Trabalhar no banco ou em cooperativa de crédito são coisas diferentes.

Os bancos são instituições financeiras, constituídas sob a forma de sociedade anônima e normalmente tem suas ações negociadas em bolsa de valores. Ou seja, é uma empresa cheia de acionistas. E o que o os acionistas querem?

Retorno!

Como os acionistas são os “donos” do banco, obviamente este será o principal foco do banco, trazer retorno financeiro aos acionistas.

Já uma cooperativa não visa lucro. Neste tipo de instituição financeira quando há um superavit este é distribuído entre os cooperados.

Estes que nada mais são que os correntistas da cooperativa e possuem cotas de capital. É super importante saber destas diferenças pois são elas que norteiam as decisões da equipe administrativa.

Dia a Dia no Banco

No banco, os acionistas querem retorno, por isso é obvio que teremos mais pressão sobre os colaboradores.

Você vai precisar vender muito para cumprir suas metas e gerar retorno ao banco. Com o banco tendo retorno, ele reinveste, o que exige mais retorno e vamos criando um ciclo desta forma, o que torna os bancos empresas muito grandes.

No mercado financeiro Brasileiro, existe uma grande concentração em grandes bancos onde meia dúzia acaba dominando o mercado.

Felizmente para o consumidor com o advento da tecnologia novos bancos digitais vem surgindo trazendo mais opções aos clientes.

Alguns exemplos desses bancos inovadores são o NubankBanco OriginalAgibank e Banco Inter. Inclusive, sou grande fã do modelo de negócio desses bancos que estão fazendo bastante barulho no mercado financeiro.

Acredito que nos próximos anos teremos uma briga interessante contra os gigantes como Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Federal, etc.

Trabalhando em uma Cooperativa de Crédito

Em comparação aos bancos, o dia-a-dia na cooperativa é bem diferente.

Como estas instituições financeiras não visam lucro, quem trabalha na cooperativa tem menos pressão do que os colaboradores de um banco.

É claro que a cooperativa precisar ter um resultado positivo e para isso é necessário vender os produtos financeiros pois existe todo um custo para manter a cooperativa funcionando.

Mas não é aquela pressão que acontece nos grandes bancos de onde quando um idoso vai sacar sua aposentadoria e saem dois colaboradores do banco ofertando crédito consignado.

Outra diferença importante é sua forma de organização.

Nos grandes bancos diferente o banco temos as agências, aqui em Caxias do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro… são CNPJs diferentes mas tudo dentro de uma única instituição financeira.

Nas cooperativas não é bem assim. As maiores cooperativas que temos são o Sicoob e o Sicredi. Dentro destas cooperativas existem as redes, que funcionam como uma espécie de franquia.

Em Caxias do Sul a principal cooperativa do Sicredi é a Pioneira.

Essa é uma rede de cooperativas que possui aproximadamente 20 agências na região da Serra Gaúcha.

Agora vem uma questão: se eu depositar dinheiro no Sicredi ou Sicoob no RS e quiser sacar lá em Brasília ou em Salvador eu posso?

Sim, porque eles fazem parte do mesmo Sistema de Crédito, seja do Sicredi ou do Sicoob por exemplo.

As cooperativas funcionam como uma espécie de vários bancos interligados, onde alguns tem mais agências e outros menos, mas todos utilizam o mesmo Sistema de Crédito.

Esse sistema unificado traz força para as cooperativas e ajuda a negociar por exemplo com Mastercard, Visa e outros produtos para serem incorporados ou vendidos para os cooperados.

Trabalhar no Banco ou em Cooperativa de Crédito

Neste artigo e vídeo tentei trazer para você que deseja ingressar na carreira bancária as diferenças entre trabalhar em um banco ou em uma cooperativa.

O banco normalmente remunera melhor, mas tem mais pressão e exige mais.

A cooperativa em contrapartida a pressão é menor por vendas e resultados.

Agora é sua hora de decidir o que combina mais com você. O próximo passo é saber se você deve ou não entregar currículo nas agências.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!