Conceitos de Economia provenientes das Ciências Econômicas são os estudos responsáveis pela análise da produção, oferta e demanda dos produtos. Sejam eles bens de consumo ou serviços.

A Economia já foi considerada uma ciência exata, porém, hoje é considerada uma ciência social uma vez que estuda as formas do comportamento humano. Tal comportamento resulta das necessidades humanas e dos recursos disponíveis para satisfazê-las.

Economia

O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei), que juntos fica “regras da casa (lar)”. Sendo a ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. Logo, tudo o que um ser humano necessita para seu desenvolvimento e comportamento.

Não é a toa que nos conteúdos distribuídos dentro da Economia existe as Finanças Comportamentais. Por isso digo que ela é muito mais do que apenas números.

Além disso, estuda também os efeitos da desvalorização da moeda, Políticas Monetárias e Fiscais. Elas regem as estratégias do governo para manter o equilíbrio e o crescimento saudável da economia do país.

Todas estas políticas estudadas dentro da Economia e que estão ligadas ao governo, sempre estaremos falando de Políticas Econômicas. Tudo o que se fala de impostos, diminuição ou aumento do Bolsa Família, qualquer coisa que mexa com o dinheiro do governo é Política Econômica. Visto que, interfere no bolso de todos.

E há um monte de coisas que deve ser levado em consideração. Por isso que para manter o país em equilíbrio, devemos ter as contas e receitas em equilíbrio, para visar o bem estar da população.

Curso Online para Certificação CPA10

Divisões da Economia

Dentro desta grande área há a economia das empresas, a pública e outras diversas. Mas, as principais divisões da Economia são a Microeconomia e a Macroeconomia.

  • Microeconomia: comportamento do individual ou empresa.

Essa é considerada uma matemática mais exata, pois leva em conta questões como o produto individual, demanda, oferta, preços de produtos e de fatores, salários e etc.

  • Macroeconomia: comportamento de uma nação, bloco econômico ou mundo.

Abrange questões como renda nacional, nível geral de preços, distribuição, produção nacional e etc. Por isso que falamos que um comportamento de uma nação é política. E é aí é que entra as Políticas Econômicas, sendo que é um comportamento de uma nação, um bloco econômico, dentre outros.

Concluindo

A Economia no geral, o que importa para nós aqui, é que estuda os comportamentos, benchmarks e conceitos que são encontrados no nosso mercado.

Mapa Mental Conceitos de Economia, Infografico Conceitos de Economia