Os fundos de investimento possuem em sua estrutura, vários participantes. Temos o custodiante, administrador, gestor, e é claro, um auditor independente.

A figura do auditor independente é fundamental, dentro do fundo de investimento, uma vez que o mesmo traz mais transparência às contas do fundo.

Todo fundo, possui um fluxo de caixa, então, tem uma contabilidade para ser feita. O auditor está presente para analisar esses dados, e de forma independe emitir um parecer que mostrara se esta tudo em ordem ou não.

Além do trabalho do auditor, temo também a figura da assembleia, que é formada para aceitar ou não as contas do fundo.

Assembleia que é realizada pelo administrador, juntamente com o gestor, com o proposito de convidar os cotistas a comparecer no evento e votar na pauta.

Porque o independente?

É fundamental, ou melhor, imprescindível que o auditor seja independente. Uma vez que o mesmo estará analisando as contas, e as operações do fundo.

Caso o auditor fosse da própria firma administradora do fundo, ou até mesmo da custodiante, poderia passara uma imagem menos transparente aos investidores e ao mercado.

Sem esquecer que a própria CVM (Comissão de Valores Mobiliários), indica, dentro da estrutura do fundo, que exista uma auditoria independente.

Já imaginou quantas operações, de compra e venda, acontecem em um fundo? Sem a figura do auditor, as mesmas não estariam sendo analisadas.

Analises que poderia trazer informações importantes, como, por exemplo, se realmente deveriam acontecer, ou o porquê de terem sido feitas.

Qualidade do auditor

Outra coisa de suma importância está relacionada a qualidade dos auditores independentes, que precisam ser registrados na CVM.

Além de contar com o registro, sendo assim, estarem automaticamente vinculados a CVM, eles precisam periodicamente se atualizar.

Uma vez que as noras contábeis estão em constante mudança e aperfeiçoamento. Tudo isso com o intuito de trazer mais exatidão na hora de aplicar o trabalho.

O contador, que ira prestar o serviço de auditor independente, seguirá o controle de qualidade interno.

Levando em consideração os parâmetros do CRC, Conselho regional de contabilidade, e também do IBRACON, Instituto Brasileiro de Contadores.

Tudo isso, para certificar que as normas estarão e acordo com as diretrizes das instituições regulatórias.

Deveres dos auditores

Os auditores possuem diversos deveres, com relação a sua profissão. O primeiro que podemos destacar, é seguir de perto as normas empregadas pela CVM.

Tanto o auditor que é pessoa física, quanto o que faz parte de uma pessoa jurídica precisa estar seguindo as diretrizes do CRC e do IBRACON. Do mesmo jeito que foi mencionado anteriormente.

Além disso, tudo, ele precisa verificar diversos itens sobre o fundo. Segue…

  • As demonstrações contábeis foram divulgadas em jornais (quando for obrigatório)
  • Se as demonstrações contábeis que são divulgadas ao publico pela administradora do fundo, estão de acordo com as mesmas auditadas.
  • Em caso de descumprimento das regras pré-estabelecidas pelas entidades regulatórias, quanto pelas regras do fundo, o auditor precisa infirmar os reguladores.

Enfim, o auditor tem uma função muito importante dentro dos fundos de investimento. Eles funcionam como verdadeiros árbitros em um jogo de futebol. Sem eles, os jogadores, provavelmente não respeitariam o jogo.

Caro leitor, você já ouviu falar sobre o grande investidor Benjamin Graham? Dificilmente, acredito…

Curso Online para Certificação CPA10

Mas sobre Warren Buffett, já deve ter ouvido sim. Benjamin foi como um mestre para Warren, e através de uma de duas obras, fez abrir os portões do mundo dos investimentos para Buffett!

O livro O Investidor Inteligente de Benjamin Graham é uma das obras mais completas sobre investimentos que já foi feita.

O livro não é tão pequeno, mas fundamental, para você, que quer iniciar a sua trajetória no mundo dos investimentos, ou até mesmo, o mais veterano.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!