CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Neste artigo trataremos sobre a estrutura do sistema financeiro nacional, o SFN. Como vimos anteriormente nas Funções do Sistema Financeiro Nacional o mesmo teve início com oArt.192 do Código Civil e a Lei 4.595 que trata da criação do BACEN (Banco Central do Brasil) que vem substituir a SUMOC. Já a Lei 6.385 trata da criação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que passa a ser responsável pelo mercado de capitais.

Nesta lei também estão previstas todas as normas que os participantes que compões a estrutura do sistema financeiro nacional deverão cumprir e trazendo então a estrutura do sistema financeiro nacional.

Subdivisões da Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

Para uma melhor compreensão da estrutura do Sistema Financeiro Nacional podemos dividi-lo em três subsistemas, sendo eles o normativo, o supervisor e o operacional.

Veja abaixo os subsistemas da estrutura do sistema financeiro nacional:

Subsistema Normativo

O subsistema na estrutura do sistema financeiro nacional é normativo. Sua composição se dá pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Veja abaixo uma breve descrição.

a) Conselho Monetário Nacional: É o órgão máximo do sistema financeiro nacional e estritamente normativo. Responsável pelo desenvolvimento da política econômica e diretrizes do funcionamento do sistema financeiro normatizando através de deliberações e resoluções sendo o BACEN o órgão responsável pela execução divulgação.

Subsistema Supervisor

Nesta subdivisão da estrutura do sistema financeiro nacional estão os órgãos executivos do SFN, hierarquicamente estão localizados abaixo do CMN (Conselho Monetário Nacional) e são os responsáveis pela execução e fiscalização das normas do sistema financeiro.

Banco Central do Brasil – BACEN: Responsável pela autorização, fiscalização e execução das instituições financeiras e também de emitir papel moeda. É uma autarquia ligada diretamente ao Ministério da Economia.

Comissão de Valores Mobiliários – CVM: Também é uma autarquia ligada ao Ministério da Economia, porém com a função de zelar pela manutenção e o melhor funcionamento do Mercado de Capitais fiscalizando, autorizando e executando as instituições ligadas ao mercado de capitais.

Superintendência de Seguros Privados – SUSEP: Assim como o BACEN e a CVM a SUSEP também é uma autarquia ligada ao Ministério da Economia com o intuito de fiscalizar, autorizar e executar o mercado de seguros e títulos de capitalização assim como habilitar os corretores de seguros.

ANBIMA: Associação de Bancos e Corretoras de Valores que representa os participantes do mercado de capitais brasileiro com o intuito de fortalecer estes mercados através do desenvolvimento econômico e social do país

Agentes Especiais

Dentro do sistema podemos incluir alguns agentes especiais, porém que estão abaixo na Hierarquia e também devem seguir todos os normativos

Banco do Brasil: O banco do Brasil é uma instituição financeira e também um banco múltiplo de economia mista controlada pela união que auxilia o governo federal em importantes serviços bancários como atuar em função do Banco Central como compensador de cheques e outros papéis. Outras importantes atribuições do Banco do Brasil são o auxílio ao comércio internacional e vasto atendimento na área agrícola.

Caixa Econômica Federal: Também é um banco múltiplo de controle da união porém de economia fechada tem como finalidade auxiliar o governo sendo o braço da habitação controlando o importante programa do governo federal Minha Casa Minha Vida além de outros programas sociais como o Bolsa Família e também responsável pela manutenção das contas do FGTS.

Curso Online para Certificação CPA10

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social: Apesar do nome o BNDES – Banco de Desenvolvimento NÃO é um banco e sim uma empresa pública que auxilia no subsídio de atividades importantes para a nação com o intuito de amenizar as diferenças regionais e gerar desenvolvimento sócio econômico ao país. Lembre-se que o BNDES atua apenas através de bancos e suas redes de agências

BASA – Banco da Amazônia: Tem como objetivo subsidiar o desenvolvimento na região amazônica com recursos exclusivamente do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte). Importante ressaltar que o crédito é concedido apenas para organizações sustentáveis.

BNB – Banco do Nordeste do Brasil: O financiamentos realizados pelo Banco do Nordeste do Brasil são provenientes do governo federal através do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) subsidiando setores da produção privada e gerando empregos e desenvolvimento a região nordeste do país.

Subsistema Operacional

Por último temos o subsistema operacional da estrutura do sistema financeiro nacional. Aqui estão as instituições financeiras podendo elas serem financeiras ou não e com ou  sem vínculo com o governo que fazem a intermediação das as operações entre os agentes superavitários e os agentes deficitários.

  • Bancos Comerciais: São as instituições que possuem contas de depósito a vista (conta corrente) e tem o poder de criar moeda escrituraria através de um mecanismo conhecido como efeito multiplicador. Constituídos na forma de sociedade anônima intermediam operações entre os agentes superavitários e deficitários e também prestam serviços como “cobrança bancária”.
  • Cooperativas de Crédito: Diferem dos bancos comerciais principalmente na sua constituição que é na forma de uma sociedade de pessoas (geralmente funcionários de uma empresa ou sindicado) e não possui fins lucrativos. Atuam principalmente no setor primário como a agricultura e prestam serviços semelhantes aos bancos comerciais.
  • Caixas Econômicas: Além da Caixa Econômica Federal existem ainda algumas Caixas Econômicas Estaduais, estas instituições tem por finalidade o atendimento popular geralmente atendendo a benefícios sociais e a população de baixa renda auxiliando o governo com as políticas de poupança popular.
  • Bancos de Desenvolvimento: Especializados em financiamentos de médio e longo prazo através de subsídios governamentais.
  • Bancos de Investimento: São os bancos privados especializados em financiamentos de médio e longo prazo onde o capital é destinado para a aquisição de bens de capital. Captam recursos através de CDB’s e RDB’s (Depósito a Prazo). Não possuem contas de depósito á vista ou movimentadas por cheque. São os responsáveis pelo serviço de Ofertas Públicas de Ações e demais títulos na bolsa de valores.
  • Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento: São conhecidas como financeiras.  Seus recursos são captados através das Letras de Câmbio e tem a função de financiar bens duráveis de alto risco como veículos e eletrodomésticos. Devido a altas taxas de inadimplência e a baixa garantia suas operações são limitadas a 12 vezes o tamanho das reservas.
  • Sociedades de Crédito Imobiliário: Fornecem crédito a operações com a finalidade de auxiliar o mercado imobiliário seja para o desenvolvimento, venda ou aquisição de imóveis. As sociedades de crédito imobiliário captam recursos através de Letras Hipotecárias e Letras de Crédito Imobiliárias.
  • Associações de Poupança e Empréstimo: Também com o objetivo de financiamentos imobiliários efetuam a captação de recursos através de caderneta de poupança, letras de crédito imobiliário ou letras hipotecárias.
  • Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários: São instituições financeiras com múltiplas funções de intermediação no mercado de valores mobiliários através de ordens de compra e venda de seus clientes cobrando taxas e comissões pelos serviços prestados. A partir da decisão conjunta da CVM e BACEN n 17 em 2009 passam também a ser autorizadas a operar em bolsa de valores.

Curso Online para Certificação CPA10

  • Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários: Possuem as mesmas funções que as distribuidoras de valores e até 2009 eram as únicas autorizadas a intermediarem a negociação dos ativos em bolsa de valores.
  • Sociedades de Arrendamento Mercantil: Estas são as instituições autorizadas a realizar as operações de Leasing. Para poder realizar este tipo de operação captam recursos de longo prazo através da emissão de debêntures.
  • Bancos Múltiplos: É caracterizado um banco múltiplo quando uma instituição financeira possui em sua carteira duas ou mais das operações vistas acima, sendo obrigatoriamente uma delas a Carteira de Banco Comercial ou a Carteira de Banco de Investimento.

 Caso o conteúdo não tenha ficado claro, fique a vontade para deixar sua dúvida nos comentários e iremos responder o mais breve possível. Se este artigo e a vídeo aula lhe foi útil, não deixe de compartilhá-lo e clicar em gostei, esta atitude simples é de extrema importância para que possamos continuar desenvolvendo nosso trabalho de educação financeira gratuita e melhorando nosso conteúdo a cada dia.

Subsistema Normativo

O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Veja abaixo uma breve descrição.

a) Conselho Monetário Nacional: É o órgão máximo do sistema financeiro nacional e estritamente normativo. Responsável pelo desenvolvimento da política econômica e diretrizes do funcionamento do sistema financeiro normatizando através de deliberações e resoluções sendo o BACEN o órgão responsável pela execução divulgação.

Subsistema Supervisor

Nesta subdivisão estão os órgãos executivos do sistema financeiro, hierarquicamente estão localizados abaixo do CMN (Conselho Monetário Nacional) e são os responsáveis pela execução e fiscalização das normas do sistema financeiro.

Banco Central do Brasil – BACEN: Responsável pela autorização, fiscalização e execução das instituições financeiras e também de emitir papel moeda. É uma autarquia ligada diretamente ao Ministério da Economia.

Comissão de Valores Mobiliários – CVM: Também é uma autarquia ligada ao Ministério da Economia, porém com a função de zelar pela manutenção e o melhor funcionamento do Mercado de Capitais fiscalizando, autorizando e executando as instituições ligadas ao mercado de capitais.

Superintendência de Seguros Privados – SUSEP: Assim como o BACEN e a CVM a SUSEP também é uma autarquia ligada ao Ministério da Economia com o intuito de fiscalizar, autorizar e executar o mercado de seguros e títulos de capitalização assim como habilitar os corretores de seguros.

ANBIMA: Associação de Bancos e Corretoras de Valores que representa os participantes do mercado de capitais brasileiro com o intuito de fortalecer estes mercados através do desenvolvimento econômico e social do país

Agentes Especiais

Dentro da estrutura do sistema financeiro nacional podemos incluir alguns agentes especiais, porém que estão abaixo na Hierarquia e também devem seguir todos os normativos

 Banco do Brasil: O banco do Brasil é uma instituição financeira e também umbanco múltiplo de economia mista controlada pela união que auxilia o governo federal em importantes serviços bancários como atuar em função do Banco Central como compensador de cheques e outros papéis. Outras importantes atribuições do Banco do Brasil são o auxílio ao comércio internacional e vasto atendimento na área agrícola.

Caixa Econômica Federal: Também é um banco múltiplo de controle da união porém de economia fechada tem como finalidade auxiliar o governo sendo o braço da habitação controlando o importante programa do governo federal Minha Casa Minha Vida além de outros programas sociais como o Bolsa Família e também responsável pela manutenção das contas do FGTS.

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social: Apesar do nome o BNDES – Banco de Desenvolvimento NÃO é um banco e sim uma empresa pública que auxilia no subsídio de atividades importantes para a nação com o intuito de amenizar as diferenças regionais e gerar desenvolvimento sócio econômico ao país. Lembre-se que o BNDES atua apenas através de bancos e suas redes de agências

BASA – Banco da Amazônia: Tem como objetivo subsidiar o desenvolvimento na região amazônica com recursos exclusivamente do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte). Importante ressaltar que o crédito é concedido apenas para organizações sustentáveis.

BNB – Banco do Nordeste do Brasil: O financiamentos realizados pelo Banco do Nordeste do Brasil são provenientes do governo federal através do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) subsidiando setores da produção privada e gerando empregos e desenvolvimento a região nordeste do país.

Subsistema Operacional

 No subsistema operacional estão as instituições financeiras podendo elas serem financeiras ou não e com ou  sem vínculo com o governo que fazem a intermediação das as operações entre os agentes superavitários e os agentes deficitários.

