CA 600 Abecip

CA 400 - ABECIP

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 12 de março de 2020

E aí, gente boa, tudo beleza? Bem vindos a mais um artigo da nossa super série das certificações financeiras que existem em nosso Brasilsil. Hoje nós iremos conhecer um pouco mais sobre o que é a CA 400.

Tá preparado (a)? Então, já começa dando um play no vídeo aqui embaixo e vem saber tudo o que rola nesta certificação!

O que é CA 400?

A CA 400 é uma certificação bancária da ABECIP, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. E é conhecida como Série CA 400, sendo uma certificação intermediária de crédito imobiliário. Ela vem em seguida da CA 300, e antes da CA 600.

É direcionada aos profissionais bancários que comercializam produtos de crédito imobiliário. E ainda comprova a qualificação para aqueles que trabalham no mercado financeiro que atuem com crédito imobiliário. 

O principal objetivo desta certificação é atender à resolução 3.954 do Banco Central do Brasil. Que promove o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam como correspondentes em nosso país.

Sejam ou não instituições associadas à ABECIP ou voltadas para a comercialização de produtos de crédito imobiliário, devem possuir esse certificado.

Qual é o fundamento desta certificação?

A CA 400 promove qualidade de informação aos consumidores e a população em geral sempre voltado na prática da profissão. E apresenta um programa que pretende:

  • Reconhecer a capacidade técnica e a experiência do correspondente de crédito imobiliário;
  • Incentivar a atualização do profissional – sempre lembrando que é pela atualização que existe data de validade;
  • Elevar os padrões de conduta ética;
  • Fortalecer o mercado de crédito imobiliário.

Curso Online para Certificação CPA10

Quem pode fazer a CA 400?

Primeiro de tudo, a CA 400 é direcionada para quem deseja adquirir conhecimento sobre o crédito imobiliário. Que possui interesse em ingressar ou crescer em uma carreira sendo correspondente imobiliário, para comercializar produtos de crédito imobiliário, e correspondente bancário.

E a todos os profissionais que comercializam produtos de crédito imobiliário como profissionais de Instituições Financeiras 

Fique tranquilo que não existe nenhum requisito acadêmico ou exigência de vínculo com uma instituição afiliada a ABECIP para que o candidato realize a prova da CA 400.

Como funciona a prova?

Se formos pesquisar como que funciona a prova da ABECIP, veremos que lá no site estará escrito que ela é uma prova online, mas na verdade ela é computadorizada. 

A data e o horário é escolhido por você mesmo, assim como o local da prova. Então, você vai lá se inscreve, paga a taxinha e escolhe horário e local, sendo que não é necessário nenhum pré-requisito para a sua realização, como já mencionei.

A prova da CA 400 possui 40 questões de múltipla escolha, e você terá duas horas para responder todas as questões. Maas, anote aí: para ser aprovado é necessário ter no mínimo 60% de acertos. E como cai Matemática Financeira, é permitido que leve a calculadora HP 12C.

Ah e lembra que falei de validade? A CA 400, possui validade de 5 anos.

Em questão de conteúdo vigente e atualizações, é válido você saber que: a legislação aplicável à prova é aquela que se encontra vigente e eficaz em até 6 meses antes da realização da prova.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Qual é o conteúdo que cai na prova?

Diferente da Anbima, a ABECIP não revela o percentual de cada conteúdo, sabemos apenas o que cai em cada módulo. E para ficar mais fácil para você conhecer e se atualizar, eu separei aqui embaixo os conteúdos programáticos. Se liga:

Módulo 1 – Sistema Financeiro Nacional – SFN;

Módulo 2 – Sistema Financeiro da Habitação – SFH;

Módulo 3 – Sistema Financeiro Imobiliário – SFI;

Módulo 4 – Negócios e Garantias Imobiliárias;

Módulo 5 – Produtos para Pessoa Física;

Módulo 6 – Seguros/Seguradoras;

Módulo 7 – Código de Defesa do Consumidor/Ouvidoria/Ética;

Módulo 8 – Matemática Financeira.

Tenho interesse! Como faço minha inscrição?

Para você que ficou interessado nessa certificação, a inscrição para a realização da prova CA 400 deve ser feita direto no site da ABECIP: www.abecip.org.br/certificacoes/ca-400.

A taxa de inscrição custa, agora em 2020, R$ 290,00.

Após a confirmação da inscrição você deve agendar a sua prova.

Há muitas dúvidas em relação a diversos assuntos da prova, por isso vou te explicar as principais que o pessoal possui;

  1. Quem for fazer a prova pode solicitar o cancelamento da mesma duas vezes, significa a alteração da data da prova, desde que seja 8 dias antes da data da prova;
  2. Caso seja realizado o cancelamento da prova, é necessário marcar a mesma novamente dentro do prazo de 7 dias, caso contrário o candidato terá sua inscrição cancelada.

Como estudar?

Agora a grande dúvida: como estudar? E eu te respondo que é para isso que nós da TopInvest estamos aqui para te ajudar! Se liga só nos conteúdos gratuitos que oferecemos:

Além de todo suporte da nossa equipe para tirar suas dúvidas em um atendimento que está sempre a disposição para te ajudar.

Dúvidas, críticas, sugestões? 

Deixe nos comentários abaixo. É sempre um prazer ter seu feedback.

😉 

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *