Ancord

Fundos MultiMercado: O que é? Como funciona?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 11 de setembro de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Simbora aprender o que são os Fundos Multimercado? Esse assunto cai em todas, atenção: absolutamente todas as provas de certificação do Mercado Financeiro. Se você já viu em algum lugar por aí escrito Fundos de Investimento MultiMercado, não se preocupe que é a mesma coisa.

Ficou interessado em saber mais? Então, não perde tempo e já dá um play no vídeo para saber tudo!

O que são os Fundos MultiMercado?

Esse aqui, chamado de Multimercado, é uma das classificações de investimentos de acordo com a Instrução CVM 555 – este que classifica, dita as regras, alocações e todo tipo de coisa.

Mas, os Fundos de Investimento Multimercado é aquele que vai investir em mais de um mercado, ou seja, não possui uma estratégia definida e uma pré-definição. Então, pode ser, basicamente, o que der na telha do gestor.

Como assim, Kleber?

Claro que, não é nada de loucuragem! É tudo o que der na telha do gestor, porém, tudo deve estar de acordo com o Prospecto do Fundo de Investimento, só que pode ser qualquer estratégia. Podendo ser de macro, long and short, juros e moedas, capital protegido e assim por diante. Não possuímos apenas estas, mas o gestor irá avaliar qual estratégia seguir de acordo com o seu prospecto.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Calma aí! Não sei o que é Prospecto do Fundo de Investimento!

Sim, muita calma nessa hora! Se você não sabe ou não lembra o que é um Prospecto do Fundo de Investimento, aposto que você lembra dos documentos dos Fundos de Investimentos.

O propecto faz parte da composição dos documentos, sendo que, é um grande resumo das informações mais relevantes de um fundo, como sua rentabilidade.

Além disso, constam informações como Índice Sharpe, Volatilidade, meses positivos acima do CDI e o patrimônio líquido do fundo.

Para completar, fazem parte dos documentos de um fundo:

  • regulamento;
  • lâmina de investimento.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Como funciona ser um MultiMercado?

Como já mencionei, esse fundo recebe o nome de “Multi”, pois possui investimentos em mais de um mercado. Só que nesse tipo de fundo não conseguimos saber se ele possui Renda Fixa ou Renda Variável, mas ele será tributado pela Tabela Regressiva do IR.

Lembra como desenhamos essa tabela? Ela começa em 22,50% até 15%; e de 180 dias até mais de 720 dias.

Contudo, há um detalhe. Esse fundo funciona a partir da incidência de Come Cotas. Este que é o Imposto de Renda antecipado no ultimo dia de maio e novembro.

Aí eu te pergunto, meu amigo investidor, qual é a alíquota?

Ela é sempre a alíquota mínima do fundo, mas como não é um fundo de curto prazo, a alíquota será de 15% (incindir), sempre no último dia útil de maio e novembro.

E esses são os Fundos de Investimento MultiMercado! Conta pra mim: você já conhecia?

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *