Ser bom com números e gostar de atender o público, apesar de um bom começo,  não é nem de longe o suficiente para tornar-se um operador de caixa de banco. Se você já pensou ou tem pretensões de ingressar nesta função este artigo é para você.

Indo muito além do óbvio, ao longo deste texto, te mostrarei de maneira objetiva absolutamente tudo o que é preciso saber sobre essa profissão: suas funções e responsabilidades, salários, habilidades, certificações e requisitos necessários.

Se após entender todas as atividades realizadas pelos caixas e o que as instituições financeiras esperam desses profissionais, você estiver certo de que este é o cargo para si, ao fim, reservei algumas dicas para te ajudar a sair à frente nos processos seletivos e dar início a sua carreira profissional. 

O que faz um operador de caixa de banco?

Essa é uma função versátil e que lida com a parte operacional de uma agência bancária. Assim, esse profissional lida com clientes de forma direta, atendendo o público e o auxiliando em questões diversas. 

Para você entender melhor, separei as duas ramificações desse cargo para te explicar.

Funções de atendimento

Primeira interação dos clientes com a instituição financeira, o caixa do banco tem por função ser responsável pelo atendimento direto ao público, estando disponível para resolver problemas, oferecer soluções, fornecer informações sobre produtos e serviços bancários e esclarecer dúvidas em geral.

Além desse primeiro contato com o cliente, as atividades desempenhadas pelo operador de caixa que atua com atendimento incluem:

  • Transações financeiras: processar depósitos, saques, transferências de fundos, pagamentos de contas e câmbio de moeda estrangeira;
  • Cadastros e registros: cadastrar senhas e registrar solicitações de empréstimos;
  • Verificação de documentos: solicitar e confirmar a identidade dos clientes e garantir que todas as informações fornecidas são corretas e verídicas antes de prosseguir com as transações;
  • Venda de produtos e serviços: oferecer e realizar o comércio de produtos e serviços bancários como contas de poupança, cartões de crédito, empréstimos e aplicações financeiras;
  • Suporte técnico: auxiliar os clientes com transações em caixas eletrônicos e outros terminais de autoatendimento além de orientar acerca de operações bancárias online;
  • Entrega de cartões e outros serviços: prestar suporte para clientes que necessitem novos cartões ou serviços, como a retirada de talões de cheque ou devolução de cheques retornados.

Funções administrativas

As funções administrativas correspondem às tarefas internas, ou seja, tudo aquilo que ocorre para além do balcão de atendimento e quando as portas do banco estão fechadas. Seus esforços devem estar orientados para manter o registro das transações e detectar e corrigir eventuais falhas ou discrepâncias que possam afetar o banco de algum modo.

Entre as atividades do operador de caixa que trabalha com a parte administrativa estão:

  • Fechamento do movimento: encerrar as operações financeira do dia e assegurar que os registros estejam corretos e que todos os valores estejam batendo, antes que o caixa seja fechado;
  • Registro das despesas do dia: manter registros precisos de todas transações realizadas ao longo do dia e preencher toda a papelada necessária, segundo as políticas internas do banco e seus regulamentos;
  • Contabilidade interna: contar notas e moedas e documentar essas contas.
  • Gerenciamento do caixa: contar e reconciliar o dinheiro no início e ou no final, garantindo que os valores estejam corretos, bem como assegurando que os fundos disponíveis sejam suficientes para atender as necessidades dos clientes;
  • Conferência e armazenamento: analisar e validar os depósitos feitos pelo autoatendimento; 
  • Verificação de documentos: analisar a autenticidade de documentos, cheques e assinaturas para prevenir fraudes;
  • Guarda e conferência: conferir e armazenar cheques devolvidos, bem como documentações de conta e cartões de débito;
  • Relatórios financeiros: manter registros de todas as transações, preparar relatórios de caixa e documentar todas as operações, segundo indicações específicas da instituição financeira.

Responsabilidades

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, as responsabilidades de um caixa de banco vão muito além de receber o dinheiro de quem está quitando boletos, trocar cheques e realizar saques. Agindo, como visto, dentro e fora do alcance do público, esse profissional acumula uma série de responsabilidades.

Entre aquelas que ainda não listei, é possível citar ainda:

  • Realizar um grande volume de transações financeiras diariamente – descontar cheques, processar retiradas, depósitos e pagamentos de depósitos, entre outros -, dentro do período de tempo e das diretrizes estabelecidas;
  • Compreender as necessidades do cliente para saber quais novos produtos ou serviços podem ser oferecidos;
  • Abrir, fechar e mudar contas, segundo o requisitado pelo cliente;
  • Observar e cumprir as exigências regulatórias;
  • Administrar os riscos de cada operação, atentando para a detecção de transações fraudulentas ou irregularidades.

Não é por nada que essa função costuma ser vista como uma das melhores portas de entrada para profissionais que pretendem avançar na carreira financeira. Ao assumir diferentes responsabilidades tanto no atendimento quanto na parte administrativa, o caixa aprende na prática como se dá o funcionamento de um banco, suas operações, regulações, produtos, e assim por diante. 

Como ser operador de caixa em um banco?

Entendeu todas as funções e deseja seguir nesse caminho? Ok. Então, agora é hora de saber como chegar lá.

Requisitos

Embora cada instituição financeira, segundo suas políticas de seleção e excelência, conte com requisitos próprios, boa parte das exigências acabam coincidindo. O ideal é que antes de aplicar para uma vaga, você pesquise quais são os requerimentos específicos dela. 

Feita a ressalva, é possível dizer que, de maneira geral, é exigido que os candidatos tenham ensino médio completo, conhecimento básico de informática, boas habilidades de comunicação, facilidade com números e conhecimento financeiro básico.

Na teoria, para trabalhar como operador de caixa de banco não é exigido nenhuma graduação ou certificação. Na prática, dada a concorrência da função e as exigências do cargo, contudo, sai muito na frente quem as possui — a maioria das instituições bancárias nem sequer contratam pessoas sem um selo no currículo. Mas falo com mais detalhes sobre isso na sequência.

Cursos e certificações

Um curso superior é uma boa maneira de te abrir portas nesta carreira. Não é obrigatório, porém, na prática conta muitos pontos mesmo estando em andamento. 

Os mais comuns são:

  • Administração de Empresas;
  • Ciências Econômicas.

Além disso, as certificações financeiras também são importantes. A CPA-10, por exemplo, é um excelente jeito de começar. Para aqueles que têm mais prática e conhecimento na área, pular direto para a CPA-20 também é uma opção.

Habilidades e conhecimentos 

É claro que, além de um bom currículo, é preciso oferecer algo a mais à instituição. Aqui, falo não só do que é obrigatório, mas de desenvolvimento profissional em geral.

Por exemplo: na modalidade “atendimento”, você deve ter notado como o contato com os clientes é constante. Por isso, é importante que você saiba se relacionar bem com outras pessoas. 

Há, ainda, outras características que vão tornar você mais atrativo profissionalmente. Olha só: 

  • Boa comunicação;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Conhecimento em Excel;
  • Familiaridade com a tecnologia;
  • Entendimento sobre o Código de Defesa do Consumidor e legislação bancária;
  • Conhecimento em matemática financeira.

Ao investir nisso, o seu currículo vai além do básico. Por consequência, frente aos demais candidatos a uma vaga, é imensamente mais provável que você se destaque. 

Agora, é hora de partirmos para aquela pergunta que eu sei que você deve estar fazendo mentalmente desde o começo do artigo:

Quanto ganha um operador de caixa de banco?

Aqui, é importante que você saiba que a faixa salarial pode variar de acordo com o estado e com a instituição. Mesmo assim, no Brasil, há uma média salarial na qual podemos nos basear.

Para este cargo, o salário inicial costuma ser em torno de R$2.756,00. Após evoluir na instituição, o mesmo pode aumentar para cerca de R$4.000,00 segundo sites de vagas.

Em média, um operador de caixa de banco ganha aproximadamente R$3.336,00. Nada mal, não acha?

Para transformar esses números em exemplos mais práticos, abaixo elenco a média salarial de três instituições financeiras amplamente conhecidas: uma pública, uma privada e uma cooperativa. Desse modo, você terá uma ideia melhor do que pode esperar quanto ao salário e benefícios.

Quanto ganha um caixa do Banco do Brasil

Os operadores de caixa do Banco do Brasil iniciam ganhando R$3.622,23 de salário, fora benefícios. Já a média salarial da função, segundo o site de vagas e recrutamento Glassdoor é de R$5.194,00.

