Quando eu uso a palavra “banco” por aqui, me refiro a esse tipo de instituição de forma geral. Contudo, dentro desta categoria, há outras divisões também. O Corporate Banking, por exemplo, é um deles. Já ouviu falar?

Quais os tipos de bancos e quais as diferenças?

Antes de tudo, vamos dar uma passada rápida por cada tipo de banco existente. Olha só:

Banco de varejo

Bancos de varejo são extremamente conhecidos entre a população. Afinal, essas instituições realizam transações diretamente com pessoas físicas – ou seja, nunca com empresas ou outros bancos.

Investment Banking

Este é um segmento que existe para auxiliar pessoas – sejam elas físicas ou jurídicas – a alocar seu patrimônio em investimentos diversos. Além desta diferença essencial em seu objetivo, um Investment Banking, ao contrário do banco de varejo, não realiza depósitos.

Agora que você já entendeu esses dois tipos de bancos, é hora de voltar ao assunto principal desse artigo:

O que é Corporate Banking?

Um Corporate Banking é, como o próprio nome indica, um banco voltado para corporações, sejam elas públicas ou privadas.

Por contarem com uma renda maior, e também com necessidades diferentes, essas empresas normalmente precisam de alguns serviços de banco que não são comumente solicitados pela população em geral – e, por conta disso, não são ofertados em bancos de varejo. 

Como o Corporate Banking funciona?

Um Corporate Banking funciona, basicamente, por meio do desenvolvimento de produtos mais atrativos para corporações, como linhas especiais de crédito e melhores condições de financiamento. 

É comum, inclusive, que um banco ofereça não apenas serviços de varejo, para a população geral, mas também uma área exclusiva para empresas.

Quais produtos o Corporate Banking oferece?

Ficou curioso para saber quais, exatamente, são os produtos específicos que o Corporate Banking oferece? Dá uma conferida:

  • Assessoria para fusões e aquisições;
  • Reestruturações financeiras;
  • Administração de fundos;
  • Empréstimos;
  • Emissão de debêntures;
  • Ofertas públicas iniciais de ações.

Quais os serviços de Corporate Banking?

Dentre os serviços, eis aqui alguns que posso mencionar:

  • Soluções financeiras;
  • Crédito corporativo;
  • Aplicações financeiras;
  • Assessoria para fusões e aquisições;
  • Assessoria para IPO;
  • Captação de recursos através de dívidas.

Quais são os Corporate Banking?

No Brasil, grande parte dos bancos conhecidos nacionalmente ofertam serviços de Corporate Banking. Banco do Brasil, Santander e Itaú são alguns exemplos. 

No que diz respeito à exclusividade de serviços Corporate, há, ainda, o Banco Comercial – conhecido internacionalmente como Commercial Bank.

Por que preciso saber sobre Corporate Banking?

Na sua carreira, com certeza vai lidar com Corporate Banking, seja trabalhando em um, ou estabelecendo contato com essas instituições. Ademais, esse assunto vai aparecer bastante em muitas provas que você prestará para se tornar um profissional certificado.

Para se aprofundar no assunto e mandar bem nos exames e no seu dia a dia, eu te recomendo os cursos preparatórios para certificações financeiras da TopInvest – basta escolher o curso de acordo com a certificação que você deseja!

Além disso, os cursos de desenvolvimento profissional TopInvest também podem te engrandecer e te deixar por dentro deste e outros assuntos fundamentais do mercado financeiro! 

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!