Os Fundos de Investimento são uma forma de aplicação financeira. Formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento organizada sob a forma de Pessoa Jurídica.

Tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento. A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas contratados. Sendo que, os administradores tratam dos aspectos jurídicos e legais do fundo, os gestores da estratégia de montagem da carteira de ativos do fundo, visando o maior lucro possível com o menor nível de risco.

Curso Online para Certificação CPA10

Forma de condomínio?

Isso mesmo que você leu. Ou seja, se existe um prédio a ser construído, haverá os moradores que são os cotistas; quem cuida de toda a bagunça do prédio é o síndico, então nos Fundos de Investimentos este é o gestor; enquanto quem cobra boletos e lida com toda a burocracia é a imobiliário ou empresa contratada, que aqui será a administradora.

Quer entender melhor, então se liga no vídeo:

Diversificação dos Fundos de Investimento

Dependendo do tipo de fundo, as carteiras geralmente podem ser mais diversificadas ou menos diversificadas. Podendo conter ativos de diversos setores, tais como ações, títulos de Renda Fixa (CDBs), títulos cambiais, derivativos ou commodities negociadas em bolsas de mercadorias e futuros, títulos públicos, entre outros.

Todo o dinheiro aplicado aqui é convertido em cotas. Estes são distribuídas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira proporcionais ao capital investido. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.

Vantagens é o que não faltam!

Uma das principais vantagens de se investir em fundos é a comodidade para o investidor que prefere deixar sob os cuidados de especialistas a gestão de seus recursos.

Isso porque, as equipes de gestores acompanham e analisam o mercado diariamente em busca de boas oportunidades de investimento, o que muitas vezes o investidor não tem tempo nem condições de fazer. Em virtude do volume de dinheiro que capta, o fundo consegue taxas mais vantajosas em várias operações do que um pequeno e médio investidor individualmente conseguiria.

Em geral, os fundos são investimentos com alta liquidez, o que permite, na grande maioria dos casos, saques a qualquer momento sem qualquer tipo de carência (a maioria dos fundos se reserva 3 dias úteis para liberar o dinheiro do investidor). A exceção mais importante é no caso dos Fundos Fechados, os quais não admitem resgate de cotas, apenas a venda das cotas no mercado secundário.

Aumente seu aprendizado com o Mapa Mental dos Fundos de Investimento

Mapa Mental das Taxas dos Fundos