Certificações Financeiras

5 Motivos para fazer a certificação Planejar CFP

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 28 de abril de 2021

Saiba porque você deve fazer AGORA a prova do CFP! Ou melhor, se preparar para ela.

São apenas 181 mil profissionais certificados no mundo inteiro e no Brasil esse número é bem menor. Ou seja, uma excelente oportunidade de mercado para você! Segundo algumas entrevistas com a Planejar e sites de empregos, a quantidade de profissionais CFP não chega ainda a 6 mil por aqui. Ah, além disso a remuneração pode variar de 5 a 22 mil reais por mês.

Quer mais motivos ou esses já te convenceram?

Além de tudo isso que eu já te falei, eu já vou deixar aqui listado os 5 motivos para você fazer essa certificação. Aí a decisão é sua de querer ou não fazer essa revolução em sua carreira profissional.

Eu, se fosse você, lia com atenção! 

  1. Conhecimento;
  2. Concorrência;
  3. Reconhecimento;
  4. Remuneração;
  5. Flexibilidade.

Ficou curioso? Então vem que eu te conto mais!

Primeiro, vamos entender o que significa a sigla CFP. O termo é em inglês e significa Certified Financial Planner, que traduzindo significa: Planejador Financeiro Certificado. Essa é uma certificação internacional e uma das mais almejadas do Mercado Financeiro.

A CFP é obrigatória para profissionais que atuam no segmento de private banking, do ponto de vista profissional. Diferente da ANCORD e da CEA, essa é uma certificação muito mais completa, justamente porque ela te prepara para ser um planejador financeiro. Essa é uma prova ampla e completa, onde você vai aprender, por exemplo, sobre: mercado financeiro e de capitais, gestão de investimentos, análise de investimentos, planejamento sucessório, planejamento tributário, etc. 

Você se torna apto para montar um planejamento financeiro eficiente, independentemente da fase em que o investidor se encontra. Por isso, eu costumo dizer que com essa certificação, você aplica, de fato, todas as teorias do mercado financeiro. 

Como eu já falei, o CFP não atua apenas distribuindo produtos de investimento. Essa certificação destina-se a quem deseja ser no mundo financeiro: planejador, orientador, assessor, consultor ou coach. Além disso, o profissional busca criar e analisar o planejamento como uma estratégia para equilibrar ganhos e despesas do seu cliente. Planejar as finanças significa ter um equilíbrio e segurança nas necessidades e investimentos. Essa é uma profissão prática onde você vai poder colocar executar tudo que aprendeu durante o curso.

A prova da CFP segue os moldes das provas internacionais. Aqui no Brasil, ela é oferecida pela Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Ela é filiada ao FPSB, o Financial Planning Standards Board, que é a entidade que cuida do gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CPFR no mundo, sendo uma das mais reconhecidas no país.

Como eu já falei, um profissional com CFP pode trabalhar em diferentes locais. Segundo a Glassdoor, como analista de private banking, o salário pode variar de  5 a 9 mil reais. Já como gerente de relacionamento, a variação é de 16 a 22 mil reais.  Bom, né? Acho que lendo até aqui você já se convenceu, hein?

Vale lembrar que depois de certificado, você precisa aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar, pois nesta profissão se lida muito com o dinheiro de outras pessoas. Além disso, vale você acessar o site da Planejar para conferir os pré-requisitos para seguir nessa profissão.

Se você ainda está em dúvida, se os meus motivos não foram suficientes, você pode testar o nosso curso durante 7 dias grátis e medir seus conhecimentos no nosso simulado. São mais de 1300 questões com conteúdos de todos os módulos da prova para você se preparar da melhor forma. 

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *