Requisito para muitos cargos da carreira bancária, a CPA-20 é, sem dúvidas, aquele bem-vindo upgrade na vida profissional de muita gente. Sucessora da CPA-10, há até quem a escolha como primeira certificação de sua trajetória, para entrar no mercado financeiro com tudo.

Qual é o seu momento: precisa do selo para subir de cargo, fazer a sua estreia no setor ou aumentar a sua bagagem de conhecimentos? Seja qual for, a prova da CPA-20 tem um grau de dificuldade que não deve ser subestimado.

Por isso, neste artigo, eu quero te ajudar não somente a conhecer o seu conteúdo, mas entender o que é essa certificação, para que ela serve e como se preparar para o grande dia.  

O que é CPA-20?

Sigla para Certificação Profissional Anbima Série 20, a CPA-20 é um selo destinado aos profissionais que trabalham na distribuição de produtos de investimentos para clientes diversos, inclusive os de alta renda, private, corporate e investidores institucionais.

Com este selo no currículo, é possível atuar não somente em agências bancárias, mas também instituições financeiras e plataformas de atendimento físicas ou digitais. Resumidamente, a CPA-20 engloba as mesmas funções da CPA-10, com o adicional da gama de clientes que pode ser atendida — os de alta renda que comentei.

Apesar de não ter nenhum artigo na legislação estabelecendo a CPA-20 como obrigatória, é fato que as instituições financeiras já a consideram um requisito inegociável, exigindo do candidato, pelo menos, a CPA-10, dependendo do cargo.

Os salários melhores e as funções de maior prestígio, porém, ficam reservadas à CPA-20 — cargos de gerência, supervisão e posições de nível sênior, por exemplo. Sem ela, o profissional corre o risco de permanecer estagnado dentro de uma instituição.

Como é a prova de CPA-20?

A prova da CPA-20 tem 60 questões que devem ser respondidas em 2h30. Para ser aprovado, o candidato deve obter um aproveitamento mínimo de 70%.

Após a aprovação, um prazo de validade começa a ser contado a partir do dia do exame. Para os profissionais atuantes, esse prazo é de 5 anos. Já para quem apenas prestou a CPA-20, mas não está exercendo nenhum cargo no mercado financeiro, o limite é reduzido para 3 anos

Dado esse tempo, só pode se valer da certificação quem passar por um processo de atualização. Funciona assim: o candidato precisa se inscrever no curso de atualização da CPA-20 da Anbima e ser aprovado no final. Tudo é feito de modo online e o profissional não precisa realizar um novo exame para continuar usando o seu selo.

Quanto a isso, há um detalhe que deve ser observado: é preciso realizar o curso antes do vencimento da CPA-10 — a partir de seis meses ou até oito dias do fim do prazo

O que cai na prova da CPA-20?

Como o objetivo da CPA-20 é preparar o profissional para a distribuição de produtos de investimento para clientes diversos, o conteúdo de suas 60 questões aborda:

  • Compliance legal, ética e análise do perfil do investidor (15% a 25% da prova): regras de compliance, princípios éticos e normas de conduta, prevenção à lavagem de dinheiro, adequação de produtos ao perfil do investidor e demais instrumentos para garantir a segurança das operações financeiras;
  • Princípios básicos de economia e finanças (5% a 10% da prova): inflação, taxa de juros, política monetária, entre outros, bem como sua relação com os investimentos;
  • Instrumentos de renda variável, renda fixa e derivativos (17% a 25% da prova): características, modalidades, funcionamento e dinâmica das aplicações;
  • Fundos de investimento (18% a 25% da prova): regras, tipos e características, além de abordar ainda formas de gestão e regulamentação específica;
  • Previdência complementar – VGBL e PGBL (5% a 10% da prova): diferentes planos, legislação específica, benefícios e regime de tributação;
  • Mensuração e gestão de performance e riscos (10% a 20% da prova): análise de performance e rentabilidade, interpretação das oscilações do mercado, mapeamento de riscos específicos para cada tipo de ativo e estratégia de mitigação.

É difícil a prova da CPA-20?

