Encontrar um método de estudo eficaz para conseguir passar nas certificações é um dos tópicos mais comentados entre os estudantes. De forma geral, eu posso afirmar que a constância é fundamental. Manter o conteúdo fresco na sua cabeça, entende? 

Entretanto, é claro que isso é muito vago e você é alguém que deseja ir além e passar com sucesso nas suas certificações. Por isso, neste artigo, separei algumas dicas preciosas sobre administração do tempo que vão te ajudar a se tornar um profissional certificado no mercado financeiro.

Entenda o seu tempo e o adapte à sua rotina

Há quem acredite que a fórmula mágica para um método de estudo eficaz é simplesmente estudar o máximo que puder — passar dias e horas inteiros estudando. No entanto, estudar não é só sobre quantidade: é sobre qualidade também. Afinal, vale mais a pena duas horas bem aproveitadas de estudo, ou um dia inteiro, no qual você se sentiu cansado e com dificuldade de concentração a maior parte do tempo?

Lembre-se de que você é um ser humano, o que significa que seu corpo necessita de calma e descanso para absorver bem o conteúdo estudado. Consequentemente, precisa de um método de estudo que leve isso em consideração — e eu tenho um para te apresentar.

O método da constância

As dicas de administração do tempo que eu vou mostrar agora são baseadas nos métodos de estudos criados para os cursos da TopInvest. 

Para os cursos básicos, por exemplo, como o da CPA 10, recomendo uma rotina de 15 dias de estudo. Neste período, você deve estudar duas horas diárias, sem esquecer do intervalo de 30 minutos (que pode ser dividido em mais de um intervalo, caso ache melhor). 

Para cursos que exigem mais, como o da CEA, reserve 25 dias para estudar. A carga horária diária é a mesma, os intervalos também. 

Com esse método, é possível manter a frequência, e ainda unir quantidade e qualidade. Além disso, você não se cansa com facilidade e tem tempo de sobra para absorver o conteúdo que deve ser aprendido.

E é claro que é preciso adaptar essas dicas à sua realidade, afinal, cada um tem sua própria rotina. Se não for possível manter o cronograma de duas horas por 15-25 dias, eu recomendo que a sua agenda seja organizada de forma que pelo menos o conteúdo da semana possa ser devidamente estudado e revisado. Encare isso como uma meta!

E por falar em revisar, é muito importante não esquecer de usar o seu tempo para refrescar a sua memória sobre o que já foi estudado. O ponto aqui é que aprender não significa apenas decorar: é necessário saber de verdade o conteúdo. Para isso, qual o segredo? Revisar!

Se comprometer é o melhor jeito de estudar para as certificações

Acredite: esse método que eu te mostrei dá certo. Com ele, você não trava e está pronto para obter a sua certificação em menos tempo. Entretanto, é claro que, para dar certo, é necessário muito comprometimento. E disciplina!

Afora isso, lembre do básico: esteja descansado, mantenha-se calmo e confie na sua dedicação. Com tudo isso garantido, sua certificação com certeza vai ser conquistada.