Certificações Financeiras

CETIP – Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

A CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados) iniciou sua operação em 1984 sendo um departamento operacional da ANBIMA (atual ANBIMA com a fusão da ANDIMA e ANBID em 2009), sob a forma de instituição sem fins lucrativos visando auxiliar na transparência e eficiência da liquidação dos títulos privados.

 Para cumprir tal função, a CETIP disponibiliza através de sistemas eletrônicos a liquidação e a custódia de títulos públicos e privados atuando como uma Clearing House.

A participação da ANBIMA através da CETIP no desenvolvimento no mercado financeiro nacional foi crucial para a idealização e a operacionalização do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

As liquidações são realizadas através do Sistema de Transferência de Reservas (STR), e as contas de liquidação são mantidas junto ao BACEN, com exceção as liquidações que ocorrem de forma bilateral.

Títulos Operados pela CETIP

A central de títulos como é conhecida é um sistema eletrônico que processa as transações de títulos, sendo os principais títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais (títulos federais são operacionalizados pelo SELIC).

O seu diferencial é por realizar as liquidações em mercado de balcão possibilitado então uma maior flexibilidade para o registro e a negociação de títulos diferente da Câmara de Ações que realiza as liquidações das operações realizadas em ambiente de bolsa de valores.

Apesar de a maioria dos títulos transacionados serem escriturais (eletrônicos) ainda existem alguns títulos emitidos em papel que são transferidos ao CETIP no ato da negociação e custodiados fisicamente pelo registrador. Estas operações são realizadas em Mercado de Balcão.

  • CDI;
  • CDB;
  • RDB;
  • Letras Hipotecárias;
  • Debêntures;
  • Swaps;
  • TED;
  • DOC;

De acordo com o tipo da transação realizada e o horário em que é efetuada, a sua liquidação pode ser imediata, em D ( no mesmo dia) ou em D+1 (no próximo dia útil).

A grande maioria das operações são liquidadas através da compensação multilateral das obrigações, tendo a CETIP como contraparte. Já as operações realizadas em mercado de balcão secundário são realizadas com liquidação bruta em tempo real e através da compensação bilateral.

Participantes da CETIP

A CETIP deixou de ser uma instituição sem fins lucrativos e é hoje a maior depositária de títulos privados da América Latina e também a maior Clearing House operante no país.

Agora em meados de 2017 a CETIP (antes negociada em bolsa de valores pelo código CTIP3) realizou um fusão com a BVM&Bovespa, fundando então a B3.

A B3 é única bolsa de valores do Brasil e também responsável pela liquidação dos títulos.

No início de 2017 a CETIP contava com mais de quinze mil instituições que utilizam seus serviços. Entre eles:

Curso Online para Certificação CPA10

Além destas instituições financeiras, milhões de pessoas físicas são beneficiadas diariamente pela liquidação de DOCs, TEDs, registros de gravame, CDBs, RDBs, Fundos de Investimento e muitos outros.

No início de 2017, a CETIP contava também com uma custódia de títulos de mais de6 Trilhões de reais e movimentações diárias com valores acima de 73 Bilhões de reais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Replies to “CETIP – Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados”

Valéria Magalhães

Bom dia. Como eu obtenho um instrumento particular expedido pela CETIP da matrícula do meu financiamento bancário através do CCI, que esta em negociação de compra e venda junto ao Consórcio Bradesco. Esse banco esta exigindo esse documento com indicação de liquidação do título. Segundo eles é que as vezes esse título não esta averbado no registro de imóvel. O financiamento foi realizado CCI junto a CEF.

Gabriel da TopInevst

Bom dia Valéria, tudo bem?

Nesse seu caso, acredito que seria mais simples contratar um advogado para te auxiliar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA-20.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest

Abraço!

Carlos Alberto Conde Santos

Achei o conteúdo muito bom, eu entrei em uma transação de venda de ações de balcão, estou me sentindo lesado, para não dizer roubado. E estou perdido, vocês tem como me ajudar?

Gabriel da TopInevst

Carlos, o ideal mesmo seria você buscar informação com a sua corretora onde fez a negociação.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA-20.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest

Abraço!

Cláudia Oliveira

Olá,

Explorando!!

Abraços

Poliana
Rodrigo Ramos

olá, tudo bem?
Eu estou fazendo um recurso para uma questão do concurso do Banco de Brasília,
você poderia por favor citar a fonte desse trecho “a CETIP disponibiliza através de sistemas eletrônicos a liquidação e a custódia de títulos públicos”.
Para que eu tenha fundamento no que estou argumentando.

Kleber Stumpf

Rodrigo, isso foi retirado no antigo site da CETIP, porém já não existe mais.

Hoje a CETIP faz parte da B3 e, todos os serviços são prestados pela B3, Brasil, Bolsa e Balcão.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10.

Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Siga-nos no instagram.
Um abraço,
Kléber Stumpf

Rodrigo Galvani

Gostaria de saber se vcs fazem custódia de títulos físicos, letra do tesouro nacional de 1972, a mesa consta bacen, reconhecida pelo tesouro nacional pelo banco central com com Codip /Codiv numeração de reoactuacao .

Kleber Stumpf

Rodrigo,

Somos apenas um blog.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Siga-nos no instagram.
Um abraço,
Kléber Stumpf

Anderson Lima da Silva

Ola,
Gostaria de saber quais são os principais títulos registrados e custodiados da CETIP

Kleber Stumpf

Oi Anderson, tudo bem?

Entre os ativos mais registrados destacam-se, atualmente, CDBs, DIs, Cotas de Fundos, Debêntures e Derivativos.

😉

Qualquer coisa só me chamar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

Weverton Silva

Olá, Bom dia.
Gostaria de saber se tem algum arquivo com todas essas siglas e as traduções das mesmas. Estou me confundindo bastante em muitas delas.
Desde já agradeço a atenção.

Kleber Stumpf

Bom dia Weverton, tudo bem?

Infelizmnete ainda não. Mas posso desenvolver para você.
Por favor solicita para mim no e-mail: atendimento@topinvest.com.br e coloco na lista dos próximos conteúdos a serem desenvolvidos.

Quaisquer outras dúvidas, fico a disposição.

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA: https://www.topinvest.com.br/cursos/curso-anbima-cpa20?src=comentarios

Visite meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/topinvestbrasil?sub_confirmation=1

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,