAI da Ancord


Curso online para certificação AAI da Ancord

Realize simulados do exame de certificação

A melhor forma de checar se você está realmente pronto para o grande dia é através de um bom simulado. Aqui, eu friso: ele precisa ser bom, e cumprir com a sua função de se assemelhar ao exame real. 

O simulado da Ancord AAI da TopInvest também é aprimorado constantemente. Logo, ele é extremamente fiel à prova AAI e vai te ajudar a entender quais conteúdos você ainda precisa reforçar os seus estudos.

Vem ser top com a gente? 

Perguntas frequentes

Onde é realizada a prova AAI Ancord?

A prova pode ser realizada de forma presencial nas cidades disponíveis no site da Ancord. Na modalidade online, ela pode ser realizada na sua casa. 

É possível reagendar a prova?

Sim, você pode reagendar a prova duas vezes, desde que o faça com sete dias de antecedência à data do exame previamente escolhida.

Existe algum custo extra após certificado?

Sim! Após registrar-se na CVM, é preciso pagar trimestralmente uma taxa de cerca de R$630.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!