Junto com a LCI, LCA, Debentures incentivadas, CRI, existe um produto isento de IR, a caderneta de poupança.

Rendimento, diário?

Se por um lado, a poupança possui a vantagem de contar com a isenção de IR, por outro acaba contando com um detalhe negativo.

Seu rendimento não é diário, diferente da grande maioria das aplicações de renda fixa. Pegando o CDB como exemplo, todos os dias o investidor consegue acompanhar um crescimento da aplicação.

No caso da poupança não é assim que ocorre. O investidor precisa permanecer até o aniversario de um mês do deposito.

Em outras palavras, você depositou no dia primeiro de julho cem reais, vai tem que aguardar até primeiro de agosto para ver o ganho referente ao período.

IOF

O IOF também não incide sobre a poupança. Isso se deve aos aniversários dos depósitos. Uma vez que só a partir dos aniversários o rendimento aparecerá.

Sendo assim, não é possível receber antes de completar um mês. Que nada mais é o tempo mínimo para conseguir ficar isento do IOF (30 dias).

Resumindo, poupança não conta com incidência de nenhum imposto.

Mudanças na poupança

Em meados de 2012 houve uma mudança no rendimento da poupança, em períodos onde a taxa de juro estiver mais depreciada, em outras palavras abaixo de 8,5% haverá uma alteração no rendimento.

Ao invés de ser 0,5% ao mês mais TR, passara a ser 70% da Selic vigente no período. Digamos que a Selic esteja em 8,25%, então o rendimento da poupança passara a ser de 5,77% ao ano, aproximadamente.

Esse ajuste no rendimento da caderneta serve para dar mais competitividade ao mercado de renda fixa.

O CDB, Tesouro Selic são duas aplicações que poderiam vir a ter um êxodo para a poupança, uma vez que elas contam com incidência do IOF e do IR.

Permanecer no CDB, ou Tesouro Selic poderia reduzir os ganhos comparando a poupança.

Por isso, esse momento de juro em queda começou a despertar atenção de alguns investidores que viam à poupança com um mau investimento.

Se a redução do juro continuar até alcançar os 8,5%, acredito que a poupança passara a ter valor novamente.

Conseguir aplicar recursos em um investimento, seguro (conta com o FGC) de alta liquidez e isento de IOF e IR é algo muito interessante.

A praticidade da aplicação também é um fator preponderante. Com alguns cliques, o dinheiro que estava na conta corrente passa para poupança.

Curso Online para Certificação CPA10

Querendo ou não, ao investir em um Tesouro Selic ou mesmo no CDB é preciso um pouco mais do que isso.

Caderneta de Poupança Mapa Mental
Caderneta de Poupança Mapa Mental

Finalidade

Além de ser um local seguro para manter pequenas somas de dinheiro aplicada, a grande finalidade da caderneta de poupança é financiar o sistema habitacional.

Isso mesmo, todos os recursos que ficam aplicados na poupança tem a finalidade de remunerar o pequeno investidor de um lado, e de outro prover recursos para financiar imóveis residenciais.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!