Quer ser bancário, mas não pensa em cursar Economia? Não se preocupe, pois não há contradição alguma nisso. Nem só de graduação em Economia vivem os bancários! Inclusive, até o final deste conteúdo, você vai perceber que nem só de cursos de graduação vivem os bancários. Está confuso? Muita novidade? Então abre a mente e vem entender direitinho do que eu estou falando nos próximos parágrafos.

O que faz um bancário?

Para saber qual faculdade cursar, antes, é preciso saber o que faz um bancário. A verdade é que, com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, a categoria passou por muitas alterações em sua forma de atuar no mercado. 

Ademais, existem também inúmeros cargos em bancos com diferentes funções e exigências. Todavia, a grosso modo, o bancário é aquele profissional administrativo responsável pelas rotinas de pagamentos, saques, atendimento ao cliente, aconselhamento financeiro, análise de empréstimos e crédito e venda de produtos, como planos de capitalização, investimentos, seguros e consórcios. O trabalho nas agências também envolve a abertura de contas, operações envolvendo o cartão de crédito, fechamento de caixa etc.

Para ser bancário, qual faculdade fazer para trabalhar em banco? 

Inúmeros cargos e funções em uma mesma categoria levam a inúmeras possibilidades de faculdades a serem feitas. Vamos conhecer algumas delas!

Administração

Quem faz administração pode assumir cargos estratégicos em diferentes departamentos dentro de um banco, pois estuda todos os aspectos que envolvem a gestão de um negócio.

Ciências Contábeis

Contadores que trabalham em bancos têm a função de registrar e monitorar todas as movimentações financeiras, além de controlar receitas e despesas, verificar impostos que devem ser pagos, elaborar relatórios e fazer o balanço patrimonial.

Direito

Bancos costumam ter departamento jurídico próprio e, por isso, profissionais que cursam Direito são visados para lidar com os diversos tipos de contrato, sejam aqueles estabelecidos com funcionários, correntistas ou outras empresas.

Logística

Dentro de um banco, quem é formado em Logística pode assumir cargos estratégicos com o objetivo de melhorar e otimizar os serviços prestados aos clientes, sendo ele responsável pelo bom funcionamento e constante melhoria nos processos. 

Economia

Nem só de faculdade de Economia vive o bancário, mas, se quiser, pode ser! Por estudar como a sociedade produz riquezas e como elas são distribuídas, o economista que trabalha em banco acompanha a movimentação do mercado financeiro e é capaz de fazer projeções sobre o cenário econômico dos próximos anos.

Estatística

Para explicar certos fenômenos ou fazer previsões com o mínimo de erro possível é que existe o estatístico. Por ser capaz de realizar diagnósticos sobre o mercado financeiro, esse profissional também é muito visado para trabalhar em bancos.

Marketing

É muito comum que as instituições bancárias invistam em estratégias de marketing para divulgação. Vemos comerciais em TV, patrocínios em eventos e diversos lançamentos de produtos bancários que são planejados e desenvolvidos por profissionais dessa área.

Gestão de Recursos Humanos

Toda empresa precisa de um sistema de RH. Nos bancos não é diferente. O gestor de RH será o responsável por auxiliar na organização e acompanhamento de trabalho de todos os funcionários, podendo ser encarregado também da parte burocrática e financeira do quadro administrativo.

Análise e desenvolvimento de sistemas

Cada vez mais vemos o digital ser incorporado aos bancos, fazendo desses profissionais indispensáveis na hora de pensar em sistemas cada vez mais avançados, tanto para clientes quanto para o funcionamento interno do banco.

Segurança da informação

O profissional formado em Segurança da Informação é o responsável por criar mecanismos para preservar a integridade de qualquer tipo de dado. Aliás, é uma das profissões que mais está em alta nos últimos tempos.

Qual curso fazer para trabalhar em banco?

Como já vimos, há inúmeras faculdades que alguém com ambição de ser bancário pode cursar. Todavia, no meio disso, existem também as certificações financeiras. Por meio delas, o profissional consegue comprovar que está capacitado para atuar de forma correta no mercado financeiro.

Além disso, muitos cargos e funções somente são possíveis de desempenhar detendo um selo específico. Os certificados mostram que o profissional possui o nível de conhecimento necessário para ocupar um cargo, maior credibilidade e mais confiança no trabalho desempenhado.

Agora que você já entendeu a importância das certificações financeiras, vamos conhecer algumas delas!

CPA-10

A CPA-10 é uma certificação da Anbima — Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Curso Online para Certificação CPA10

CPA-20

A CPA-20, também da Anbima, é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento. Ao obter a CPA-20, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10.

CEA

A CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento) é uma certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. Com ela, esses profissionais podem recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas. Ela é feita para quem busca diferenciação profissional e é obrigatória para realizar algumas funções do mercado financeiro.

Precisa mais alguma coisa para ser bancário?

Precisar, não precisa. Entretanto, para se destacar no mercado, você precisa possuir diferenciais. Eu diria que, na atualidade competitiva que vivemos, faculdade e certificação são essenciais, mas não são mais suficientes.

Por isso, a TopInvest não somente ajuda você a conseguir as certificações necessárias para ser bancário, como também oferece outros cursos para que você possa se desenvolver e ser um profissional diferenciado no mercado.