Relativamente, sim. O grande ponto aqui é o seguinte: o conteúdo da prova da CPA-20 é extenso e se aprofunda bastante em detalhes. Logo, esse grande volume de tópicos e complexidade das questões apresenta um grau de dificuldade que não deve ser subestimado, especialmente se compararmos este exame ao da CPA-10 que, naturalmente, é um pouco mais fácil.

A razão para isso é absolutamente compreensível: sob a responsabilidade de garantir um alto padrão de atendimento entre seus profissionais, a Anbima, entre outras funções, desenvolve provas que realmente testam o seu conhecimento e te preparam de verdade para o mercado.

Além disso, lembre-se que, na hierarquia de certificações da Anbima, a CPA-20 é uma das primeiras, antecedida apenas pela CPA-10. Na prática, é a porta de entrada de muitos profissionais que buscam a sua estreia na carreira financeira. Logo, é fundamental que a prova não seja fácil a ponto de se tornar uma mera formalidade.

Mas não se preocupe: a dificuldade não é um obstáculo intransponível aqui — a sua certificação não é uma ambição impossível. Assim, já que você acabou de compreender os tópicos que norteiam a prova, quero aproveitar o momento para te dar algumas dicas práticas de como obter a aprovação de primeira: 

  1. Organize sua rotina de estudos de modo eficiente: para isso, eu recomendo que você estude cada módulo separadamente e, antes de partir para o próximo, realize um simulado específico deste conteúdo. Esse método otimiza o seu tempo e facilita o seu processo de aprendizagem — afinal, você deve saber que apenas decorar nunca é o suficiente;
  1. Gerencie o seu tempo de forma inteligente: aqui, as recomendações são várias. Primeiramente, organize-se para não precisar passar longas e exaustivas horas estudando — priorize a qualidade. Ademais, prepare-se para chegar com antecedência ao local da prova e prefira realizar o exame pela manhã, que é a parte do dia na qual o seu cérebro está funcionando melhor, sem que o estresse possa te atrapalhar;
  1. Domine os produtos de investimentos: a prova, afinal, é sobre investimentos, e negligenciar qualquer subdivisão desse tópico pode afetar o seu desempenho. Portanto, compreenda esses produtos desde suas noções mais básicas — como os fundos de investimento funcionam e como são tributados, como ativos são analisados primeiramente por seus riscos, como as movimentações do mercado os afetam etc.;
  1. Não subestime as questões sobre ética e compliance: acontece bastante, já que tantos candidatos canalizam seus esforços nos aspectos técnicos e negligenciam o conteúdo que aborda a conduta profissional e a legislação. Acontece que, no mercado financeiro, estes assuntos são extremamente valorizados. Logo, deixá-los de lado pode te trazer um desempenho ruim.

A prova da CPA-20 tem pré-requisito?

Boa notícia: a prova da CPA-20 não tem nenhum pré–requisito. Para se candidatar, então, basta que o interessado pague a taxa de inscrição.

Ao contrário de outras certificações do mercado, não há nenhuma exigência relacionada ao grau de escolaridade, apresentação de diplomas ou necessidade de ter algum outro selo no currículo — nem mesmo a CPA-10 é exigida.

Desse modo, qualquer um que deseja ampliar seus horizontes e subir na carreira pode prestar a CPA-20!

Onde fazer a prova da CPA-20?

Apesar de a prova da CPA-20 ser feita em um computador, é preciso se deslocar até as cidades onde o exame é aplicado. Felizmente, todos os estados brasileiros possuem um centro de testes do selo.

Além de capitais, muitos estados ainda contam com outros locais disponíveis. É possível consultar todos os endereços no Calendário de Provas Anbima, selecionando a certificação desejada e o estado preferível.

Se você mora longe do local de aplicação, ou até em outra cidade, não se esqueça de se organizar para evitar atrasos. Imprevistos acontecem e você não quer perder a sua aprovação por um descuido, não é?

No caso do exame de atualização, não precisa se preocupar: o procedimento é online.

Como se inscrever na CPA-20?

Como neste caso a Anbima não exige nenhum requisito de seus candidatos, para se submeter ao exame, basta acessar a página de inscrição da CPA-20.

Caso a empresa para a qual você trabalha tenha feito a inscrição por você, então, tudo o que te resta fazer é agendar o seu exame — logo eu entro nesse detalhe. Lembre-se, ainda, que um candidato só está oficialmente inscrito para a CPA-20 depois da aprovação do pagamento da taxa.

Qual o valor da prova CPA-20?

A taxa de inscrição para se candidatar à CPA-20 custa R$360.

Se você precisar emitir uma segunda via de seu boleto, pode acessar a página de pagamentos da Anbima

O exame de atualização, por sua vez, tem um preço diferente: R$260.

Como agendar prova CPA-20?

Assim que o pagamento da taxa de inscrição da CPA-20 for feito, é preciso acessar a página de agendamento da Anbima para escolher a data e o local da sua prova.

Aqui, note que as vagas em cada centro de testes são limitadas. Por isso, a disponibilidade de datas e locais pode variar constantemente, conforme outros candidatos realizam seus agendamentos. 

Este processo pode ser feito até 6 meses após o pagamento da inscrição. Para ter certeza de que você está preparado para a prova e de conseguir o agendamento que melhor te atender, organize sua rotina de estudos com antecedência e não demore para escolher os detalhes do dia do exame.

Como estudar para a prova CPA-20?

Agora que você já sabe o que cai na prova e como se inscrever para a CPA-20, eu quero te fornecer algumas ferramentas que vão ser cruciais para te ajudar a passar de primeira.

Afinal de contas, tão importante quanto a sua determinação em estudar é a garantia de que você o fará a partir de meios confiáveis e que realmente vão te preparar para o exame. Acredite: ao mesmo tempo em que há muitos criadores de conteúdo fazendo um bom trabalho ao divulgar e esclarecer os pormenores do mercado financeiro, também há muita informação incompleta, desatualizada ou equivocada.

Para evitar esses problemas, dá uma olhada nas recomendações que eu te trouxe.

Apostila CPA-20

Se o conteúdo da prova da CPA-20 é específico, nada mais razoável do que estudar a partir de um material que o aborde de forma completa. Concorda? Além disso, é preciso que a fonte desse material te garanta que a apostila está atualizada, já que, periodicamente, a Anbima opera alterações em seus editais.

Para te ajudar, você nem sequer precisa sair daqui: pode fazer agora o download da apostila gratuita CPA-20 da TopInvest. Nela, nos aprofundamos em cada tópico que cai na prova e te ensinamos tudo o que você precisa fazer de um jeito que te ajuda a aprender de verdade.

Além disso, contamos com um time exclusivamente voltado para acompanhar as mudanças nos editais de todas as certificações. Por isso, te garantimos que a sua apostila CPA-20 estará sempre em acordo com o conteúdo atual.

Simulado de prova CPA-20

Lembra o que falei sobre realizar um simulado específico para cada módulo da prova da CPA-20 após estudá-lo? Essa técnica te ajuda a fixar o conteúdo e a colocar os seus aprendizados em prática assim que terminar de revisar um assunto. Dessa forma, caso precise, poderá trabalhar imediatamente os seus pontos fracos. No final de tudo, pode realizar um simulado completo, para garantir que você está mesmo preparado para o exame.

Aqui, também te oferecemos um simulado gratuito da CPA-20. As questões disponíveis são extremamente fiéis às da prova real e a dinâmica também é a mesma. Os resultados, aliás, são todos comentados, para te fornecer uma estrutura completa de ensino em todas as frentes possíveis. Vale lembrar que, além de realizar um simulado completo, esta ferramenta Top ainda te permite montar um personalizado, ou específico para cada módulo.

Curso CPA-20

Por fim, e definitivamente não menos importante, te apresento o curso preparatório TopInvest da CPA-20

Nosso conteúdo é exclusivamente desenvolvido por quem já passou pela experiência de realizar o exame e entende de verdade o mercado financeiro. A ferramenta é 100% online, com mais de 40 horas de aula e suporte de nossos professores, para que nenhuma dúvida fique para trás. 

A propósito, esse curso conta com um método exclusivo de estudo, ideal para quem deseja otimizar o próprio tempo, aprender o conteúdo em vez de decorar e obter a aprovação de primeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Jéssica Cardoso - 25/09/2023

Bem explicativo!