Olá, galera bonita, tudo bem com vocês? Preparados para mais um momento com super conteúdo? Hoje trago aqui mais um capítulo da nossa série de conhecimentos sobre as certificações. E descobriremos neste artigo o que é a CGA.

Você sabe de onde vem? Como vive? Do que se alimenta?

Calma, calma lá que é só você já ir dando um play aqui no vídeo que você saberá tudo!

O que é CGA?

Para que você já fique familiarizado, a CGA também é certificação da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. E seu nome completo significa Certificação de Gestores da Anbima.

A CGA é destinada aos profissionais que desempenham atividades de gestão profissional de recursos de terceiros. Atuando na gestão de carreira de títulos e valores mobiliários. E ainda, aqueles que tenham alçada ou poder de decidir por investimentos (compra e venda) dos ativos inteligentes da referida carreira. 

Basicamente, quem faz a CGA é porque irá abrir um Fundo de Investimento.

Quem pode fazer a CGA?

Primeiro de tudo essa certificação se destina a quem quer adquirir conhecimento sobre gestão de carteira de investimentos.

Quem possui interesse em ingressar ou crescer em uma carreira do mercado financeiro, como gestor de carteiras, e a todos os profissionais que trabalham na gestão de carteira de investimentos.

Fique tranquilo que da mesma maneira que a CPA 10, CPA 20 e CEA, aqui não existe nenhum requisito acadêmico ou exigência de vínculo com uma instituição afiliada à ANBIMA para que o candidato realize a prova da CGA.

Curso Online para Certificação CPA10

Como funciona a prova?

Se formos pesquisar como funciona a prova da ANBIMA, veremos que lá no site estará escrito que ela é uma prova online, mas na verdade ela é computadorizada. Você vai lá, paga a taxinha de inscrição e vai até um local, já definido, e faz a prova em um computador. A data e o horário é escolhido por você mesmo, assim como o local da prova. 

A prova da CGA possui 2 Módulos que podem ser feitos no mesmo dia ou até em dias diferentes. 

Mas, preste atenção! A prova de cada módulo possui 60 questões de múltipla escolha. Sendo que, cada prova possui duração de 3 horas para ser realizada. E, anote aí: para ser aprovado é necessário ter no mínimo 70% de acertos, ou seja, acertar 42 questões de cada grande módulo.

O prazo máximo para fazer estas duas provas – cada módulo – é de 36 meses. 

Qual é o conteúdo que cai na prova?

Bom, você já sabe que o que é CGA e que nela há dois grandes módulos. Porém, para que fique tudo mais claro, separei tin tin por tin o que você precisa saber sobre eles. Se liga:

  • Módulo I – fala sobre os Fundamentos Financeiros;
  • Módulo II – fala sobre Gestão de Carteiras. 

De acordo com o edital, os dois módulos são contínuos. Olha só:

Módulo I:

  • Módulo 1 – Métodos Quantitativos: 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 2 – Economia: 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 3 – Análise de Relatórios Financeiros: 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 4 – Finanças Corporativas: 4 a 6% – 3 a 4 questões
  • Módulo 5 – Mercados: 4 a 6% – 3 a 4 questões
  • Módulo 6 – Renda Variável: 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 7 – Renda Fixa: 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 8 – Derivativos : 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 9 – Investimentos no Exterior: 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 10 – Ética: 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 11 – Legislação e Regulação: 8 a 12% – 5 a 7 questões

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

E esses são os conteúdos da prova do Módulo I. Só que a prova do Módulo II, continua contando do mesmo lugar. Por isso falei que ela é contínua. Olha só:

Módulo II:

  • Módulo 12 – Teoria Moderna de Carteiras: 4 a 6% – 3 a 4 questões
  • Módulo 13 – Modelos de Precificação: 4 a 6% – 3 a 4 questões
  • Módulo 14 – Finanças Comportamentais: 4 a 6% – 3 a 4 questões
  • Módulo 15 – Processo de Gestão e Política de Investimentos (Investment Policy Statement – IPS): 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 16 – Formação de Expectativas, Alocação de Ativos e Rebalanceamento: 18 a 22% – 11 a 14 questões
  • Módulo 17 – Gestão de Carteiras – Renda Variável: 13 a 17% – 8 a 11 questões
  • Módulo 18 – Gestão de Carteiras – Renda Fixa: 13 a 17% – 8 a 11 questões
  • Módulo 19 – Investimentos Alternativos: 4 a 5% – 3 a 4 questões
  • Módulo 20 – Avaliação de Desempenho: 8 a 12% – 5 a 7 questões
  • Módulo 21 – Gestão de Risco: 8 a 12% – 5 a 7 questões

Portanto, são duas provas com o total de 21 módulos e 120 questões para serem feitas em 6 horas, que é 3 horas para cada grande módulo.

Curso online para Certificação CPA20

Tenho interesse! Como faço minha inscrição? 

A inscrição para a prova da CGA deve ser feita direto no site da Anbima: www.anbima.com.br, opção “Educar” e selecionar a certificação desejada.

A taxa de inscrição custa, agora em 2020, R$ 573,00 para candidatos vinculados à ANBIMA, ou seja, para pessoas que trabalham com Fundo de Investimentos e quem trabalha em bancos.

E para quem ainda não é vinculado e está buscando a vaga, o valor sai de R$ 688,00. Lembre-se que esse valor é por prova, então não esqueça de multiplicar por dois o valor de cada taxa. 

Após a confirmação da inscrição você terá 60 dias para agendar sua prova.

Há muitas dúvidas em relação a diversos assuntos da prova, por isso, vou te explicar as principais que o pessoal possui:

  1. Quem for fazer a prova pode solicitar o cancelamento da mesma duas vezes, significa uma alteração da data da prova, desde que seja 8 dias antes da data da prova;
  2. Caso seja realizado o cancelamento da prova, é necessário marcar a mesma novamente dentro do prazo de 7 dias, caso contrário o candidato terá sua inscrição cancelada.

Como estudar?

Agora a grande dúvida: como estudar? E eu te respondo que é para isso que nós da TopInvest estamos aqui para te ajudar! Se liga só nos conteúdos gratuitos que oferecemos:

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!