Investimentos

Diferenças entre Insider Trading e Front Running

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 30 de março de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estar por dentro de tudo o que pode acontecer no mercado econômico, financeiro e de capitais do nosso país é essencial para quem trabalha dentro deste mercado, e ainda para quem está em busca de uma certificação financeira. Mas, para estar a par do assunto é essencial saber quais são as diferenças entre Insider Trading e Front Running.

Por isso que aqui separei para você as principais características de cada um e suas relações.

Se liga!

Crimes contra o Mercado de Capitais

A primeira coisa que você deve saber é bem isso que falo no título aí em cima. Sim, Insider Trading e Front Running são crimes contra o Mercado de Capitais. 

Isto está disposto na Lei 6.404/76 e 6.385/76 da CVM, bem como sua constituição, do Mercado de Capitais e sobre os crimes.

Curso Online para Certificação CPA10

Quais são as diferenças entre Insider Trading e Front Running?

Vamos para o próximo passo: como entender o conceito se são palavras em inglês. Bom, a grande dica é realmente traduzir as palavras.

Trading significa troca e Insider significa que algo vem de dentro. O Front é algo que vai na frente e o Running é correr. Logo, só com a tradução já possuímos uma clara visão do que é cada um dos crimes:

  • Insider Trading significa uma informação interna: ela ocorre quando alguém usa uma informação que não era pública do mercado, de uma pessoa interna, para obter vantagem
  • Front Running significa correr na frente: ocorre quando alguém obtém vantagem de alguém para ganhar mais dinheiro. Por exemplo: eu já sabia que alguém iria investir em tal ação com milhões de reais, eu corro lá e compro ações antes dela, mas com apenas alguns mils reais. Aí quando ela investir, eu sairei na vantagens dos valores das ações porque a pessoa investiu depois com um capital bem maior. O que também é uma forma de se obter vantagem

Ambos os crimes usam informações privilegiadas para possuir uma vantagem. Só que uma é que você corre na frente com um capital menor para sair na vantagem do outro que vem com capital maior. E a outra é uma coisa bem mais obscura.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Mais a fundo!

Insider Trading:

Insider Trading = Trade Interno

É a utilização de informações privilegiadas que não são de domínio público. Objetiva auferir vantagem no Mercado de Capitais.

Front Running:

Front Running = Correr na frente;

Obtenção de informação antecipada de operações que podem influenciar a formação de preços nos mercados e “pular na frente”. Aqui acontece o conflito de interesses com o do cliente, a principal diferença entre estes dois conceitos.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Diferenças entre Insider Trading e Front Running”

rosi martins

👏👏👏

Poliana

Valeu, Rosi! 😉

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest

Um abraço,
Kléber Stumpf