Saiba porque você deve fazer AGORA a prova do CFP! Ou melhor, se preparar para ela.

São apenas 181 mil profissionais certificados no mundo inteiro e no Brasil esse número é bem menor. Ou seja, uma excelente oportunidade de mercado para você! Segundo algumas entrevistas com a Planejar e sites de empregos, a quantidade de profissionais CFP não chega ainda a 6 mil por aqui. Ah, além disso a remuneração pode variar de 5 a 22 mil reais por mês.

Quer mais motivos ou esses já te convenceram?

Além de tudo isso que eu já te falei, eu já vou deixar aqui listado os 5 motivos para você fazer essa certificação. Aí a decisão é sua de querer ou não fazer essa revolução em sua carreira profissional.

Eu, se fosse você, lia com atenção! 

  1. Conhecimento;
  2. Concorrência;
  3. Reconhecimento;
  4. Remuneração;
  5. Flexibilidade.

Ficou curioso? Então vem que eu te conto mais!

Primeiro, vamos entender o que significa a sigla CFP. O termo é em inglês e significa Certified Financial Planner, que traduzindo significa: Planejador Financeiro Certificado. Essa é uma certificação internacional e uma das mais almejadas do Mercado Financeiro.

A CFP é obrigatória para profissionais que atuam no segmento de private banking, do ponto de vista profissional. Diferente da ANCORD e da CEA, essa é uma certificação muito mais completa, justamente porque ela te prepara para ser um planejador financeiro. Essa é uma prova ampla e completa, onde você vai aprender, por exemplo, sobre: mercado financeiro e de capitais, gestão de investimentos, análise de investimentos, planejamento sucessório, planejamento tributário, etc. 

Você se torna apto para montar um planejamento financeiro eficiente, independentemente da fase em que o investidor se encontra. Por isso, eu costumo dizer que com essa certificação, você aplica, de fato, todas as teorias do mercado financeiro. 

Como eu já falei, o CFP não atua apenas distribuindo produtos de investimento. Essa certificação destina-se a quem deseja ser no mundo financeiro: planejador, orientador, assessor, consultor ou coach. Além disso, o profissional busca criar e analisar o planejamento como uma estratégia para equilibrar ganhos e despesas do seu cliente. Planejar as finanças significa ter um equilíbrio e segurança nas necessidades e investimentos. Essa é uma profissão prática onde você vai poder colocar executar tudo que aprendeu durante o curso.

A prova da CFP segue os moldes das provas internacionais. Aqui no Brasil, ela é oferecida pela Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Ela é filiada ao FPSB, o Financial Planning Standards Board, que é a entidade que cuida do gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CPFR no mundo, sendo uma das mais reconhecidas no país.

Como eu já falei, um profissional com CFP pode trabalhar em diferentes locais. Segundo a Glassdoor, como analista de private banking, o salário pode variar de  5 a 9 mil reais. Já como gerente de relacionamento, a variação é de 16 a 22 mil reais.  Bom, né? Acho que lendo até aqui você já se convenceu, hein?

Vale lembrar que depois de certificado, você precisa aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar, pois nesta profissão se lida muito com o dinheiro de outras pessoas. Além disso, vale você acessar o site da Planejar para conferir os pré-requisitos para seguir nessa profissão.

Se você ainda está em dúvida, se os meus motivos não foram suficientes, você pode testar o nosso curso durante 7 dias grátis e medir seus conhecimentos no nosso simulado. São mais de 1300 questões com conteúdos de todos os módulos da prova para você se preparar da melhor forma. 

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!