Está em busca do seu sonho de tornar-se um bancário? Pois então separamos aqui algumas dicas para você que quer ingressar nessa carreira mas no momento está sem um norte para seguir. Um verdadeiro guia de como trabalhar em um banco privado.

Instituições financeiras no Brasil têm alcançado um tremendo índice de crescimento, principalmente as privadas, o que ocasiona não só um aumento de vagas como um aumento substancial na procura dessas vagas.

Conseguir ingressar nesta carreira, que possui ótimas perspectivas e planos de crescimento dentro das instituições, não é nada fácil, mas estamos aqui para dar um empurrão inicial.

É necessário que o candidato tenha em mente que a concorrência não será fácil, você irá enfrentar uma disputa com concorrentes a altura para conseguir uma vaga, tendo em vista que as instituições são bem criteriosas nos processos seletivos.

A TopInvest preparou para você, aspirante a bancário, dicas iniciais de como conseguir a tão sonhada vaga. Veja as principais formas de ingresso.

Jovem Aprendiz como Experiência

Um jovem (de 14 a 20 anos) que desde cedo já demonstra interesse na carreira bancária tem a possibilidade de participar do programa Jovem Aprendiz.

Essa opção existe em qualquer instituição financeira há essa possibilidade tendo em vista que são muito adeptas desta iniciativa já que precisam preencher 5% de suas vagas com estes aprendizes.

Este aprendiz irá realizar tarefas básicas administrativas e poderá continuar inserido dentro da instituição por até 2 anos.

É importante saber que sem um curso superior no mínimo em andamento você não está apto para a vaga em uma instituição financeira (a não ser que ainda esteja concluindo o ensino médio).

Tendo isso em vista, alguns cursos são preferenciais como Administração, Ciências Atuárias, Contábeis, Direito, Economia, Estatística, Marketing e Sistemas de Informação. Algumas mais do que outras irão aumentar a sua chance de conseguir sua vaga.

Estágio como Experiência e Networking

Antes de completar o seu ensino superior é muito importante que você participe de um programa de estágio.

Afinal toda experiência é válida. Claro que além da experiência, o contato com profissionais experientes e o aprendizado, o salário na área é muito atrativo e uma ótima forma de conseguir uma promoção para ser efetivado de fato.

Como estagiário de uma instituição financeira já é importante que você comece a investir de fato nessa sua carreira.

As certificações financeiras como a CPA 10 e CPA 20 são essenciais neste mercado e outras habilidades como vendas, inglês, excel e matemática financeira também são super valorizadas nessa área.

Curso Online para Certificação CPA10

Deixa eu te dar outra dica valiosíssima. Invista e insista no networking! Aproveite o seu estágio para construir relações com profissionais experientes, afinal quem não aceitaria ser indicado para uma vaga?

Seu tempo de estágio pode ser muito valioso para isso.

Em outro caso, mantenha contato com colegas de estudo de certificações, caso um deles consiga uma vaga, pode acabar indicando você posteriormente. O networking é vital para construir uma carreira neste setor.

Claro, não preciso nem dizer que é importante que você tenha uma facilidade com números.

Principalmente em matemática financeira. Na função de bancário você irá trabalhar com isso diariamente então sua familiaridade com números pode vir muito a calhar.

Como trabalhar em um banco privado como Treinee

Outra forma de como trabalhar em um banco privado para o aspirante que concluiu a pouco tempo a faculdade, é estar alerta aos programas de trainees que surgem.

Sempre é uma ótima opção.

É uma experiência profissional maravilhosa para quem deseja iniciar a sua carreira já ocupando um cargo mais elevado.

Estes programas geralmente duram de 1 a 2 anos e já garantem um salário elevado, acima da média do mercado para alguém que é um recém-formado.

Prepare-se para os processos seletivos, estes são cansativos e concorridos. Na verdade, essas seriam as palavras para classificar qualquer processo seletivo de um banco privado ainda mais nessa modalidade.

Em programas de trainee por exemplo, os candidatos enfrentam triagem de currículos, testes online, dinâmicas de grupo, painéis de negócios e entrevistas presenciais.

Então a melhor estratégia para participar de um processo seletivo de uma instituição iria ser conhecer e entender ao máximo como funcionam e os seus negócios. 

Mostrar sempre o que você tem de melhor pode até ser uma tarefa fácil, mas o truque nessa dica é: fazer isso e não parecer arrogante, seja qual for a vaga que você está enfrentando a seleção.

Mostre que você é motivado e íntegro, tem espírito de equipe e poderia ser um bom líder. Entenda que a instituição espera um funcionário que dará resultados, seja essa pessoa.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Cadastre o currículo online

Por fim não posso deixar de dizer que se você está procurando como trabalhar em um banco privado é importante saber que dentro do site do próprio banco, você irá encontrar uma aba conhecida como “Trabalhe Conosco”.

É dentro deste ambiente virtual que você irá cadastrar seu currículo que irá diretamente para as mãos dos funcionários do RH da instituição financeira aumentando suas chances de passar para a triagem nos próximos processos seletivos.

Listei aqui alguns sites para facilitar seu trabalho:

Se seu perfil for o que a instituição está procurando, esteja preparado para receber a esperada ligação. (Fique de olho em seu e-mail também).

Claro, importante lembrar sempre que você deve atualizar constantemente seu curriculo para que a instituição saiba que ele está ativo. Não adianta nada ter um currículo cadastrado a dois anos e ficar aguardando a chamada. Minha dica é renova-lo mensalmente.

Faça um curso de inglês

O inglês fluente pode ser uma arma para usar a seu favor nos processos de seleção, então antes de uma seleção procure praticar, ou caso ainda não fale muito bem, procure um curso para poder enriquecer o seu currículo.

Uma experiência de intercâmbio também é muito interessante. O mundo literalmente abre as portas para quem é falante da língua inglesa.

Trabalhar em um banco é um sonho que muito profissionais compartilham hoje em dia, já que as instituições só parecem crescer, além é claro de todos benefícios e do plano de carreira que estas oferecem.

Mas não vá pensando que tudo será um mar de rosas, haverão as rotinas de segunda a sexta com jornadas estressantes, prazos e cobranças. É preciso estar preparado psicologicamente para este tipo de função.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!