Na carreira de correspondência bancária é assim: o profissional, sob regime de Pessoa Jurídica, estabelece uma espécie de parceria na qual tem autorização para oferecer aos seus clientes os produtos e serviços de determinado banco. Já consegue imaginar as vantagens?

Cada instituição financeira terá uma dinâmica diferente, por isso, se este caminho está nos seus planos, o mais recomendável é que você estude todas as possibilidades. Nesse artigo, eu vou te mostrar o que um Correspondente Safra faz, quais os serviços que podem ser ofertados, salários e vantagens. Vem comigo!

O que é correspondente Banco Safra?

Um correspondente do Banco Safra (também chamado de Safra Invest) é uma pessoa jurídica – um profissional, escritório ou empresa – que oferece alguns dos serviços e produtos deste banco aos seus clientes, como cartões de crédito e pagamentos. Como remuneração, recebe uma porcentagem de cada operação realizada.

Esse tipo de correspondência, aliás, já é um velho conhecido do brasileiro. As lojas de materiais de construção que oferecem empréstimos, por exemplo, são exemplos dessa dinâmica. Assim como também o são as casas lotéricas que há muito aceitam pagamento de boletos. 

Tudo isso é possível a partir do momento em que estas Pessoas Jurídicas firmam parceria com alguma instituição financeira. Para o profissional, há a vantagem de oferecer mais serviços aos clientes. Já para o Banco Safra, este pode estender a sua influência e fazer os seus produtos chegarem que a entidade, por si só, não alcançaria normalmente.

E por falar em vantagens, inclusive, elas não terminam aqui!

Quais as vantagens de ser um correspondente do Banco Safra?

Dentre as principais vantagens que um correspondente do Banco Safra pode usufruir, temos: 

  • Aumento na clientela: os serviços e produtos bancários do Safra no seu catálogo vão atrair clientes que talvez não fossem chegar até você por outras razões, caso já tenha algum estabelecimento. Para os correspondentes que buscam atuar apenas com essa distribuição, já iniciam a carreira com um público-alvo bem definido;
  • Credibilidade do Safra: este banco já tem seu nome bem consolidado no mercado financeiro. Por essa razão, transmite por si só confiança e seriedade. Ao vincular a sua marca pessoal com o Safra, a prospecção de clientes será amplamente facilitada – é como um atalho que você toma para reforçar a sua credibilidade perante os interessados no seu trabalho;
  • Comissões para cada operação: como cada operação rende uma comissão percentual para o correspondente, seus ganhos podem chegar a ser bem altos – esse, no entanto, é um assunto que eu vou trazer com mais detalhes daqui a pouco.

Se tornar um Safra Invest vai basicamente te tornar um profissional mais completo, ou encorpar ainda mais a gama de produtos e serviços financeiros que você já oferece. A autonomia também é certamente um dos benefícios, já que a sua rotina será a de um empreendedor: seus horários, local e forma de trabalho serão definidos unicamente por você.

Para quem deseja escalar no mercado financeiro, o Safra representa uma opção ainda mais interessante, já que coloca o profissional em contato com operações que nem todos os outros bancos oferecem aos seus correspondentes. Quais são elas? Continua comigo. 

Quais os serviços oferecidos por um correspondente Banco Safra?

O Banco Safra oferece um escopo bem sólido de produtos e serviços que se tornam disponíveis para distribuição por meio de seus correspondentes. Assim, temos não somente produtos tradicionais, como cartões de crédito, mas até opções de seguro.

As vantagens dessa configuração, é claro, se apresentam de ambos os lados. Enquanto os correspondentes podem empreender uma atuação mais variada e completa junto aos clientes – e, consequentemente, lucrar mais – o Safra torna suas soluções mais populares e abrangentes.

Vamos, então, conhecer o que exatamente um correspondente do Banco Safra pode oferecer à clientela:

Serviços e produtos financeiros Safra

Além de intermediar a abertura de conta corrente entre seus clientes e o Safra, o correspondente ainda pode trabalhar com:

  • Pagamentos;
  • Transferências via PIX;
  • Saques em agências 24h;
  • Cartões de crédito e débito;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Operações de câmbio.

Essa lista é, por si só, bastante completa. No entanto, o Safra ainda conta com dois serviços bem vantajosos: planejamento financeiro empresarial e planejamento financeiro pessoal

Planejamento financeiro empresarial

Neste primeiro, mais do que o correspondente estar habilitado a oferecer opções de financiamento para negócios, trabalha também com capital de giro, seguros corporativos, cheques empresariais e antecipação de recebíveis.

Usando essa plataforma ao seu favor, o trabalho de correspondência alcança um novo nível, já que mais do que focar no atendimento de Pessoas Físicas, pode ampliar o seu alcance às Pessoas Jurídicas também. Ofertando uma relação completa dessas facilidades, é muito mais provável que a empresa em questão prefira resolver todas as suas necessidades em um lugar só.

Planejamento financeiro pessoal

Já no que tange ao planejamento pessoal, temos a oferta de seguros e planos de previdência privada. Estes serviços, inclusive, acabam sendo até mesmo vantagens para o correspondente (e seus clientes, é claro), já que não são todos os bancos que os possibilitam em parcerias de correspondência.

No entanto, como você deve saber, estes dois produtos financeiros são regulados por órgãos específicos – a Susep, a Previc e o Conselho Nacional de Previdência Privada (CNPC). Por essa razão, da mesma forma como a correspondência para o Banco Safra conta com esses extras, também requer outros requisitos para que o profissional possa trabalhar com esses serviços.

Como ser correspondente bancário Banco Safra?

Para ser um correspondente Safra, o profissional deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Operar sob uma sociedade empresarial cujo objetivo seja compatível com a atuação de um correspondente no país;
  • Certificação FB-100 Febraban para os que atuarem como atendentes;
  • Certificação CA-300 Abecip para quem optar por oferecer crédito imobiliário;
  • Certificação ABT1 ABRACAM para quem desejar realizar operações de câmbio.

Essa lista, no entanto, diz respeito unicamente à distribuição dos produtos e serviços bancários do Safra – pagamentos, transações, financiamentos, entre outros. Isso significa que, para trabalhar com planejamento financeiro pessoal, e ofertar seguros e planos de previdência aos clientes, é necessário também:

  • Constituir uma sociedade corretora de seguros;
  • Certificação da Susep;
  • Firmar contratos específicos para prestação de serviços de corretagem de previdência e seguros.

Com tudo isso em mãos, tudo o que o profissional deve fazer é contatar a instituição por meio da página de correspondência bancária do Safra. O cadastro inicial para ser um Safra Invest, preenchido no site, solicitará dados básicos, como documentos e endereço.

Os correspondentes que forem aceitos poderão utilizar o selo do banco em seus materiais de divulgação e ainda terão acesso à uma plataforma de serviços financeiros.

Quais as certificações para correspondente Banco Safra?

As certificações exigidas pelo Banco Safra para aqueles que desejam ser seus correspondentes são a FB-100 Febraban, CA-300 Abecip e SUSEP. Por lei, todos os profissionais que trabalham dessa forma e oferecem crédito, financiamento e, nesse caso, seguro e planos de previdências, devem obrigatoriamente estar com as devidas certificações.

Para você entender a finalidade e a importância de cada uma delas, eu compilei as informações mais importantes sobre estes selos exigidos pelo Safra:

FEBRABAN

A FEBRABAN é a Federação Brasileira de Bancos e, entre outras funções, disponibiliza certificados para correspondentes, profissionais que ofereçam créditos ao agronegócio, suitability e ouvidoria. 

Para fins de correspondência bancária, há três selos que habilitam o profissional a trabalhar com linhas específicas de crédito: 

  • FBB-110: crédito consignado;
  • FBB-120: crédito direto ao consumidor;
  • FBB-130: financiamento de veículos e crédito direto ao consumidor.

Já a FBB-100, exigida pelo banco Safra, é a versão mais completa do selo e abrange todas essas três FBB que você acabou de conhecer. Dessa forma, o correspondente pode lidar com todas as formas de crédito – o que é realmente bastante pertinente ao Safra, uma vez que os serviços selecionados para distribuição são muitos.

A prova da FBB-10 é assim:

  • 60 questões;
  • 1h de duração;
  • Validade de 3 anos;
  • Taxa de inscrição de R$125.

As questões abordam os seguintes conteúdos:

Para se inscrever e obter sua FBB-100, basta acessar a página de certificações Febraban

ABECIP

Já a Abecip é a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança e, como seu próprio nome indica, é a responsável por habilitar profissionais a atuarem na concessão de crédito imobiliário. 

A entidade oferece três selos para esta finalidade – CA-300, CA-400 e CA-600. Para correspondentes bancários, a CA-300, exigida pelo Safra, é suficiente nesse contexto. As demais versões da certificação são mais completas e obrigatórias principalmente para bancários, uma vez que estas pessoas comercializam produtos imobiliários de forma direta.

As informações principais sobre a prova são:

  • 30 questões;
  • 1h30 de duração;
  • Validade de 5 anos; 
  • Taxa de inscrição de R$300.

Já em relação ao conteúdo do exame, temos:

Para se inscrever, basta acessar a página da CA-300 Abecip.

SUSEP

A SUSEP, Superintendência de Seguros Privados, é, como você já deve saber, o órgão que regula todas as apólices e corretores de seguros a fim de garantir segurança ao mercado. Por esse motivo, para oferecer o serviço de planejamento financeiro pessoal do Banco Safra, obter essa certificação é uma obrigatoriedade.

Esse exame é um pouco diferente: acontece de forma online apenas 2 vezes ao ano e perdura por 4 dias seguidos, já que seu conteúdo é bem extenso. 

Assim, cada dia é um módulo e suas questões abordam áreas de conhecimento específicas. Olha só:

  • 1º dia: prova de capitalização;
  • 2º dia: prova de vida e previdência;
  • 3º e 4º dias: prova de demais ramos.

O exame completo custa R$1.665,00 e você pode conferir as datas das provas e os períodos de inscrição na página da certificação da Susep

Quanto ganha um correspondente Banco Safra?

A média salarial de um correspondente do Banco Safra no Brasil é de aproximadamente R$3.500. Sua remuneração, aliás, acontece de forma comissionada. Ou seja, a cada operação realizada, o correspondente deve receber 6% do valor.

Essa porcentagem é uma designação do Conselho Monetário Nacional. Dessa forma, por mais que o país apresente um salário médio, os ganhos desse profissional podem variar bastante, a depender da quantia de clientes que atende e de quantas operações realiza. Afinal, imagine que um financiamento de R$500.000, por exemplo, renderá ao correspondente R$30.000.

Se torne um correspondente Safra com a Top

As certificações exigidas para se tornar um correspondente do Banco Safra são muitas e, como você pode perceber, seus conteúdos podem ser bem extensos. Por isso, para te ajudar a conquistar essa parceria, eu trouxe três cursos preparatórios para você:

Preparado para começar a oferecer os serviços e produtos do Banco Safra aos seus clientes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *