Se você quer investir e pesquisou um pouco já sabe basicamente o que são Fundos de Investimento. Nesta jornada você também aprendeu os fundos dividem-se em algumas categorias. Para que você economize tempo separei os principais tipos de Fundos de Investimento em um lugar só para você.
Então, não vamos perder tempo e já saber tudo sobre eles.
Quais são os tipos de Fundos de Investimento?
A gente precisa anotar antes de tudo que existe diferença entre os fundos, pois eles podem ser FI – Fundos de Investimentos ou FIC – Fundo de Investimento em Cotas. Podem também ser Fundos Abertos, que possuem resgate a qualquer momento, e podem ser Fundos Fechados, que tem seu resgate em momento pré-definido ou no encerramento.
Além disso, eles podem ser Fundos para Investidores Qualificados e Profissionais, ou ainda um Fundo Exclusivo.
Fundo de Investimento (FI) x Fundos de Investimento em Cotas (FIC)
- Fundo de Investimento(FI): compõem suas carteiras comprando ativos no mercado de capitais de acordo com seu regulamento;
- Fundo de Investimento em Cotas (FIC): compõem suas carteiras com, no mínimo, 95% de cotas de outros fundos.
Fundos Abertos
O investidor pode entrar no fundo a qualquer momento. O número de cotas do fundo é variável e aumenta caso um investidor investir ou pode vir a diminuir, caso um investidor resgatar.
Esse resgate das cotas pode ser feito a qualquer momento. A recompra das cotas é garantida pelo administrador.
Fundos Abertos podem ser com ou sem carência. Os fundos sem carência o investidor pode comprar e vender as cotas a qualquer momento.
Já nos fundos com carência, é permitida a compra em qualquer momento, mas o resgate só é possível depois do final do prazo de carência.
Fundos Fechados
O investidor não tem a comodidade de entrar e sair a qualquer momento. O número de cotas é limitado, logo o gestor não pode criar novas cotas para aplicações de novos cotistas.
Tem data para a compra de cotas pelos cotistas – quando há abertura do fundo ao mercado ou período de novas captações.
O fundo pode ter vencimento ou não. Fundos com vencimento fazem o resgate compulsório das cotas no respectivo vencimento.
A recompensa das cotas a qualquer momento não é um benefício desse tipo de fundo.
Caso o investidor queira suas cotas, será necessário negociar com outro investidor pelo mercado secundário.
Por isso, esse tipo de fundo é muito presente no ambiente de negociação da Bolsa de Valores, dando maior liquidez para o cotista.
Fundo para Investidor Qualificado
Um fundo destinado exclusivamente para investidores qualificados (pessoas físicas e jurídicas com mais de R$ 1 milhão em aplicações ou que atestam conhecimento por meio de certificações CEA, CGA, CFP, CFA, AAI e CNPI).
Estes fundos admitem:
- a utilização de ativos financeiros na integralização e resgate de cotas, com o estabelecimento de critérios detalhados e precisos para adoção desses procedimentos;
- dispensam, na distribuição de cotas de fundos fechados, a elaboração de prospecto e a publicação de anúncio de início e de encerramento de distribuição;
- cobram taxas de administração e de performance, conforme estabelecido em seu regulamento;
- estabelecer prazos para conversão de cota e para pagamento dos resgates diferentes maiores de D+5;
- prestar fiança, aval, aceite ou coobrigar-se de qualquer outra forma, em nome do fundo, relativamente a operações direta ou indiretamente relacionadas à carteira do fundo, sendo necessária a concordância de cotistas representando, no mínimo, dois terços das cotas emitidas pelo fundo.
Fundo para Investidor Profissional
Fundo para Investidor Profissional: Semelhantes aos fundos destinados a investidores qualificados, se diferenciam apenas no tipo de investidor que admite. Além dos investidores profissionais, esse fundo pode admitir:
- os empregados ou sócios das instituições administradoras ou gestoras deste fundo ou empresas a ela ligadas, desde que expressamente autorizados pelo diretor responsável da instituição perante a CVM;
- investidores relacionados a investidor profissional por vínculo familiar ou vínculo societário familiar, desde que no mínimo 90% (noventa por cento) das cotas do fundo em que se pretenda ingressar sejam detidas por tais investidores.
Fundo Exclusivo
Essa aqui é um fundo para bilionários. Não é a toa que seu nome é esse.
Ele é um fundo criado para receber apenas um cotista, sendo um investidor profissional.
Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!