Curso Online para Certificação CPA10

  • Bancos Comerciais: São as instituições que possuem contas de depósito a vista (conta corrente) e tem o poder de criar moeda escrituraria através de um mecanismo conhecido como efeito multiplicador. Constituídos na forma de sociedade anônima intermediam operações entre os agentes superavitários e deficitários e também prestam serviços como “cobrança bancária”.
  • Cooperativas de Crédito: Diferem dos bancos comerciais principalmente na sua constituição que é na forma de uma sociedade de pessoas (geralmente funcionários de uma empresa ou sindicado) e não possui fins lucrativos. Atuam principalmente no setor primário como a agricultura e prestam serviços semelhantes aos bancos comerciais.
  • Caixas Econômicas: Além da Caixa Econômica Federal existem ainda algumas Caixas Econômicas Estaduais, estas instituições tem por finalidade o atendimento popular geralmente atendendo a benefícios sociais e a população de baixa renda auxiliando o governo com as políticas de poupança popular.
  • Bancos de Desenvolvimento: Especializados em financiamentos de médio e longo prazo através de subsídios governamentais.
  • Bancos de Investimento: São os bancos privados especializados em financiamentos de médio e longo prazo onde o capital é destinado para a aquisição de bens de capital. Captam recursos através de CDB’s e RDB’s (Depósito a Prazo). Não possuem contas de depósito á vista ou movimentadas por cheque. São os responsáveis pelo serviço de Ofertas Públicas de Ações e demais títulos na bolsa de valores.
  • Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento: São conhecidas como financeiras.  Seus recursos são captados através das Letras de Câmbio e tem a função de financiar bens duráveis de alto risco como veículos e eletrodomésticos. Devido a altas taxas de inadimplência e a baixa garantia suas operações são limitadas a 12 vezes o tamanho das reservas.
  • Sociedades de Crédito Imobiliário: Fornecem crédito a operações com a finalidade de auxiliar o mercado imobiliário seja para o desenvolvimento, venda ou aquisição de imóveis. As sociedades de crédito imobiliário captam recursos através de Letras Hipotecárias e Letras de Crédito Imobiliárias.
  • Associações de Poupança e Empréstimo: Também com o objetivo de financiamentos imobiliários efetuam a captação de recursos através de caderneta de poupança, letras de crédito imobiliário ou letras hipotecárias.
  • Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários: São instituições financeiras com múltiplas funções de intermediação no mercado de valores mobiliários através de ordens de compra e venda de seus clientes cobrando taxas e comissões pelos serviços prestados. A partir da decisão conjunta da CVM e BACEN n 17 em 2009 passam também a ser autorizadas a operar em bolsa de valores.
  • Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários: Possuem as mesmas funções que as distribuidoras de valores e até 2009 eram as únicas autorizadas a intermediarem a negociação dos ativos em bolsa de valores.
  • Sociedades de Arrendamento Mercantil: Estas são as instituições autorizadas a realizar as operações de Leasing. Para poder realizar este tipo de operação captam recursos de longo prazo através da emissão de debêntures.
  • Bancos Múltiplos: É caracterizado um banco múltiplo quando uma instituição financeira possui em sua carteira duas ou mais das operações vistas acima, sendo obrigatoriamente uma delas a Carteira de Banco Comercial ou a Carteira de Banco de Investimento.
Mapa Mental Sistema Financeiro Nacional

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33 Replies to “Estrutura do Sistema Financeiro Nacional”

EVELLYN DAUZAKER

Ótimo ! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.

gleydida fernanda

parabéns excelente conteúdo !!!

Poliana

Valeu, Gleydida! 😉

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest
Um abraço,
Kléber Stumpf

Kelly santos

muito bom obrigado vai mim ajudar muito

Kleber Stumpf

Valeu Kelly,

TMJ!

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Siga-nos no instagram.
Um abraço,
Kléber Stumpf

Wangela

Amei..irá me ajudar muito parabéns..

Kleber Stumpf

Oi Wangela, tudo bem com você?

Que bom que gostou.

😉

Qualquer coisa só me chamar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

Mariana

Muito bom!

Kleber Stumpf

Que bom que você gostou Mariana!

Qualquer dúvida estou sempre a disposição.

😉

Qualquer coisa só me chamar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

ozeni andrade

CurtI bastante o conteúdo com fácil entendimento devido a escrita ter sido sábia sem rodeios.Estou estudando para concurso.

Kleber Stumpf

Oi Ozeni, tudo bem com você?

Que bom que você gostou. Espero que este conteúdo te ajude na aprovação.

😉

Qualquer coisa só me chamar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

lucas

qual a verdadeira ação do SFN

Kleber Stumpf

Oi Lucas, tudo bem?

O Sistema Financeiro Nacional na verdade é uma estrutura. O objetivo dele é o melhor funcionamento possível da transferência de recursos entre os agentes econômicos.

😉

Qualquer coisa só me chamar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

Miranda

Nossa ajudou muito ,e de forma clara com linguagem facil de entender

Obrigadac

Kleber Stumpf

Oi Miranda, tudo bem?

Que bom que você gostou!

Qualquer dúvida só chamar.

