Finanças e Investimentos

Como a inflação influência nossas vidas?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 22 de julho de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Há alguns anos atrás em nosso país, era vivido uma época de hiperinflação, a qual modificava muito o dia-a-dia do brasileiro. Visto que, a inflação influência nossas vidas, em função de nossas escolhas pessoais e financeiras.

Falando em escolhas, é óbvio que lembramos muito das Finanças Comportamentais. Esse assunto aparece em nossa mente, principalmente quando falamos de escolhas financeiras.

Até porque, se a inflação influência nossas vidas, bem provável que influênciará nossas escolhas.

A maior inflação já vista

Lá na década de 90, durante o governo do ex-presidente Fernando Collor, o país chegou a ter uma inflação que beirava os 5.000% ao ano.

Sim, você não leu errado, a inflação realmente era nesse valor e pode ser consederada até hoje uma das maiores inflações já vista em nosso país.

Mas, conforme os anos foram passando essa realidade foi se modificando e não acontece mais. 

Curso Online para Certificação CPA10

Contudo, mesmo que ela não chegue a este valor exorbitante, a inflação ainda acarreta em diversas influências particularmente. Principalmente para os investidores. Isso porque, a inflação no Brasil pode ser considerada bem comedida em comparação a inflação dos Estados Unidos.

Inclusive um dos exemplos mais recentes de como a inflação é tão autoritaria, é a crise na Venezuela. O país chegou a pontos de completamente desestruturação, justamente por consequência da inflação no país. 

O motivo disso é que há uma “quebra”, onde não é o desemprego ou a crise fiscal que leva a uma grande crise. Mas, sim o que gera o efeito inflacionário e coloca um país em crise por ficar com um dinheiro que não vale nada ou muito pouco.

A força da inflação influência nossas vidas

É bem óbvio que se uma inflação influência um país – que muitas vezes o leva à crises – ela irá influênciar nossas vidas.

Podemos notar isso constante em nossos cotidianos, visto que, a inflação afeta todos os ambientes e meios inseridos na sociedade.

A influência ocorre porque tudo necessita de dinheiro ou gera valor hoje em dia. E cada vez mais notamos que com um mesmo valor compramos cada vez menos.         

Uma vez poderíamos notar isso de ano após ano. Mas, essa influência está acontecendo cada vez mais rápida e mais vezes durante um curto intervalo de tempo. 

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Como se proteger da inflação?

Apesar de tudo, ainda existem maneiras de proteção contra essa influência. E minha dica sempre é: não espere algo acontecer, busque proteção para o seu dinheiro.

E você pode fazer isso com:

  • Tesouro IPCA;
  • Ações;
  • Fundos de Investimentos Imobiliários;
  • Imóveis.

Sabe por que eu coloquei Fundo de Investimento Imobiliário? Pois, o lucro ganho aqui será através dos aluguéis. E assim como o imóvel que alugamos ao inquilino, todo ano haverá reajuste dos mesmos. Haverá um lucro e você estará protegido contra a inflação.

Nas ações também é exatamente a mesma coisa. Todo o Mercado Financeiro de alguma forma é afetado pela inflação, as ações são uma das formas possíveis para nos proteger.  

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *