Instituídas pela lei 4.380/64, as SCI – Sociedades de Crédito Imobiliário são Instituições Financeiras especializadas no financiamento habitacional e como tal fazem parte do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Ou seja, ela possui objetivo de facilitar o crédito imobiliário em território nacional.

Inclusive, é raro você ver propagandas ou o nome de uma SCI no mercado, justamente porque essas instituições normalmente estão incorporadas dentro de um Banco Múltiplo.

O foco de uma Sociedade de Crédito Imobiliário consiste no financiamento para construção de habitações, na abertura de crédito para compra ou construção de casa própria e no financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção. Uma vez que, podem conceder recursos a uma pequena parte dos participantes do SFH, ela possui uma atuação mais discreta, concentrando o seu foco em operações em programas habitacionais como o “Minha Casa, Minha Vida”.

Características e funções

Características de uma SCI:

  • Devem ser constituídas sob forma de Sociedade Anônima;
  • Devem ter em seu nome a denominação Crédito Imobiliário;
  • Devem ser integrantes do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo);
  • Devem seguir as regras do Banco Central do Brasil (BACEN). 
  • Normalmente ligadas a um Banco Múltiplo;
  • São Integrantes do Sistema Financeiro da Habitação;

Funções de uma SCI:

Uma Sociedade de Crédito Imobiliário tem duas funções principais: captação de recursos e fornecimento desses recursos aos agentes deficitários para, como já mencionado, viabilizar a construção da casa própria.

Além disso, as principais formas de captação de recursos de uma SCI se dá por: 

  • Cadernetas de poupança;
  • Letras e Cédulas Hipotecárias (LH);
  • Depósitos Interfinanceiros (DI): empréstimos que vem de outra Instituição Financeira;
  • Repasses de financiamento de fundos nacionais: dinheiro subsidiado através do BNDES pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social;
  • Empréstimos provindos do exterior do exterior.

Curso online para certificação Abecip CA-300

E aí? Deu para entender como as Sociedades de Crédito Imobiliário possuem grande importância no mundo financeiro e imobiliário?

Meu sonho é levar a educação financeira a todos os brasileiros para que todos possam enriquecer tranquilamente. Por isso, me ajude a realizar este sonho compartilhando este material com o maior número de pessoas possíveis.

Estudando para uma certificação financeira e deseja um mix de cursos para alavancar sua carreira? Então, não perde tempo e vem conhecer a nossa Trilha de Sucesso e se torne um profissional Top!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!