😉

Qualquer coisa só me chamar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

malena castro

amei o conteudo… estou estudando pra conscurso publico e o conteudo bem expicado. parabens…

Kleber Stumpf

Oi Malena, tudo bem?

Que bom que você gostou do conteúdo!

É muito gratificante para mim poder lhe ajudar nos seus estudos.

Venha participar do nosso grupo no facebook.

😉

Qualquer coisa só me chamar.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

ronalto euripedis

Super objetivo , conteúdo muito esclarecedor.

Kleber Stumpf

Que bom que Gostou Ronalto,

Fico realmente muito feliz em poder ser útil.

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA.

Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber Stumpf

Tamara

Olá primeiramente obrigado pelo conteúdo e se não for incômodo gostaria de esclarecer uma dúvida, a PREVIC é ou não uma entidade supervisora do SFN?
Abraço.

Kleber Stumpf

Bom dia Tamara,
Fico contente em poder ajudar.

Sim, mas a Previc é voltada aos fundos de pensão. Como o conteúdo é voltado a CPA10 e CPA20 não menciono a previc.

Qualquer dúvida que tiver estou sempre a disposição.

Visite também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/topinvestbrasil?sub_confirmation=1

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf

Helison Oliveira Leite Silva

Bom dia. Primeiramente quero parabenizar pelo conteúdo e forma de explicar a matéria, vocês estão de parabéns. Gostaria de saber se vocês têm o link para download das apostilas? Eu costumo fazer anotações em cima do material para melhor fixar.

Kleber Stumpf

Muito obrigado Helison,

Fico muito contente que você tenha gostado.

Infelizmente como a única remuneração de todo o site é através da veiculação de anúncios do Google que são veiculados não consigo mais disponibilizar o material para download.

Em contrapartida você tem acesso a todo o material organizado neste link: https://topinvest.com.br/cpa10-certificacao-financeira/

Visite também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/topinvestbrasil?sub_confirmation=1

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf

Luis Felipe de Souza

Boa noite, iniciei meus estudos hoje (02/02/2017), provavelmente não irei conseguir realizar a prova antes de março, onde ocorrerá mudanças no conteúdo da prova. Mas mesmo assim, continuarei estudando por aqui e gostaria de saber se você irá atualizar a página com os novos conteúdos que serão cobrados.

Kleber Stumpf

Boa tarde Luis,
Tudo bem?

Sim. Inclusive já está em processo e atualização. Nesta página ( https://topinvest.com.br/cpa10-certificacao-financeira/ ) onde consta o conteúdo completo já está de acordo com a atualização e os itens que serão retirados entre parênteses.

Qualquer dúvida fico sempre a disposição!

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf

Ricardo Donisete Mansini

Gostei muito da forma como as aulas são colocadas

TopInvest

Bom dia Ricardo,
Fico contente em poder ajudar!

A intenção é esta. Sempre que precisar estou a disposição aqui nos comentários!

Por favor, curta a minha página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e não esqueça de compartilhar o conteúdo para que eu possa continuar trazendo cada vez mais conteúdos de qualidade gratuitos.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf

Carolina

Bom dia
Gostaria de saber o significado da sigla AGOs

TopInvest

Bom dia Carolina, tudo bem?
Erro meu, deveria ter colocado o significados.
AGOs são Assembleias Gerais Ordinarias = AGO
São as assembléias obrigatórias aos fundos de investimento.

Qualquer coisa que precisar, pode me chamar aqui nos comentários.

Por favor, curta a minha página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e não esqueça de compartilhar o conteúdo para que eu possa continuar trazendo cada vez mais conteúdos de qualidade gratuitos.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf

Iara Ferreira

Comei a estudar agora, e as videos aulas me ajudaram a compreender melhor o conteúdo… estou amando

TopInvest

Que ótimo Iara,
Qualquer dúvida que tiveres podes deixar nos comentários que te ajudo.

Por favor, curta a minha página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e não esqueça de compartilhar o conteúdo para que eu possa continuar trazendo cada vez mais conteúdos de qualidade gratuitos.

Um abraço,
Kléber H. Stumpf

RANIERE C FLOOTHUIS

MUITO BOM!!

kleber

Muito obrigado Raniere, ficamos muito contente em poder ajudar.

Por favor, não deixe de curtir nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,

Equipe TopInvest