Quanto ganha um caixa do Banco Sicredi

Os operadores de caixa do Banco Sicredi recebem em média R$2.229,66 por mês, de acordo com o Glassdoor. Somados bônus, participação nos lucros e participação em comissões, esse valor pode ser acrescido em até R$1.000,00.

Quanto ganha um caixa de Banco Itaú

Os operadores de caixa do Banco Itaú ganham em média R$3.480,00 mensais. Esse valor pode ser consideravelmente acrescido, considerados bônus e participações. Para se ter ideia, somente a média da participação de lucros anual passa de R$13.000,00.

Vale citar que para além dos salários e bonificações, instituições financeiras costumam oferecer uma ampla gama de benefícios para seus funcionários, tais como: auxílio-transporte, vale alimentação, vale mercado, planos de saúde, acesso a programas de capacitação, entre outros.

6 dicas para se preparar e se destacar nos processos seletivos de caixa de banco

Se você chegou até aqui ainda mais certo de que pretende ingressar no mercado financeiro como operador de caixa de banco, abaixo, como prometido, deixo uma seleção de dicas bastante básicas, mas que com certeza te colocarão em uma posição de destaque perante seus concorrentes. 

Pronto? Então, vamos nessa!

Pesquise sobre o banco

Pesquisar sobre a empresa para a qual se está aplicando pode parecer o mínimo ao se preparar para uma entrevista, mas acredite: muita gente não faz isso. Ou seja, somente com isso você já estará passos à frente de parte da concorrência.

Foque em estudar os valores e missão da companhia, suas conquistas, sua atual situação, o que ela oferece e assim por diante.

Demonstre que você conhece o mercado financeiro e que não se candidatou simplesmente pela necessidade de ter um emprego, e sim por seu alinhamento com a função e com a empresa. Isso, com certeza, te fará ganhar pontos. 

Aprimore suas habilidades de atendimento ao cliente

Por mais que não se resuma a isso, a essência do trabalho de um operador de caixa – e da própria natureza dos bancos — é o atendimento ao cliente. 

Apesar de serem consideradas soft skills, ter boa comunicação, saber se expressar assertivamente e ter facilidade em se relacionar com pessoas, conta tanto ou mais do que sua formação ou seu gosto pela matemática. 

Não é incomum que os entrevistadores testem suas reações em relação a diferentes tipos de personalidade de pessoas. Basicamente, será exigido que você seja capaz de entender o cliente, não contrariá-lo, nunca perder a paciência e estar sempre pronto para auxiliá-lo com o que estiver ao seu alcance.

Destaque suas experiências anteriores

Esteja preparado para falar de suas experiências de trabalho ou formação. Esse é o momento de destacar todas suas pequenas e grandes conquistas profissionais e mostrar quais de suas qualidades já postas em prática podem colaborar com sua nova função pretendida.

Não deixe de citar se você já teve que liderar equipes, fazer atendimentos, vender algum serviço. Afinal, essas são atividades que farão parte da sua rotina. Caso você já tenha passado por elas, esse é mais um grande diferencial a explorar.

Por fim, tenha o cuidado de nunca falar mal de seus últimos empregos, chefes ou colegas de trabalho. Lembre que a paciência, o trabalho em equipe e a resolução de problemas — não a criação deles — são outras das habilidades exigidas para um operador de caixa.

Esteja preparado para questões técnicas

Por mais que essa seja uma das vagas mais concorridas por aqueles que ainda não possuem experiência no mercado financeiro, os recrutadores certamente testarão seus conhecimentos técnicos básicos. Espere, ainda, questões específicas sobre as atividades e responsabilidades de um operador de caixa de banco, bem como questionamentos relacionados especificamente à venda de produtos financeiros.

Aqui estão alguns exemplos de questões técnicas que podem ser perguntadas durante a entrevista:

  • Qual a rotina de um operador de caixa?
  • Que procedimentos devem ser realizados para verificar a autenticidade de uma nota de dinheiro ou de um cheque?
  • Quais os documentos necessários para abrir uma conta corrente?
  • Como realizar uma transferência eletrônica entre diferentes contas bancárias?
  • O que deve ser feito para encerrar o caixa ao fim do dia?
  • O que fazer se houver suspeita de atividade suspeita ou fraude durante uma transação?
  • Quais as práticas de segurança que devem ser seguidas ao operar o caixa?
  • Quais os serviços oferecidos no caixa eletrônico?
  • Que serviços de atendimento ao cliente podem ou devem ser realizados pelo operador de caixa?
  • O que fazer ao perceber discrepâncias de valores no caixa?

Lembre que esses questionamentos não são necessariamente os que serão feitos pelo recrutador, mas exemplos do tipo de questionamento padrão para a vaga. Cada instituição terá cobranças distintas, então se certifique de estudar a rotina bancária com afinco.

Esteja preparado para testes práticos

É possível que você tenha que ir além da teoria para comprovar ser a pessoa certa para assumir a vaga. Não é incomum que os recrutadores não se contentem apenas com os questionamentos sobre a rotina de trabalho, e preparem exercícios para testar seus conhecimentos e habilidades na prática. 

Alguns testes práticos que podem ser aplicados durante o processo seletivo incluem:

  • Venda e persuasão: há a possibilidade de que o entrevistador te desafie a vender algum produto qualquer para ele, já que vender produtos e serviços será parte de sua rotina em um banco;
  • Manejo de dinheiro: você lidará com dezenas de transações em períodos curtos de tempo, então não se surpreenda caso contar uma quantidade de dinheiro sem errar e dentro do prazo estimado seja parte de sua avaliação;
  • Simulação de transações bancárias: esteja preparado para realizar simulações de depósitos, saques e transferências. Essa será uma das atividades mais comuns de sua rotina de trabalho;
  • Atendimento e resolução de problemas: boa parte das atividades de um operador de caixa envolvem o atendimento ao cliente. Assim, é possível que você seja colocado em cenários hipotéticos que envolvam situações desafiadores de atendimento como clientes insatisfeitos ou conflituosos, entre outros;
  • Testes de segurança  e ética: por fim, há a possibilidade de que testem sua capacidade de seguir protocolos de segurança como a verificação de identidade e autenticidade de documentos e dinheiro. Também pode ser que avaliem se você está ou não atendo as políticas de ética do banco, sobretudo, as práticas de confidencialidade.

Assim como as perguntas técnicas, os testes práticos também variam de acordo com a instituição. A ideia aqui é observar habilidades como sua criatividade, comunicação, desenvoltura e capacidade de resolver problemas e atuar com segurança mesmo sob pressão.

Demonstre ética e confiabilidade

Trabalhar com dinheiro alheio exige credibilidade e honestidade. Fora isso, há ainda o fato de que os operadores de caixa, enquanto o primeiro contato do cliente com o banco, são o “rosto da instituição”. Dito isso, saiba que a forma como você lida e se comporta com os profissionais do banco e clientes será observada e avaliada desde o momento que você cruzar a porta para o processo seletivo.

Para trabalhar com atendimento – e com valores – é preciso saber tratar todas as pessoas respeitosa e imparcialmente, ser íntegro e ter discrição ao lidar com o dinheiro e informações confidenciais fornecidas. Não esqueça do óbvio: agradeça, cumprimente, sorria.

É importante lembrar que as dicas acima se aplicam aos bancos privados com procedimentos convencionais de contrato – envio de currícuflo, entrevista e, em alguns casos, dinâmica de grupos. Para trabalhar em instituições financeiras públicas como o Banco do Brasil é preciso prestar concurso público. Caso essa seja sua intenção, não se preocupe. Aqui no blog da Topinvest você também encontra artigos especiais para se preparar para concursos

Preparado para trabalhar em banco?

Se trabalhar em banco é o que você almeja, que tal começar como operador de caixa? Nessa função, você terá uma experiência bem interessante na instituição.

E eu não falo isso apenas por falar. Um caixa de banco, por lidar diretamente com os clientes, pode ter uma visão geral preciosa de como a instituição funciona. Além disso, na prática, também ajuda em processos típicos de um banco. 

Começar a sua carreira nessa posição pode trazer vantagens para você. Afinal, nela, será possível construir uma base de conhecimento e experiência bastante vasta e sólida para o seu futuro.

A propósito, se você já está começando a carreira com os olhos no futuro, eu te dou esse conselho: inicie já a sua busca por uma certificação financeira. Aqui na Top, temos cursos preparatórios para todos os selos mais importantes do mercado financeiro. Otimize o seu tempo! 

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Comentários

Maria Silva - 02/10/2023

Muito bom uma vaga dessa