A CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados) iniciou sua operação em 1984 sendo um departamento operacional da ANBIMA (atual ANBIMA com a fusão da ANDIMA e ANBID em 2009), sob a forma de instituição sem fins lucrativos visando auxiliar na transparência e eficiência da liquidação dos títulos privados.
Para cumprir tal função, a CETIP disponibiliza através de sistemas eletrônicos a liquidação e a custódia de títulos públicos e privados atuando como uma Clearing House.
A participação da ANBIMA através da CETIP no desenvolvimento no mercado financeiro nacional foi crucial para a idealização e a operacionalização do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
As liquidações são realizadas através do Sistema de Transferência de Reservas (STR), e as contas de liquidação são mantidas junto ao BACEN, com exceção as liquidações que ocorrem de forma bilateral.
Títulos Operados pela CETIP
A central de títulos como é conhecida é um sistema eletrônico que processa as transações de títulos, sendo os principais títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais (títulos federais são operacionalizados pelo SELIC).
O seu diferencial é por realizar as liquidações em mercado de balcão possibilitado então uma maior flexibilidade para o registro e a negociação de títulos diferente da Câmara de Ações que realiza as liquidações das operações realizadas em ambiente de bolsa de valores.
Apesar de a maioria dos títulos transacionados serem escriturais (eletrônicos) ainda existem alguns títulos emitidos em papel que são transferidos ao CETIP no ato da negociação e custodiados fisicamente pelo registrador. Estas operações são realizadas em Mercado de Balcão.
- CDI;
- CDB;
- RDB;
- Letras Hipotecárias;
- Debêntures;
- Swaps;
- TED;
- DOC;
De acordo com o tipo da transação realizada e o horário em que é efetuada, a sua liquidação pode ser imediata, em D ( no mesmo dia) ou em D+1 (no próximo dia útil).
A grande maioria das operações são liquidadas através da compensação multilateral das obrigações, tendo a CETIP como contraparte. Já as operações realizadas em mercado de balcão secundário são realizadas com liquidação bruta em tempo real e através da compensação bilateral.
Participantes da CETIP
A CETIP deixou de ser uma instituição sem fins lucrativos e é hoje a maior depositária de títulos privados da América Latina e também a maior Clearing House operante no país.
Agora em meados de 2017 a CETIP (antes negociada em bolsa de valores pelo código CTIP3) realizou um fusão com a BVM&Bovespa, fundando então a B3.
A B3 é única bolsa de valores do Brasil e também responsável pela liquidação dos títulos.
No início de 2017 a CETIP contava com mais de quinze mil instituições que utilizam seus serviços. Entre eles:
- Bancos Comerciais
- Bancos Múltiplos
- Bancos de Investimento
- Corretoras de Valores Mobiliários
- Distribuidoras de Valores Mobiliários
- Financeiras
- Operadoras de Consórcio
- Leasing
- Crédito Imobiliário
- Fundos de Investimento
Além destas instituições financeiras, milhões de pessoas físicas são beneficiadas diariamente pela liquidação de DOCs, TEDs, registros de gravame, CDBs, RDBs, Fundos de Investimento e muitos outros.
No início de 2017, a CETIP contava também com uma custódia de títulos de mais de6 Trilhões de reais e movimentações diárias com valores acima de 73 Bilhões de reais.
Comentários