Aqui vai mais uma opção de carreira para você que deseja trabalhar no mercado financeiro: agente comercial. Tem ideia de tudo o que esse profissional faz? Vem comigo para descobrir!

O que é um agente comercial?

Eu tenho certeza que você esteve em contato com muitos agentes comerciais por aí! Afinal, são aqueles profissionais que, em um banco, atendem os clientes e esclarecem dúvidas e provêm informações sobre os produtos e serviços da instituição.

O que faz um agente comercial?

Vamos lá: de forma geral, agora você já sabe o que são os agentes comerciais. Vamos partir, então, para as funções específicas deste cargo: 

  • Análise de crédito dos clientes;
  • Realização de remessas de pedidos;
  • Execução de procedimentos de expedição e entrega;
  • Gerenciar a carteira de clientes;
  • Atendimento a eventuais reclamações de clientes;
  • Prospectar clientes;
  • Devolução e reposição de produtos.

O envolvimento dos agentes comerciais nessas tarefas pode ser maior ou menor grau, dependendo de suas atribuições específicas na vaga. 

Comum a todas essas designações, está o manuseio de informações privadas dos clientes. Logo, é preciso que esse profissional tenha credibilidade e ética. 

Outro ponto compartilhado é a necessidade de lidar com pessoas. Por isso, se você deseja trabalhar como agente comercial, é importante que, entre outras habilidades, desenvolva a sua forma de se comunicar.

Quanto é o salário de um agente comercial?

É claro que, como sempre, a remuneração vai depender da instituição onde o profissional trabalha e até da região do país onde mora. 

A média, contudo, pode ser estipulada entre R$2500 e R$3500, além de benefícios. Não se esqueça: quanto melhor o seu currículo – mais certificações, cursos e eventos, por exemplo – maior será o salário.

Como ser um bom agente comercial?

Deseja se destacar nessa função? Então, eu trouxe aqui algumas dicas que vão te ajudar a se sobressair e dar o melhor de si como agente comercial.

Identificar a dor do cliente

Todo cliente terá uma necessidade diferente. Caberá a você, agente comercial, a tarefa de ter a sensibilidade de identificar essa dor.

Muitas vezes ela não é explícita. Alguém, por exemplo, que está começando a investir agora, com pouco dinheiro, pode ter como dor a vontade de começar a entender sobre investimentos aos poucos e estar com medo de dar os primeiros passos e perder dinheiro – mesmo que eles não te contem isso com todas as letras.

Saber se comunicar

De que nos serve o conhecimento quando não conseguimos transmiti-lo? Cada cliente será diferente, e é fundamental que você se comunique da maneira certa com cada um deles.

Aliás, lembre-se que, em um banco, há inúmeros termos técnicos e procedimentos que podem parecer indecifráveis para quem não trabalha na área. Você será o responsável, portanto, por fazer essa tradução para o público, ao mesmo tempo em que transmite confiança e credibilidade.

Ser capaz de ouvir o cliente

Uma boa comunicação não depende somente do que você fala, mas também da sua capacidade de ouvir. Não se esqueça: os clientes serão o foco do seu trabalho.

Por isso, antes de oferecer um serviço, por exemplo, preste atenção no que esta pessoa está tentando te dizer. Acima de tudo, seja sempre respeitoso e faça com que os clientes se sintam acolhidos pelo seu trabalho.

Ser paciente e persistente

Isso vale para a carreira em si, como para o trato com clientes. No que tange a este segundo ponto, é fato que, com o passar do tempo, clientes “difíceis” aparecerão. Reclamações e insatisfação também farão parte da sua rotina, e é preciso aprender a lidar com ela para que o resultado dos seus esforços seja sempre positivo para estes clientes.

Saber lidar com metas

As metas podem até parecer um desafio intransponível para muitos iniciantes na profissão, mas eu te convido a olhar, aqui comigo, o lado bom delas. 

Primeiramente, elas te ajudarão a seguir motivado e dar sempre o seu melhor. Além disso, também costumam vir acompanhadas de remunerações especiais.

Qual curso para ser agente comercial?

Sentiu que a profissão de agente comercial pode ser para você? Então, comece escolhendo uma graduação adequada. Aqui vão as opções mais populares:

  • Curso de Administração de Empresas;
  • Curso de Ciências Contábeis;
  • Curso de Direito.

Qual o diferencial para um agente comercial?

Na carreira de agente comercial, quanto mais você se destaca, melhor serão as oportunidades e remunerações que te aguardam no futuro. Mas como oferecer esse diferencial para as instituições financeiras?

A minha recomendação não poderia ser outra: obtenha uma certificação financeira. Não somente essas certificações abrem melhores portas na sua jornada, como também te colocam na frente da concorrência.

Está começando agora na carreira? Então, que tal optar por algo que te dará uma base sólida para o futuro, como a CPA-10? Na TopInvest, aliás, temos o curso preparatório para CPA-10 para te ajudar nessa conquista!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!