Conhecendo as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários

Corretoras de Valores Mobiliários e as Distribuidoras de Valores Mobiliários são uma espécie de intermediador de investimentos, sendo constituída sob a forma de sociedade anônima e atuando entre as bolsas de valores e os investidores.

Para que possa prestar serviços ao mercado financeiro, uma Corretora de Valores ou uma Distribuidora de Valores necessitam obrigatoriamente de prévia autorização tanto da CVM (leia mais sobre Comissão de Valores Mobiliários) e do BACEN (leia mais sobre Banco Central do Brasil).

Mas, antes que pudéssemos continuar com os nossos estudos preciso lhe perguntar uma coisa: você sabe a diferença entre uma corretora e uma distribuidora?

A resposta é: NENHUMA. Não há nenhuma diferença entre estas duas instituções, pois elas exercem a mesma função dentro do mercado.

O que são essas corretoras e distribuidoras?

No Brasil as corretoras de valores são mais conhecidas pela sua intermediação no mercado de ações. E fazem uma intermediação e compra e venda, entre você – que comprará as ações – e a outra parte, que está vendendo, e vise e versa.

CTVM é as Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários, já as DTVM, são as Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários.

Exercem a sua atividade como intermediadoras nos mercados financeiro, cambial e de capitais, sobre a negociação de ativos entre investidores e tomadores de recursos. Fornecendo assim mais segurança, liquidez e trará mais players para o mercado. Assim como mencionei acima.

Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada.

Porém, preste atenção:  uma CTVM e uma DTVM são instituições financeiras, mas e uma dúvida muito grande e que aparece em provas é: quem realiza a supervisão destas instituições?  Ela é realizada tanto pelo Banco Central quanto pela Comissão de Valores Mobiliários.

Mas esta última se deve ter muito cuidado, pois devemos analisar que, os Títulos Públicos Federais, por exemplo,  não são valores mobiliários. Visto que, não se negocia outras coisas aqui, a não ser vamores mobiliários.

O que as corretoras e as distribuidoras oferecem?

São alguns serviços específicos para a sua utilização. Como as plataformas de investimento pela internet, o nosso conhecido, home broker. Possuem consultoria financeira e responsáveis por abrir e administrar os Clubes de investimentos.

Além de financiamento para compra de ações (conta margem) e administração e custódia de títulos e valores mobiliários dos clientes.

Como que elas funcionam?

As Corretoras de Valores Mobiliários e as Distribuidoras de Valores Mobiliários possuem como principal característica operar em bolsas de valores, mercadorias e futuros por conta própria ou de terceiros, que são os clientes.

Para você compreender melhor a Bolsa de Valores as mercadorias e futuros, são três ambientes separados e distintos. Hoje eles fazem parte da B3, contudo, são separados entre si.

Ajuda ainda a subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado, sendo que quem também realiza essa operação são os Bancos de Investimentos. Comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros. E encarregar-se da administração de carteiras e da custódia de títulos e valores mobiliários, mas lembre-se que aqui são clientes de alto padrão.

Também exercem funções de agente fiduciário. Instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento, como já mencionei. Emitem certificados de depósito de ações, aqui entram as BDR’s, que é quando investimos em ações de empresas extrangeiras.

Vai ainda intermediar operações de câmbio, pratica operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes, de operações de conta margem, que são como um cheque especial.

E ainda não acabou…

Elas realizam operações compromissadas, que são aquelas operações que você quer comprar algo com uma garantia de alguém que possui a recompra. Realizam as operações de compra e venda de metais preciosos no mercado físico, por conta própria e de terceiros.

E auxiliam os investidores com informações provenientes de seus departamentos técnicos ou de análises de empresas, títulos e fundos de investimento.

Curso Online para Certificação CPA10

Como escolher uma corretora e uma distribuidora?

Assim como um Banco, existem diversas considerações a serem feitas para a escolha de uma corretora, por isso, veja e analise uma lista de corretoras de valores que se encaixa melhor para as suas escolhas. Porém, não esqueça, antes de iniciar a tomada de decisão é importante verificarmos se a corretora é devidamente autorizada e está em dia com suas obrigações.

Corretoras de Valores e Distribuidoras de Valores Mobiliários são especialistas em investimentos oferecendo aos clientes todos os tipos de investimentos financeiros, e como tal, geralmente, conseguem oferecer tanto ao grande como ao pequeno investidor produtos bem mais atrativos que os bancos comerciais.

Vale a pena pesquisar!

Para fazer o download, clique com o botão direito e, salvar como...
Infográfico Corretoras e Distribuidoras de Valores mobiliários, mapa mental corretoras e distribuidoras de valores mobiliários

Dúvidas, críticas, sugestões?

Deixe nos comentários abaixo. É sempre um prazer ter seu feedback.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!