Que o mercado financeiro é bastante amplo, todo mundo já sabe. Logo, quando eu menciono esse termo aqui na TopInvest, é claro que eu estou abrangendo um número enorme de outros assuntos, como investimentos, ações, juros, operações de crédito, economia e muito mais. Bom seria se houvesse um curso de mercado financeiro para absorver tudo isso, não acha?

Pois bem, esse é o motivo pelo qual escrevi esse artigo. Continua comigo que eu vou compilar alguns dos melhores cursos que você pode investir para mandar bem de forma geral nesse assunto!

Quem precisa de um curso de mercado financeiro?

Vai trabalhar no mercado financeiro de alguma forma? Então, você precisa de um curso de mercado financeiro.

Como eu vou mostrar ao longo desse artigo, alguns cursos servem para te habilitar a exercer alguma função específica, enquanto outros têm como objetivo te preparar para esse mercado como um todo.

Logo, por mais que você não tenha nenhum cargo ou tipo de carreira em mente, compreender o setor financeiro é essencial para o seu desenvolvimento profissional.

Quais os cursos online para o mercado financeiro?

A rotina apertada não te dá espaço para encaixar um curso presencial na agenda? Sem problemas, temos aqui alguns ótimos cursos online para o mercado financeiro. Olha só:

FIA – Certificate em Operador de Mercado Financeiro

Investimentos: eis aqui um dos assuntos mais importantes dentro do mercado financeiro. Com esse certificado de Operador de Mercado Financeiro da FIA, você se torna um especialista nisso.

O curso tem nível de pós-graduação e é ministrado por meio de aulas ao vivo. Além da excelente metodologia utilizada, o networking que ele te possibilita pode te fazer avançar – e muito – na carreira.

Se interessou? As inscrições para o FIA – Certificate em Operador de Mercado Financeiro podem ser feitas pelo site da faculdade.

Cursos iPed – Curso Online de Como Funciona o Mercado Financeiro

Estava na busca de um curso super completo sobre o mercado financeiro? Então, acaba de encontrar!

Essa opção te dá um panorama bem amplo sobre a área, passando por assuntos como poupança, mercado de capitais, Taxa Selic, instituições financeiras e muito mais.

As inscrições para o curso Como Funciona o Mercado Financeiro, bem como o cronograma de aulas completo podem ser encontrados no site da iPed! 

PUC-Minas – Mercado Financeiro e de Capitais

Eis aqui mais um curso bastante completo, desta vez promovido por uma das universidades mais respeitadas do Brasil. As aulas são voltadas não apenas para o mercado financeiro de forma geral, mas também para o mercado de capitais.

Ainda, elas foram desenvolvidas a fim de serem valiosas para profissionais de qualquer formação. Ou seja, se você deseja realmente ter uma base sólida sobre o setor, esta é uma boa pedida.

Dá uma olhada nas inscrições do curso Mercado Financeiro e de Capitais da PUC-Minas para saber de todos os detalhes!

Saint Paul – Formação para Mercado Financeiro – Operador/Banker

Estava em busca de um curso mais voltado para as práticas que você enfrentará no seu dia a dia no mercado financeiro? Talvez essa opção da Saint Paul te agrade.

Funciona assim: as aulas se baseiam em técnicas e conceitos que podem ser aplicados na sua rotina. Assim, te torna mais apto a tomar melhores decisões.

O cronograma e as inscrições para o curso de Operador/Banker da Saint Paul podem ser encontrados no site da instituição!

Quais os cursos para o mercado financeiro grátis online?

Não está em condições de, nesse momento, investir em um curso de mercado financeiro? Não tem problema! Felizmente, há muitos cursos incríveis disponíveis, olha só, de graça! E o melhor: desenvolvidos por instituições extremamente renomadas dentro do setor. 

Anbima – Mercado Financeiro de A a Z

O que pode ser melhor do que a própria Anbima te ensinando sobre o mercado financeiro? Este curso é, aliás, perfeito para quem está começando agora a estudar.

Afinal, ele traz realmente um apanhado super amplo e completo do mercado financeiro. Nele, você vai aprender termos desta área, conceitos de riscos, políticas econômicas, Sistema Financeiro Nacional e tudo o mais que te deixará preparado para o futuro.

Bom demais para deixar a oportunidade passar, né? Então, já dá uma olhada na página de inscrições para o curso Mercado Financeiro de A a Z da Anbima!

B3 – Introdução ao Mercado Financeiro e às Bolsas

Mais uma vez, eu te pergunto: já imaginou ter o privilégio de aprender sobre as Bolsas de Valores com a própria B3? Ao longo de sua carreira no mercado financeiro, esse será um assunto bem constante. Logo, se inteirar sobre ele é a melhor decisão que você pode tomar nesse momento.

Por isso, caso queira acessar as inscrições para o curso Introdução ao Mercado Financeiro e às Bolsas da B3, já sabe, certo? – é só acessar o site da Bolsa!

B3 – Teco Medina | Investimentos além da poupança

A B3, além de cursos tradicionais, também tem algumas masterclass com profissionais do mercado financeiro. Neste, por exemplo, temos Teco Medina conversando sobre as razões pelas quais nós ainda somos tão apegados à poupança e como – e por quê – podemos mudar essa crença.

A inscrição para a masterclass Investimentos além da poupança da B3 também é, naturalmente, gratuita!

FGV – Empreendedorismo para o mercado financeiro

Você deve estar bastante ciente de que, nos últimos anos, o tópico “empreendedorismo” vem sendo abordado com indubitável paixão e constância em qualquer mercado. No financeiro, portanto, não poderia ser diferente.

E se você acredita que é útil unir finanças e empreendedorismo – eu te garanto: é bem útil, sim, então você deveria se inscrever no curso Empreendedorismo para o mercado financeiro da FGV!

Escola do Governo

Por fim, eu te recomendo dar uma olhada nos cursos da Escola do Governo. Por lá, mais do que encontrar opções específicas para a área financeira, você ainda tem acesso a cursos que podem ser valiosos para qualquer carreira, como a inteligência emocional no ambiente profissional. Bacana, né?

Qual o melhor curso para o mercado financeiro?

Seria injusto eu te apontar um ou outro curso. Afinal, a verdade é que o melhor curso para o mercado financeiro depende, também, das suas ambições, do seu momento atual e da sua formação. Além disso, é preciso considerar qual metodologia funciona melhor para você – o que vai te ajudar a aprender mais e melhor.

Seja qual for a sua escolha, o que eu recomendo com toda a certeza é que você não deixe de investir em algum dos cursos que listei aqui. Por quê, Kleber? Por mais que, no futuro, você desempenhe alguma função bastante específica, é impossível fugir da necessidade de ter um sólido conhecimento básico sobre tudo o que compõe o mercado financeiro.

Como a TopInvest pode te ajudar a ser um profissional valioso para o mercado financeiro?

A TopInvest também desenvolve cursos que te ajudam a se destacar no mercado financeiro. Além de cursos preparatórios, temos também opções de desenvolvimento profissional. Ou seja, que trabalham habilidades bastante requisitadas no mercado, como inglês para finanças e técnicas de vendas. No blog TopInvest, aliás, você também encontra muitos outros conteúdos como este, que vão te ajudar a se tornar um profissional incrível!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!