Renda Fixa e Renda Variável CPA 10

Características do CDB

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Os CDBs possuem várias características, tanto no quesito porcentagem do DI que trazem de retorno ao investidor quanto na liquidez diária, ou no vencimento.

Nesse artigo vamos explorar cada uma das características dos CDBs. Começando pelo DI ou CDI, você sabe o que seria isso caro leitor?

CDI ou DI

Certificado de Deposito Interbancário, esse é o significado da sigla CDI. No caso do DI, é só desconsiderar a palavra certificado.

Essa taxa é utilizada pelas instituições financeiras, na hora de cobrar por empréstimos que uma faz a outra.

Quando um banco acaba ficando sem liquidez suficiente para terminar o dia, ele recorre a um empréstimo com outro banco.

Ao realizar a transferência, esse divida é cobrada pela outra instituição acrescida dessa taxa. Ou seja, os bancos às vezes acabam emprestando dinheiro entre eles, e o juro cobrado é o DI ou CDI.

O DI segue bem de perto a taxa Selic, ou seja, quando a taxa Selic sobe ou desce o DI segue as mesmas oscilações.

Um dos maiores problemas dos investidores, principalmente dos iniciantes é encontrar alguma opção de CDB com uma boa taxa de CDI para investir.

Quando se está começando a investir, normalmente não há muito recurso disponível, havendo a necessidade de escolher apenas uma opção para começar, no máximo dois CDBs diferentes.

Vencimento do CDB

Os grandes bancos de varejo oferecem CDB com vencimento diário, isso significa que o investidor pode sacar o valor aplicado no CDB a qualquer momento.

Devido a esse fato, podemos observar que tais produtos financeiros rendem menos que outros.

Por exemplo: bancos médios e pequenos oferecem rendimento maior que os bancos grandes. Mas essa diferença pode ser ainda maior, quando o CDB possui um vencimento longo.

Enquanto um grande banco oferece o CDB pagando 78,5% do DI nos primeiros seis meses, bancos menores oferecem o mesmo produto com vencimento a partir de um ano, mas com rendimento superior a 100% do DI.

Esse vencimento a partir de um ano significa que o investidor só poderá resgatar o valor investido, após um ano da aplicação.

Esses são os CDB sem liquidez antes do vencimento.

CDB garantido pelo FGC

Todos os CDBs que são emitidos por instituições financeiras que fazem parte do sistema financeiro nacional, possuem a proteção do FGC em até 250 mil por CPF e Instituição.

Isso significa que tendo até 250 mil reais aplicados em CDBs, você estará protegido. Portanto fique atento aos seus investimentos!

Caso sua carteira já tenha posições em CDB, LCI, LCA e LC, e somando elas, o valor final supere os 250 mil reais, parte do seu capital pode estar ficando desprotegido.

O Excedente dos 250 mil não estaria mais sendo cobertos pelo FGC. Por isso, fiquem bem atentas as quantias, e faça uma realocação periodicamente.

O CDB é uma boa opção?

Fazendo uma boa alocação entre CDB de grandes e pequenos bancos, acredito que o rendimento no final pode ser interessante.

Curso Online para Certificação CPA10

Escolha alguns CDBs com vencimento mais longo. Os bancos que emitem esse tipo de aplicação, porém estes CDBs geralmente são menores e podem estar mais suscetíveis a perdas.

Mesmo tendo o FGC garantido os valores, temos que realizar os investimentos com certa precaução, evitando dor de cabeça.

Além do DI, você poderá encontrar CDBs pagando IPCA mais juro, e juros prefixados também.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Características do CDB”

Diego

Olá TOP Invest,

Excelente artigo, muito didático e esclarecedor, vale a pena está sempre visitando o site – RECOMENDO.

Obrigado.

Abraços!

Diego

Kleber Stumpf

Boa tarde Diego,

Fico super feliz em ajudar. Que bom que você gostou do artigo.

Att,
Visite também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/topinvestbrasil?sub_confirmation=1

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf