Ancord

Quais são os Mercados Regulamentados de Valores Mobiliários?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 9 de julho de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aposto que quando você leu o título você pensou em Bolsa de Valores, não? Só que nos Mercados Regulamentados de Valores Mobiliários a bolsa é só um dos três mercados regulamentados onde é possível regulamentar Valores Mobiliários.

Entendendo os Mercados Regulamentados de Valores Mobiliários

Sim, a muito o que aprender dentro do Mercado Financeiro que é tão importante para sua certificação quanto para a sua carreira.

E os ativos financeiros são muito importantes para seu aprendizado, até porque, estarão quase sempre presentes em sua jornada.

Eles precisam ser negociados em ambientes específicos. Que, além do Ambiente de Bolsa existem mais dois. O Mercado de Balcão Não Organizado e o Mercado de Balcão Organizado.

Curso Online para Certificação CPA10

O que pode ser negociado nesses mercados?

Dentro de cada um destes mercados pode-se negociar os mais variados tipos de Valores Mobiliários. Como CRI, Ações, Futuros, Derivativos, e vários outros.

Sendo que, cada um destes ambientes possui uma característica bem relevante no mercado. E você deve saber quais são:

Ambiente de Bolsa

No Brasil, a única volsa é a B3, que foi originada da fusão entre a BVM&F Bovespa e CETIP em 2017.

Possui um sistema eletrônico de negociação de ativos com grande transparência na formação de preços. E é através do o Home Broker – ferramenta que você deve conhecer – que é possível ter acesso em tempo real ao Book de Ofertas e saber o valor do ativo.

Além disso, no ambiente de bolsa, só é possível negociar com a intermediação de uma CTVM ou DTVM. Sendo que, a B3 atua como Clearing House eliminando o risco de contraparte.

Mercados de Balcão

Aqui também é possível negociar Valores Mobiliários. Só que, a principal diferença é que neste mercado não se faz necessária a intermediação por uma CTVM ou DTVM.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Mercado de Balcão Organizado

Utiliza-se o sistema SOMA – Sociedade Operadora do Mercado de Acesso. Que é muito comum a negociação de ações de empresas menores que não são listadas em Bolsa de Valores.

Por isso, não há o registro das operações, porém sem Book de Ofertas. Aqui não é possível saber o preço de mercado do título.

E ainda dentro deste, existe o mercado desorganizado.

Mercado de Balcão Não Organizado

Sabe o motivo de não ser organizado? A resposta para isso é porque este mercado não utiliza o sistema SOMA. Logo, as negociações não são registradas e também não existe um Book de Ofertas. Geralmente é comum a negociação de CDI e CDBs de bancos menores.

Os Mercados de Balcão são seguros?

Sim, meus caros, é seguro realizar negociações aqui, assim como negociar em Ambiente de Bolsa. A única diferença é o volume de negociações e principalmente o Book de Ofertas.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *