Certificações Financeiras

COPOM - Comitê de Política Monetária

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Comitê de Política Monetária  (COPOM) foi instituído em 1996 com o objetivo de definir a taxa de juros básica do Brasil, a Taxa SELIC).

A criação deste comitê buscou dar maior transparência e independência ao BACEN no processo de decisão da taxa de juros base da economia doméstica (SELIC). O COPOM é uma reunião que ocorre de forma semelhante em quase todos os países desenvolvidos como EUA e Alemanha.

Em 1999 foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional o decreto 3.088 que cria a sistemática de metas de inflação como a diretriz de política monetária. Tornando assim a taxa de juros como a principal de ferramenta de Política Monetária.

No texto do decreto 3.088 também fica regulamentado, que uma vez que as metas de inflação não forem cumpridas, caberá ao presidente do BACEN, em uma carta aberta direcionada ao Ministro da Economia justificando os motivos pelo não cumprimento da meta inflacionária. E quais serão as medidas adotadas para o retorno da inflação ao centro da meta estabelecida.

As reuniões ordinárias do COPOM são realizadas em dois dias, sendo a primeira sessão na terça feira e a segunda reunião na quarta feira. São ao todo oito reuniões durante o ano – a cada 45 dias – e o seu calendário, é divulgado ainda em junho do no ano anterior.

A diretoria do COPOM é composta pelo presidente que detém o voto de qualidade (ou voto de minerva) e mais oito diretorias conforme disposto abaixo:

  • DIRAD: Diretoria de Administração
  • DIREX: Diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Recursos Corporativos
  • DIFIS: Diretoria de Fiscalização
  • DIORF: Diretoria de Organização do Sistema Financeiro e controle de Operações de Crédito Rural
  • DIPEC: Diretoria de Política Econômica
  • DIPOM: Diretoria de Política Monetária
  • DINOR: Diretoria de Regulação
  • DIREC: Diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania

Curso Online para Certificação CPA10

No primeiro dia de reuniões são apresentadas as análises da economia nacional, abordando temas como inflação, atividade econômica, finanças públicas, balança de pagamentos, reservas internacionais, economia externa, e demais variáveis macroeconômicas.

Esta primeira reunião pode ser aberta a imprensa e demais economistas, já no segundo dia a reunião é fechada e exclusiva aos membros do COPOM e o chefe do Depep, este sem direito a voto.

Após a análise dos dados da conjuntura econômica são apresentadas possíveis alterações na taxa de juros a curto prazo.

Ao final da reunião, encaminha-se a votação das alternativas buscando sempre o consenso e então a decisão final com a alteração ou não da taxa SELIC meta e divulgada a imprensa.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *