CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Insider Trading e Insider Infomation

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Já falamos muito sobre princípios, como por exemplo conhecer seu cliente e outros termos importantes do mercado financeiro, como a Chinese Wall. 

Hoje, seguindo este rumo, falaremos de outras duas terminologias muito importantes quando se trata do mercado financeiro, estou falando de Insider Trading e Insider Infomation.

O que é Insider Information?

Insider information, caso se traduza literalmente é “informação interna” e na realidade, é praticamente isso mesmo.

Insider information, nada mais é do que uma informação interna, da qual as pessoas que não trabalham na empresa ou o público em geral não possuem. Por exemplo, você fica sabendo que a empresa X vai adquirir outra determinada empresa Y.

Devido a este motivo e por essa transação ser vantajosa, você saberá que as ações da empresa Y irão entrar em um período de alta, ou seja, as ações dela irão subir e é possível obter ganhos financeiros com isso. Esta informação que você possui, é chamada de insider information.

Vale lembrar que isto é valido apenas para empresas que são negociadas em bolsa de valores. Até porque saber uma informação de uma empresa que não é listada (ou está em processo de IPO) não adianta muito porque não seria possível obter ganhos financeiros com a valorização das ações.

Então, conseguiu entender o que é Insider Information?

Super simples não é mesmo? Agora vamos falar sobre Insider Trading para que você compreenda a diferença entre Insider Trading e Insider Infomation.

O que é Insider Trading?

O Insider Information não é crime pois trata-se apenas de possuir informações relevantes ao mercado financeiro que podem justamente causar o Insider Trading.

Antes de mais nada é de fundamental importância que saiba que a prática de Insider Trading é totalmente ilegal (crime disposto na lei 13.506) e jamais deve ser executado.

Insider Trading é o uso da uma informação privilegiada (Insider Information) inacessível ao mercado e de não conhecimento dos investidores para ganho próprio e de terceiros.

Por exemplo, você ficou sabendo devido a uma informação que ninguém mais terá, que o preço das ações da empresa em que trabalha irão subir e as compra para obter lucros elevados. Este é o caso clássico de Insider Trading.

Curso Online para Certificação CPA10

Outra forma muito comum do Insider Trading é passar essa informação privilegiada para alguém com relacionamento próximo visando dificultar o rastreamento do crime.

Utilizando o caso acima ao invés de você mesmo utilizar a informação é você dá uma de espertinho e faz um acordo com seu amigo de infância. Passa a informação, ele faz a operação e vocês dividem os lucros.

Neste ato também há o uso da informação privilegiada para obtenção de lucro, e será considerado crime como Insider Trading.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *