Já falamos muito sobre princípios éticos como por exemplo o conheça seu cliente (KYC), Chinese Wall e outros termos importantes.

Também abordamos sobre algumas práticas anti-éticas que são completamente ilegais mas relativamente são comuns como Insider Trading.

Continuando sobre o tema de normas e padrões éticos do Sistema Financeiro Nacional no artigo de hoje vou te ajudar a esclarecer o que é Front Running.

Front Running é uma prática bastante similar a Insider Trading e também é utilizado um tipo de Insider Information (informação interna) para sua prática.

Justamente por isso não custa nada fazer uma revisão sobre Insider Information não é mesmo?

O que é Insider Information?

Insider Information nada mais é do que uma informação interna da qual as pessoas que não trabalham na empresa ou o público-geral não possuem conhecimento.

Por exemplo, você ficou sabendo que uma empresa X vai adquirir outra empresa Y somente porque é um colaboradora da empresa X.

Uma vez que esta transação deve ser muita vantajosa, você sabe que as ações dessa empresa Y entrarão em um período de alta. Ou seja, as ações desta empresa serão valorizadas.

Esse conhecimento é chamado de Insider Information e a utilização desta informação para obtenção de lucro é Insider Trading. Porém, vale lembrar que somente é considerado insider information e insider trading para empresas que são negociadas no mercado de capitais ou estão em vias de serem negociadas.

Até porque, saber uma informação de uma empresa que não é negociada no mercado de capitais não teria muita serventia não é mesmo?

Revisado o significado de Insider Information, vamos abordar sobre o Front Running.

O que é Front Running?

Front Running é o uso de uma informação interna e sigilosa (Insider Information) pelo corretor de valores onde ele literalmente “corre na frente” e realiza operações antes de executar a ordem dos seus clientes para obter lucro.

O exemplo mais comum disso ocorre no mercado financeiro quando um corretor recebe um ordem muito grande de  compra ou venda de muitas ações da empresa X de seu cliente.

Sabendo que uma ordem muito grande vai causar oscilação no mercado o corretor coloca a sua ordem (muito menor) antes da ordem do cliente para que seja executada antes e desta forma se aproveitar deste movimento.

A esta prática de pular na frente com a finalidade de obtenção de lucro utilizando-se de informação privilegiada damos o nome de Front Running.

É importante lembrar mais uma vez que, possuir as informações não é crime mas tirar proveito através da prática de Insider Trading e Front Running sim.

Curso Online Preparatório para Anbima CEA

Diferença entre Insider Trading e Front Running?

A diferença entre Insider Trading e Front Running é bem simples. 

Quando falamos de Front Running tratamos exclusivamente da prática de um corretor ou intermediário financeiro “correr na frente” de seu cliente e executar uma ordem menor para se aproveitar do movimento de uma ordem de volume mais expressivo.

Já a prática de insider trading consiste no uso de informações internas e privilegiadas de uma empresa não sendo uma prática exclusiva de um corretor de valores mobiliários (AAI) ou intermediário financeiro.

Qualquer pessoa que trabalhe em uma empresa negociada em bolsa e utilize informações internas para obtenção de lucro próprio (em seu nome ou de terceiros) está cometendo o crime de insider trading.

Caso o conteúdo sobre Front Running não tenha ficado claro, fique à vontade para deixar sua dúvida nos comentários e irei te responder o mais breve possível.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!