Quer saber o que faz cada profissional por trás dos Fundos de Investimentos?

Vamos saber um por um agora!

⯀ ADMINISTRADOR: O administrador tem poderes para praticar os atos necessários ao funcionamento do fundo, sendo responsável pela sua constituição e pela prestação de informações à CVM.

⯀ GESTOR: responsável pela compra e venda dos ativos do fundo (gestão) segundo política de investimento estabelecida em regulamento.

Quando há aplicação no fundo, cabe ao gestor comprar ativos para a carteira. Quando houver resgate, o gestor terá́ que vender ativos da carteira;

⯀ DISTRIBUIÇÃO DE COTAS: responsável por vender as cotas dos fundos aos investidores.

O distribuidor é responsável por captar recursos no mercado para o fundo e, para isso, precisa conhecer detalhadamente a política e o objetivo do fundo para que possa recomendar aos investidores de acordo com o perfil e objetivo dos mesmos.

⯀ CUSTÓDIA DE ATIVOS: responsável por, como o nome sugere, guardar a posição do fundo.

O fundo diariamente tem movimentação de quantidade de cotas, quantidade e valor dos ativos.

O custodiante deve registrar essas transações e marcar as cotas pelo valor de mercado;

⯀ AUDITOR INDEPENDENTE: responsável por auditar as demonstrações contábeis apresentadas pelo administrador. Como o nome sugere, o serviço de auditoria deve, obrigatoriamente, ser prestado por uma empresa ou profissional independente.

Além os profissionais (ou empresas) listadas acima, o administrador pode contratar para o fundo:

⯀ consultoria de investimentos: o fundo pode contratar, por iniciativa do administrador ou dos cotistas, um conselho consultivo ou comitê técnico de investimento que contribuirá com o gestor na decisão de investimento.

⯀ atividades de tesouraria, controle e processamento dos ativos financeiros: responsável por controlar e registrar o caixa do fundo para liquidação das cotas. Quando o fundo for administrado por instituição financeira é dispensada, a contratação do serviço de tesouraria.

⯀ escrituração da emissão e do resgate de cotas: responsável por registrar o lançamento de novas cotas e a liquidação das cotas quando do resgate.

⯀ classificação de risco por agência de classificação de risco de crédito: agência que vai classificar o nível de risco dos ativos que compõem a carteira do fundo;

⯀ formador de mercado: com objetivo de aumentar a liquidez do Fundo de Investimento o formador de mercado assume a obrigação de colocar no mercado, diariamente, ofertas firmes de compra e de venda para uma quantidade de cotas pré-determinadas conhecida por todos (mais utilizados para fundos fechados com cotas negociadas na B3).

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!