CA 300 Abecip

Principais Intermediários Financeiros

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Intermediários Financeiros são aqueles que existem para que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) funcionem corretamente.

Existem os Intermediários Financeiros que são a ponte entre os investidores (Agentes Superavitários) e os tomadores de empréstimo (Agentes Deficitários).

A grande maioria destas instituições financeiras é constituída sob a forma de Banco Múltiplo, e em conjunto a ele atuam também os correspondentes bancários que vão desde lotarias a caixas em farmácias e supermercados.

A definição de banco é simples, são instituições pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional e reguladas pelo BACEN (Banco Central do Brasil) com a função de receber recursos dos agentes superavitários (Investidores) e empresta-los aos agentes deficitários (tomadores de crédito). Recebendo para realizar esta operação, juros e comissões que são chamados de spread Bancário.

Quem são os Intermediários Financeiros

Veja abaixo os principais Intermediários Financeiros:

Banco Comercial

São aquelas instituições captadoras de depósito á vista (conta corrente). Prestam também serviços como cobrança bancária, conta corrente e cheques. O principal objetivo dos bancos comerciais é destinar o crédito de curto e médio prazo tanto a pessoas físicas como jurídicas. Os bancos comerciais são aqueles que possuem o efeito multiplicador de moeda.

Banco de Investimento

Os bancos de investimento podem captar depósitos á vista desde que não movimentadas por cheques.

Estas instituições captam recursos somente através de depósitos á prazo (CDB). Diferente dos bancos comerciais, os bancos de investimento tem como objetivo destinar crédito de médio e longo prazo.

De acordo com a Resolução 2.624, de 1999, do Conselho Monetário Nacional, as principais operações ativas dos bancos de investimentos são financiamento de capital fixo e de giro, subscrição ou aquisição de valores e títulos, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos.

 Caixa Econômica

Curso online para certificação Abecip CA-300

Assim como os bancos comerciais, a Caixa Econômica também pode constituída sob a forma de banco múltiplo. Com diversas carteiras assim como os bancos comerciais, a Caixa Econômica capta recursos através de depósitos á vista (Conta Corrente).

Também simular a um banco múltiplo, ela concede empréstimos de curto e médio prazo a pessoas físicas e jurídicas.

A grande diferença da Caixa Econômica em relação a um banco comercial é que ela tem funções sociais como o controle de benefícios do governo federal como Bolsa Família e também é administradora dos recursos do FGTS.

Cooperativas de Crédito

A Cooperativas Bancárias ou Cooperativas de Crédito, captam também depósitos á vista e concedem o crédito a pessoas físicas e jurídicas de curto e médio prazo, assim como os bancos comerciais.

Diferem dos Bancos múltiplos e da Caixa Econômica por serem destinados apenas aos cooperados, geralmente produtores rurais ou outras entidades de classe.

 Sociedades de Crédito Imobiliário

As sociedades de crédito imobiliários são voltadas ao financiamento habitacional. Estas instituições captam recursos através da caderneta de poupança e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou Créditos de Recebíveis Imobiliários (CRI).

As sociedades de crédito imobiliário concedem crédito exclusivamente ao setor habitacional.

Curso Online para Certificação CPA10

Financeiras

As financeiras captam os recursos exclusivamente através de Letras de Câmbio.

Uma financeira visa conceder crédito para o financiamento de bens, serviços e capital de giro. Financiam em geral, os item que não possuem linhas de financiamento específicas como veículos e eletrodomésticos.

Corretoras de Valores

As corretoras de valores são as intermediárias do mercado de capitais. Elas atuam na intermediação da compra e venda de títulos e valores mobiliários entre os investidores e a Bolsa de Valores (BVMF&Bovespa).

Lembre-se que nenhum investidor, pode negociar diretamente com a bolsa sem a intermediação de uma Corretora ou Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *