Nossa vida é feita de momentos, os quais podem ser tranquilos e outros um pouco mais tenebrosos. Mas é essencial sabermos que são processos que fazem parte de nossa caminhada pessoal e profissional. 

Um destes processos costuma ser a temida entrevista de emprego, que é um dos momentos da vida profissional mas decisivos na colocação no mercado de trabalho. E isso não é diferente com com quem pretende ingressar em uma Instituição Financeira (I.F.), isto é, os bancos, cooperativas, corretoras de valores, corretoras de seguros, etc. 

Sermos questionados e observados por uma pessoa de roupa formal, em um ambiente sério, pode ser um pesadelo para muitos candidatos. Mas aqui neste artigo trago a você dicas e meios de como se preparar para uma entrevista de emprego em uma instituição financeira.

O seu currículo é diferencial

Sabemos que se você já está com uma entrevista marcada, é sinal que seu perfil pode se encaixar nas especificações da vaga fornecida pela empresa. Porém, é importante sabermos que para isso ocorrer, o seu currículo deve estar válido e útil nesta área de atuação, pois é a maneira principal para haver a preparação de entrada em uma instituição financeira. Então, podemos entender que o seu currículo é a primeira impressão para uma entrevista de emprego na mesma.  

Por natureza as instituições financeiras são seriamente rigorosas em suas operações e metodologias, e não diferente seria em relação às formações acadêmicas exigidas para trabalhar dentro delas. O básico da escolaridade exigida para estar em sua preparação é o ensino superior, que deve estar concluída ou em andamento, nas áreas com ligação em Ciências Contábeis e Econômicas, ou Administração.

Além destas especificações, é válido sabermos que há certificações específicas para se preparar para trabalhar em uma instituição financeira, como a CPA 10, CPA 20, CEA, CGA, CFP, CA 600, ANEPS, que não são obrigatórias por lei, mas podem ser exigência por cada empresa, e auxiliam em sua capacitação e preparo. 

O seu preparo é essencial

Com seu currículo pronto de forma específica para a área de atuação desejada, você já possui o seu encaminhamento de preparo, mas antes de estar frente a frente com o seu entrevistador seu preparo deve ser de forma intelectual, pessoal e profissional. 

Para que seu desempenho seja bom na entrevista, para se preparar você deve estudar e conhecer a empresa na qual você foi chamado, a fim de que você possa mostrar que entende do mercado e situação da instituição, que possui interesse em relação a vaga e é apto a estar trabalhando dentro do ambiente. 

Separe e memorize os seus melhores acontecimentos de modo que você possa mostrar sua competência em exemplos de situações reais que você conquistou. Até porque você deve estar preparado para responder várias perguntas, tanto de ensino, qualificações quanto de empregos anteriores. 

Atualmente muitas empresas buscam maiores informações dos candidatos via redes sociais, deste modo, é imprescindível que você tenha atenção com o conteúdo que você compartilha nas redes, pois ali muitas vagas podem ser perdidas. Nesse sentido a sua preparação também é relevante de forma online.

Uma das coisas mais importantes na hora de uma entrevista de emprego em um banco, por exemplo, é a postura e forma de se vestir, claro que apesar de ser um local formal, é necessário que seja utilizada roupas confortáveis para você, mas de forma que você consiga passar uma impressão que converse com a instituição, por isso devemos pesquisar sobre ela antes. Não use acessórios ou trajes exagerados, a simplicidade é o que conquistará o entrevistador. Se estiver com dúvidas use tons neutros.

Tranquilidade e calma, apesar de difícil nestas horas, também ajudam bastante, por isso que ao se preparar, com estas formas acima citadas, será contribuído para que você possa se sentir mais à vontade e relaxado. 

Para pôr em prática

A sua preparação psicológica e de certa maneira física foram fundamentais para que você pudesse chegar mais que preparado na hora da entrevista. Portanto agora é hora de pôr em prática!

Na hora dos questionamentos você deve expor o seu preparo, suas convicções e aprendizados que você possui, por isso durante a entrevista na instituição financeira, seja amistoso e educado, visto que, no ambiente onde você estará o contato com os clientes será constante. 

Pense que você está totalmente preparado para o cargo, por isso demonstre confiança e postura firme, mantendo o contato visual que demonstrará boa relação social.

Comentamos que você deve se sentir à vontade, mas lembre-se que aqui não é o melhor momento de se sentir tão à vontade assim, desta maneira, todos devemos controlar o nosso entusiasmo. Por essa razão respire fundo e responda atentamente as perguntas e faça perguntas, mostrando que você se interessa e entende da empresa. 

Mas o principal é que a sua preparação para a entrevista em uma instituição financeira deve mostrar quem você realmente é, dado que as relações entre indivíduos são baseadas em honestidade. Assim você conseguirá mostrar que é capaz de conseguir esta vaga.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!