Certificações Financeiras

Política Monetária - Controle da Oferta de Moeda

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

A palavra monetária é derivada do termo moeda. Aqui já podemos compreender que a política monetária irá interferir da oferta e demanda de moeda, ou seja, do dinheiro.

De forma simples, podemos definir como política monetária, o controle da oferta e demanda de moeda na economia.

Chamamos de política monetária o conjunto de ferramentas que o governo tem através de suas autoridades monetárias e são utilizadas com a finalidade de equilibrar o sistema econômico.

  • As principais ferramentas de política monetária são:
  • Recolhimento compulsório (realizado pelo BACEN);
  • Redesconto bancários (também realizado pelo BACEN);
  • Open Market (compra e venda de títulos públicos);
  • Alteração na taxa Básica de Juros (definida pelo COPOM);

No Brasil, a política monetária é realizada através das diretrizes do CMN (Conselho Monetário Nacional) que é o órgão máximo de nosso sistema financeiro.

Baseando-se nessas diretrizes o Banco Central do Brasil (BACEN) executa as políticas expansionistas ou contracionistas.

Política Monetária Contracionista

Quando aplicada uma política monetária restritiva pelo BACEN, o objetivo é a diminuição da quantidade de moeda em circulação. Isso ocasiona o desaquecimento ou a manutenção da economia visando principalmente a contenção da alta inflação.

Política Monetária Expansionista

Em contrapartida quando é aplicada uma política expansionista o governo visa o aumento do crescimento econômico através do aumento da quantidade de moeda em circulação.

Curso Online para Certificação CPA10

A aplicação da política monetária contracionista ou expansionista visa adequar a situação econômica do país de acordo com o momento econômico atual.

Em momentos de crise como o de 2008 os governos aplicam medidas expansionistas como a redução da taxa de juros e compra de títulos públicos em Open Market objetivando aumentar a quantidade de moeda em circulação.

Uma maior quantidade de moeda em circulação acaba influenciando no crescimento da nação.

Em contrapartida, nos momentos de bom crescimento econômico e com inflação alta, os governos executam políticas monetárias contracionistas como a elevação da taxa de juros e venda de títulos em Open Market. Este tipo de política monetária visa a diminuição da moeda em circulação e a manutenção ou redução das taxas de inflação.

Aqui quando tratamos de taxas de juros, me refiro sempre a Taxa Selic Meta, definida pelas reuniões do COPOM.

A Taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira e, com base nesta taxa são remunerados os título públicos o que também influencia diretamente nos custos de investimentos e empréstimos das instituições financeiras públicas e privadas.

No Brasil o objetivo da política monetária é a manutenção da Meta de Inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional hoje fixada em 4,50% ao ano com uma margem de 2% para mais (6,50%) ou para menos (2,50%).Veja abaixo um pouco mais sobre cada uma das ferramentas de política monetária.

Recolhimento Compulsório

O Recolhimento compulsório é uma das principais ferramentas de Política Monetária utilizado pelo BACEN (Banco Central do Brasil).

Através de uma definição simples podemos afirmar que o depósito compulsório é um depósito obrigatório feito pelos Bancos Comerciais junto ao Banco Central.

Um percentual pré estabelecido de todos os Depósitos á Vista (Conta Corrente) e outros produtos como Conta Poupança recebidos pela instituição financeira são compulsoriamente depositados no Banco Central.

O percentual deste recolhimento compulsório é determinado pelo próprio BACEN, de acordo com as intenções do governo federal de expansão ou contração da economia.

Open Market

As operações de mercado aberto são mais conhecidas pelo seu termo original em inglês, Open Market.

Esta operação consiste utilização da compra e venda de títulos públicos como ferramenta de política monetária.

O Open Market é um dos instrumentos mais eficazes pois consegue equilibrar a oferta de moeda em no curto prazo. Assim como o Recolhimento Compulsório visto acima, o Open Market é realizado pelo BACEN de acordo com os critérios da política econômica.

A operação tem um funcionamento simples onde se há necessidade de aumentar a circulação de moeda o BACEN realiza a compra (resgate) dos títulos públicos.

Já se a intenção é de diminuir a moeda em circulação o BACEN oferta mais títulos públicos ao mercado

Redesconto Bancário

Outra importante ferramenta de política monetária também de responsabilidade de utilização do BACEN é o redesconto bancário.

O redesconto bancário são os empréstimos realizados pelo BACEN para as instituições financeiras.

Esse empréstimo é realizado pelo Banco Central ocorre quando há falta de moeda em circulação no mercado. O redesconto é praticado com taxas acima dos empréstimos interbancários (DI – Depósito Interbancário).

Quanto maior a taxa menor a quantidade de moeda disponível.

De forma simples podemos afirmar que quando há intenção de aumentar a moeda em circulação, a taxa de juros do redesconto é reduzida e inversamente quando há intenção de diminuir a moeda em circulação ocorre a elevação das taxas de juros do redesconto.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Política Monetária – Controle da Oferta de Moeda”

Rafael Moreira Ruiz

Boa noite. Quando a economia se encontra com inflação alta, o Governo utiliza a política monetária restritiva. Contudo, como essa medida funciona na prática em relação à esses três instrumentos disponíveis? Você lembra de algum exemplo concreto de cada um deles? Obrigado.

Kleber Stumpf

Oi Rafael, tudo bem?

Isso mesmo. São três tipos de política monetária. São elas:
Redesconto;
Open Market;
Depósito Compulsório;

Não são exatamente exemplos, e sim conceitos. Dá uma olhadinha nesse material:
https://www.topinvest.com.br/politica-monetaria/

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Siga-nos no instagram.
Um abraço,
Kléber Stumpf

Larissa Izel

Qual a política monetária o governo deve usar para estimular a queda do preço do dólar.

Kleber Stumpf

Oi Larissa,

Quando falamos de câmbio, estamos falando de política Cambial.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Siga-nos no instagram.
Um abraço,
Kléber Stumpf