A economia é a base de praticamente tudo o que deve ser estudado por quem deseja ter uma carreira financeira. Mais do que isso: é uma das bases mais importantes da nossa vida. Por isso, aqui não sobra espaço para a superficialidade. O conceito de economia precisa, sim, ser amplamente compreendido.

E é por isso que eu estou aqui hoje: para te ajudar com essa compreensão. Vamos lá?

O que é economia?

O termo “economia” vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei). Juntos, significam “regras da casa”. Em resumo, é a ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. Logo, tudo o que um ser humano necessita para seu desenvolvimento e comportamento.

Não é à toa que nos conteúdos distribuídos dentro da economia existem as finanças comportamentais. Por isso digo que ela é muito mais do que apenas números.

Além disso, estuda os efeitos da desvalorização da moeda, políticas monetárias e fiscais. Elas, por sua vez, regem as estratégias do governo para manter o equilíbrio e o crescimento saudável da economia do país.

Todas estas políticas estudadas dentro da economia e que estão ligadas ao governo são também conhecidas por Políticas Econômicas. Ou seja, tudo sobre impostos, diminuição ou aumento do Bolsa Família e qualquer coisa que mexa com o dinheiro do governo é chamado de política econômica. Afinal, são conceitos que interferem no bolso de todos.

Há um monte de coisas que devem ser levadas em consideração. Por isso que, para manter o país em equilíbrio, devemos ter as contas e receitas em equilíbrio, para visar o bem estar da população.

Qual é o objetivo principal da economia?

No parágrafo anterior, eu dei um spoiler que responde a essa pergunta. Ou seja, um dos maiores objetivos da economia é garantir o bem estar da população.

Para que esse objetivo maior seja alcançado, a economia desdobra-se em outros. Por exemplo, temos o estudo dos processos econômicos e a distribuição da riqueza.

Além disso, a economia também visa avaliar os resultados do trabalho social e a utilização de recursos, especialmente aqueles que são escassos. 

A partir de tudo isso, é possível avaliar, também, as necessidades da sociedade e adaptar esses recursos de acordo com o que as pessoas do país precisam.

Dessa forma, é possível manter um povo bem e garantir que a economia do país funcione normalmente.

Como a economia funciona?

Quando observamos a economia de maneira ampla, é possível perceber que ela funciona de maneira mecânica e com processos bem delineados.

Seja como for, para entender o seu funcionamento, é preciso compreender suas divisões. 

Quais são as divisões da economia?

Microeconomia

Diz respeito ao comportamento individual ou de uma empresa. Essa é considerada uma matemática mais exata, pois leva em conta questões como o produto individual, demanda, oferta, preços de produtos e de fatores, salários etc.

Macroeconomia

Esta, por sua vez, diz respeito ao comportamento de uma nação, bloco econômico ou do mundo.

Além disso, abrange questões como renda nacional, nível geral de preços, distribuição, produção nacional etc. Por isso que falamos que um comportamento de uma nação é política. É aí é que entram as Políticas Econômicas, sendo que é um comportamento de uma nação, um bloco econômico, dentre outros.

Quais são os conceitos básicos da economia?

Dentro do conceito de economia, existem vários outros conceitos “menores”, digamos assim, que a constituem.

Aqui, eu vou listar alguns deles, além de disponibilizar a você um link para se aprofundar um pouco mais em cada um.

Como aprender sobre os conceitos de economia?

Uma das melhores maneiras de aprender sobre os conceitos de economia é se manter atualizado. Portanto, comece a dar uma atenção especial ao noticiário.

Além disso, é claro, é recomendável que você busque ajuda profissional para se aventurar nesse conceito – e muitos outros que vão fazer parte do seu dia a dia.  É para isso que a TopInvest está aqui. Nós não temos apenas cursos para as certificações, mas também cursos de desenvolvimento profissional para você começar a sua carreira sendo um candidato completo e extremamente atrativo para o mercado de trabalho. Vem com a gente?

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!