Se você está construindo sua carreira bancária – ou pretende começar – já deve ter notado que o setor financeiro, entre a tecnologia e desenvolvimentos regulatórios, tem estado em constante mudança. Em 2021, não será diferente.

Se você deseja se destacar nesse mercado, não pode perder nenhuma tendência, e muito menos deixar de se adaptar a elas. Para ajudar você, eu trouxe algumas que com certeza vão pautar o modo como o ano que vem vai se desenrolar para você, bancário.

A Inteligência Artificial (IA) vai estar presente

E não é só no atendimento ao cliente. Ao contrário dos humanos, essa tecnologia é capaz de analisar uma quantidade gigantesca de dados em tempo recorde. 

Dessa forma, ela com certeza estará cada vez mais presente nos processos de concessão de crédito e na identificação de fraudes e lavagem de dinheiro. 

Os órgãos reguladores têm sido cada vez mais incisivos na hora de exigir uma postura dos bancos em relação à segurança – estamos na era digital e esse é um risco que deve ser considerado, portanto, familiarize-se com a IA, pois ela não causará um grande impacto apenas em 2021, mas nos próximos anos também.

Os bancos se adequarão ainda mais ao virtual

Os bancos digitais já têm estado presentes e a tendência é que surjam ainda muitos outros. Para que não deixem a desejar, os grandes bancos vão precisar se adaptar. 

Na prática, isso traz várias consequências. Uma delas, por exemplo, é que a transparência vai ser a palavra de ordem no posicionamento desses bancos perante o público. Estamos na era da informação e os clientes estão cada vez mais instruídos, com recursos digitais mais do que suficientes para nos mantermos atualizados. É claro que as grandes instituições não vão querer perder para a concorrência nesse quesito.

Investimentos serão as novas apostas das instituições bancárias

Uma das maiores notícias do setor financeiro neste ano foi a de que o Nubank comprou a Easynvest. Uma das propostas dessa união é a de tornar os investimentos mais acessíveis para a população. 

O Itaú também deu mais um passo em direção à popularização dos investimentos – e tem até plataforma própria, a Íon. Aqui, o destaque é o posicionamento mais jovem, o que também pode ser considerado uma forma de estimular as pessoas a investir – e cada vez mais cedo!

Mesmo que você já tenha as certificações necessárias para trabalhar em bancos, acompanhar as mudanças e as tendências do setor financeiro é fundamental. Isso porque, com as mudanças no modo de trabalho, os requisitos para novas contratações também mudam.

Você quer ser um profissional de sucesso? Se destacar em um processo seletivo? Então, você precisa estar em constante atualização.

Contratações de 2021

A essa altura, ninguém mais duvida que 2020 foi um ano atípico e recheado de notícias ruins, principalmente quando se trata de economia. Entretanto, se você tem planos de fazer a sua carreira decolar no ano que vem, eu tenho algumas boas notícias sobre a previsão de contratações para 2021.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil já conta com editais de concurso previstos para o ano que vem. A instituição já deixou claro que as oportunidades estão em estado avançado de desenvolvimento e que a previsão é que elas sejam divulgadas no começo de 2021.

Banco Central

O Banco Central é outra das instituições que já têm editais de concurso previstos para 2021. Ainda é necessário que o Ministério da Economia forneça o aval para as vagas. Mesmo assim, 260 oportunidades já foram solicitadas e o BACEN conta com 2.881 cargos estão vagos.

Caixa Econômica Federal

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, já confirmou que a instituição abrirá novas oportunidades em breve. Segundo ele, é estimado que 800 funcionários sejam contratados.

Decole a sua carreira bancária em 2021

Quer se tornar um profissional top de linha no ano que vem? A receita para o sucesso é essa: estudar para as provas, conquistar as certificações obrigatórias, as de distinção (como a Certified Financial Planner) e se manter atualizado nas tendências do setor financeiro.

Depois disso, é só ficar de olho nas vagas de emprego, sair da zona de conforto e lutar pelo seu lugar nesse mercado!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!