Fundos de Investimento CPA10

Controles Internos e Chinese Wall: Segregação das atividades

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Os Controles Internos e Chinese Wall possuem muito mais coisas em comum do que você imagina. É uma segregação de atividades que se encontram dentro do módulo de Fundos de Investimentos. Logo, é óbvio que esses assuntos estão relacionados aos fundos.

Controles Internos

Esta é a área bancária responsável em separar e evitar o potencial conflito de interesses entre a área gestão de recursos de terceiros e a de concessão de crédito.

Sendo que, a área de gestão de recursos de terceiros possui como objetivo trazer a maior rentabilidade possível para o investidor. Já a área de concessão de crédito tem como objetivo obter o máximo de spread bancário possível.

Curso Online para Certificação CPA10

Mas, o que é spread?

Nós já estudamos várias vezes sobre esse assunto, mas é sempre bom revisá-lo. O spread é o lucro obtido pelo banco pela diferença da taxa de juros que recebe dos tomadores de crédito, sobre a taxa de juros que tem de pagar ao depositantes de recursos. É a diferença entre a taxa de empréstimo com a taxa de captação.

Taxa de empréstimo > taxa de captação.

Qual é a importância dos Controles Internos?

É importante, pois com um Controle Interno rígido, é possível descobrirmos a definição de responsabilidades de cada um dentro da instituição. Assim, a segregação das atividades trabalha de forma que seja evitado o conflito de interesses, somada a meios de minimizar e monitorar adequadamente áreas identificadas como de potencial conflito da espécie.

Esses meios são maneiras de identificar e avaliar fatores internos e externos que possam afetar adversamente a realização dos objetivos das instituições.

Do mesmo modo, a existência de canais de comunicação que assegurem aos funcionários, segundo o correspondente nível de atuação, o acesso a confiáveis tempestivas. E compreensíveis informações são consideradas relevantes para suas tarefas e responsabilidades.

Como também avalia os diversos riscos associados às atividades da Instituição Financeira.

E com todos esses controles unidos aos canais de comunicação, é permitido:

  • Acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas, de forma que se possa avaliar se os objetivos da instituição estão sendo alcançados. Se os limites estabelecidos e as leis e regulamentos aplicáveis estão sendo cumpridos. E bem como a assegurar que quaisquer desvios possam ser prontamente corrigidos
  • A existência de testes periódicos de segurança para os sistemas de informações. Em especial para os mantidos em meio eletrônico

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Chinese Wall

Para evitar que o tal conflito de interesse e que se possa comprometer a relação fiduciária do administrador com os cotistas, as IFs devem criar procedimentos que segregam essas atividades. Em resumo, a função de administração de recurso de terceiros (Fundos de Investimentos) não pode operar junto da administração de recursos próprios (tesouraria do banco). Essa segregação é conhecida como Chinese Wall.

O Chinese Wall que, em tradução para o nosso bom português significa muralha da China. Representa, literalmente, uma barreira de informações que deve existir em toda Instituição Financeira que se propõe a administrar Fundos de Investimentos.

Em resumo 

Os Controles Internos estão ali para evitar o conflito de interesses e fazer com que o muro continue funcionanado. Desta forma, não ocorrendo uma operação em conjunta para não haver os conflitos de interesse nas instituições.

Visto que, a quantidade de dados que circula no ambiente financeiro pode sim, prejudicar negócios.

Download Gratuito

7 Dicas para conseguir sua Certificação Financeira

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Controles Internos e Chinese Wall: Segregação das atividades”

Daniele

Olá, boa noite.
Gostaria de saber o porque de vários idem não estarem disponíveis.
Do 5. até o último, diversos não consigo abrir.
Agradeço desde já e parabéns pelo trabalho de você, nos ajudam muito.

TopInvest

Boa noite Daniele,

Tudo bem?
Os novos itens são disponibilisados diariamente.
Toda segunda e quarta temos um artigo novo e algumas semanas com conteúdos bônus no meio da semana.

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Equipe TopInvest