Carreira

Existe idade para entrar em um banco?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 11 de março de 2020

Quanto mais o tempo passa mais percebo que há muitas pessoas que procuram e esperam uma oportunidade para trabalhar em uma Instituição Financeira.

E uma das perguntas que eu mais recebo é: existe idade para entrar em um banco?

Curto e Grosso

Sem enrolação a resposta é um grande e sonoro NÃO. Não existe idade para entrar em um banco, ok?

O que existe é a sua vontade de querer trabalhar em um banco. Ou seja, o banco é realmente onde você quer trabalhar na sua vida, ou nesse momento? Você acha legal andar social, fazer vendas, conhecer gente nova e está preparado para lidar com a pressão? Em caso afirmativo, ótimo. Seja muito bem vindo a maior comunidade de profissionais do mercado financeiro.

Caso negativo, se você procura ingressar na carreira bancária somente pelo salário que é atraente, e os demais benefícios, sinto lhe dizer. Infelizmente, este não é o local pra você.

Não que eu queira te colocar para baixo, nada disso, o que importa aqui é a realidade do que você poderá enfrentar na prática.

Trabalhar em um banco ou em uma grande instituição financeira é parecido com outras grandes empresas. Você precisa trabalhar bastante, há muita pressão, metas, que muitas vezes beiram o impossível. Clientes insatisfeitos e tudo mais.

No longo prazo, se você não se interessa totalmente pela profissão, isso vai ficando angustinte, o que não é sustentável para a sua carreira. É como diz o ditado popular: “Faça o que gosta e jamais vai trabalhar um dia na vida”. Mas, se esse é uma das suas metas e se encaixa em sua linha de vida, você vai amar e se animar. Logo, aqui, no longo prazo, o sucesso é garantido.

Curso Online para Certificação CPA10

O boato da Idade

Agora respondendo mais precisamente a pergunta, há vários boatos de que existe idade para entrar no banco. Mas, na verdade, o que existemesmo são diferentes níveis de conservadorismo entre cada Instituições Financeiras.

Por isso, não existe uma idade máxima para que você possa começar a trabalhar em um banco, o que existe são algumas Instituições Financeiras que possuem um pouco mais de restrições nas contratações. E, entre essas restrições está a idade.

Nessas Instituições Financeiras, 95% das vagas dão preferencia a contratar um estagiário, um jovem aprendiz, ou uma pessoa que nunca passou em outro banco. O grande objetivo é justamente que seja um profissional novo, que não tenha nenhuma experiencia bancária ou financeira. Assim é um profissional sem vícios.

Isso permite que o banco possa formar o profissional de acordo com o objetivo da instituição.

O que é muito comum, por exemplo no Bradesco. Essa rede bacária, visa a contratação de pessoas mais jovens – que estão iniciando a carreira – para que possam criar o seu caminho de acordo com a normas da própria instituição.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Muito além dos grandes bancos

Outra dica muito relevante é que existem muito mais Instituições Financeiras, muito mais bancos do que só aqueles que sempre lembramos. Em nosso mercado financeiro existem alguns bancos incríveis que podem estar te procurando e você nem sabia. Por exemplo:

  • AgiBank está crescendo muito;
  • Banco Inter está crescendo demais;
  • Banco Original tem uma plataforma digital incrível;
  • Banco Safra que tem o foco maior na alta renda, e é um banco incrível que sempre lhe atende bem.

Estes bancos não tem restrição de “idade máxima”. Tem pessoas lá com 40, 45 anos e que estão apenas começando a carreira no mercado financeiro.

É por isso que eu te digo: É POSSÍVEL SIM!

Não deixe ninguém lhe dizer que é impossível. Não deixe ninguém lhe fazer desistir do seu sonhos.

Experiências

E claro, com outras experiências é possível começar em uma vaga legal não necessariamente como gerente de contas. Há diversos cursos como técnicas de vendas, excel, inglês e matemática financeira, que são obrigatórios para essa entrada. Logo, busque se aperfeiçoar e vai com tudo!

Ah e deixando para o final, porém, com muita importância. Separei algumas coisas bem relevantes para a sua entrada em um banco:

  • Certificações Financeiras: a conhecida CPA 10, é obrigatória para quem já trabalha ou pretende trabalhar em um banco. Já a CPA 20, dá mais visbilidade ao seu currículo. Ela é um diferencial. Hoje em dia elas são como um pré-requisito para você ingressar em uma Instituição Financeira;
  • Contatos: A vida moderna é uma grande conexão e a melhor forma de fazer um QI na área bancária é no Linkedin. Converse e engaje com pessoas do mercado. Que tal começar se conectando comigo? Siga-me no Linkedin.
  • Ensino superior completo ou cursando: Preferencialmente nas áreas de ciências contábeis, administração, economia, gestão financeira, e afins.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *