Nós da TopInvest já ajudamos você a passar nas provas de certificação através dos nossos cursos preparatórios, agora chegou a hora de ajudá-lo a se preparar para o mercado de trabalho.

Isso porque os recrutadores estão cada vez mais exigentes e, além da tradicional entrevista, podem ser aplicados testes, questionários, dinâmicas em grupo, ou a temida redação “quem sou eu”, assunto que vamos tratar hoje.

Ah, se você está procurando uma vaga no mercado financeiro, também vale dar uma conferida nesse artigo sobre como organizar um currículo e como preparar a sua carta de apresentação, são dois assuntos complementares e que unidos podem tornam a sua visibilidade bem maior na hora de ser chamado para uma entrevista e, posteriormente, para uma possível contratação. 

O que é uma redação quem sou eu?

Como o próprio nome já sugere, essa redação é para você falar sobre si. É natural que tenhamos uma certa dificuldade para falar sobre nossas qualidades e defeitos abertamente, mas você precisa ter em mente que essa redação é para o recrutador conhecer um pouco mais quem é você e o porquê ele deveria te contratar. 

É importante ser sincero nessa sua autobiografia, mas tome cuidado para não exagerar nas suas qualidades, nem se colocar para baixo ao falar dos seus defeitos. Você precisa ser realista! É através dela que o recrutador vai te conhecer.

Como fazer uma redação quem sou eu?

Além de ser cada vez mais comum a solicitação da redação, é mais comum ainda dúvidas na hora de partir para a escrita. Mas, vamos lá! Você tem todas as informações, só precisa organizá-las. 

Apresente-se e fale sobre quem você é, vale até contar sobre alguns eventos importantes da sua vida pessoal. Mencione os seus sonhos e explique de que forma essa vaga pode te ajudar com isso. Lembre sempre de ser objetivo e sincero. Com isso, tenho certeza que você irá arrasar!

Qual a estrutura da redação quem sou eu?

Introdução

Faça um apanhado geral sobre o seu perfil, levando em conta suas informações pessoais como: nome, idade, estado civil e cidade em que reside. Nesse momento também aprofunde um pouco mais e fale sobre características que podem ser interessantes para a oportunidade e de que formas elas contribuem para a sua vida profissional.

Desenvolvimento

Nessa fase, utilize o espaço para fazer uma retrospectiva da sua carreira até o momento. Conte experiências relevantes para a vaga que você está concorrendo.

Escreva um parágrafo contando sobre as habilidades que você possui e que se alinham com as necessidades da vaga. Mencione os conhecimentos técnicos que você possui e que o auxiliarão na vaga e também as suas competências comportamentais mais relacionadas a aptidões mentais, emocionais e sociais.

Você pode, por exemplo, falar como se descobriu na sua atual profissão, alguma característica sua que carregue desde a infância. Vale até falar sobre algum momento de dificuldade e como você superou isso.

Escreva também sobre as suas expectativas e aspirações para o futuro.

Conclusão

Esse é o fechamento do texto, utilize o último parágrafo para apresentar os seus motivos para trabalhar na empresa e de que forma você irá contribuir.

O que escrever na redação de emprego quem sou eu?

Fale sobre você

Essa redação tem como tema central você, portanto, escreva como se realmente estivesse se apresentando para alguém. Diga seu nome, idade, onde mora. Pode até contar um pouco sobre sua família e sobre a sua trajetória pessoal.

Fale sobre o que você faz

Escreva sobre o que e onde você estuda/estudou, fale sobre o que faz nas horas vagas, suas habilidades e talentos, seus hábitos de leitura e cultura em geral.

Fale sobre o que acredita

Escreva sobre seus sonhos, seus planos e aonde você quer chegar, profissionalmente falando.

Seja objetivo e sincero

Lembre-se que você está escrevendo sobre quem realmente é. Seja sincero e porte-se como estivesse numa entrevista oral. Seja objetivo e claro no que quer falar. Não adianta mentir sobre alguma característica sua, pois depois terá que comprovar.

O que NÃO escrever na redação quem sou eu?

  • Gírias;
  • Abreviações;
  • Frases soltas e de efeito;
  • Linguagem muito complexa e prolixa;
  • Repetição de palavras.

Como formatar a redação quem sou eu?

  • Fonte: Arial, Cambria ou Garamond;
  • Tamanho: 11;
  • Margem: 2,5;
  • Alinhamento: justificado;
  • Revise a gramática e ortografia.

Como fazer uma redação quem sou eu na hora da entrevista

O que um recrutador analisa nesses textos é a sua capacidade de estruturar ideias, de raciocinar sobre um tema e também o domínio sobre o português. Na prática, ele quer conhecê-lo. 

Em casos de recrutamentos mais seletivos, pode haver a análise do texto por um especialista em grafologia, estudando as letras e a forma geral de sua escrita à mão. Por meio dessa análise é possível descobrir características como o caráter, personalidade, aspectos emocionais e até grau de inteligência.

Portanto, tente escrever de forma legível e com uma redação que faça sentido ao recrutador.

Exemplo de redação quem sou eu pronta

“Meu nome é Kléber Stumpf, tenho 32 anos e sou natural de Santa Catarina. Me mudei ainda na infância para Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, onde vivo até hoje. Moro com minha esposa e tenho 1 filho. 

Sempre gostei de pesquisar e entender mais sobre o mercado financeiro. Por isso, com 16 anos, comecei a investir na Bolsa de Valores.

Desde cedo trabalhei, começando com contabilidade, passando à Agente Autônomo de Investimentos, e por ter muita vontade de compartilhar minhas experiências e conhecimentos com outras pessoas, me tornei professor, consultor financeiro e empresário no ramo do próprio mercado financeiro. 

Com esta minha experiência, consegui em 2011 transformar o sonho de compartilhar informações em realidade, criando a TopInvest Educação Financeira. Nela há a oferta de cursos preparatórios para certificações financeiras.

Durante esta caminhada precisei me dedicar muito para chegar onde cheguei, porém, hoje vejo que todo esforço é válido, pois além de ser um profissional capacitado, continuo sempre aprendendo mais e conseguindo colher os frutos desta batalha. 

Hoje percebi que minha família é o pilar de todo esse caminho e que com determinação e foco sempre buscarei por melhores oportunidades.”

Pronto, agora é só caprichar durante a entrevista!

Percebeu que todas as informações são pessoais? Só você sabe dos seus pontos fortes e fracos e qual a melhor forma de explorar tudo isso. Boa sorte no recrutamento!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!