Banner MBA TopInvest

Precisando dar um up na carreira? Então, com certeza você já se perguntou qual a melhor opção: se é cursar uma pós ou um MBA

De maneira bastante resumida, um MBA pode ser considerado um tipo de pós-graduação. A sua vantagem é que oferece uma formação que vai além da teoria, desenvolvendo aspectos práticos e habilidades comportamentais. Por isso, inclusive, é tão recomendado para quem almeja conquistar posições de liderança e acelerar a própria jornada no mercado de trabalho.

Na dúvida, siga comigo para aprender tudo isso:

  • Qual a diferença entre pós e MBA;
  • Para que ambos servem;
  • Quais os títulos recebidos após uma pós ou MBA;
  • Quando vale a pena fazer um MBA;
  • Qual das duas opções é melhor.

Se terminar esse artigo com a certeza de que um MBA é o que vai te alçar na carreira, ainda tenho uma excelente recomendação de curso para compartilhar.

Vem comigo!

Qual é a diferença entre pós e MBA?

Enquanto o MBA é voltado para a gestão técnica e comportamental de negócios, uma pós-graduação se trata do aprofundamento de conhecimento sobre alguma área. Na prática, o MBA oferece uma preparação mais completa para o mercado de trabalho.

Outra grande diferença entre pós e MBA está na abordagem do conteúdo programático. Enquanto o primeiro abrange aspectos teóricos e práticos sobre o assunto em questão, desenvolvendo até habilidades comportamentais, o segundo é como uma extensão da graduação, entrando em detalhes que não foram tão analisados antes.

Qual a finalidade de uma pós?

Em geral, a pós-graduação é uma especialização que serve para ir mais fundo em alguma área de conhecimento vista superficialmente na graduação. É a extensão da compreensão sobre determinado assunto. 

É, sem dúvidas, um diferencial para o currículo. Como amplia a expertise do profissional, serve para fins de especialização e para aumentar as opções de carreiras possíveis. 

Ainda, é uma forma de demonstrar evolução contínua. Embora uma pós ofereça, em tese, um aprendizado mais teórico, alguns cursos específicos podem incluir também uma abordagem mais voltada para a gestão e a prática.

Para que serve o MBA?

Um MBA é uma formação mais robusta, voltada especialmente para as áreas de negócio, gestão ou finanças. Sua abordagem é mais prática, preparando o profissional não somente para dominar aspectos teóricos, mas também desenvolvendo habilidades comportamentais.

Os objetivos específicos de um MBA vão depender da instituição que o oferece. No entanto, é certo dizer que um curso do tipo é bastante útil para quem almeja liderar equipes, estar à frente de processos operacionais e mesclar prática com teoria.

Quanto tempo dura um MBA?

A duração de um MBA depende de sua categoria. Os executivos levam entre um ou dois anos para serem finalizados, enquanto os profissionais duram até três anos.

No Brasil, os MBAs executivos são os mais comuns — a maioria dos programas que você encontrar por aí serão categorizados dessa forma. Os profissionais, por outro lado, são mais raros e concedem ao profissional o título de mestre. 

Quanto tempo dura uma pós?

De acordo com o MEC, um curso de pós-graduação deve ter duração mínima de 360h. Assim, sua finalização pode levar entre 4 a 24 meses.

Entre aulas e demais atividades acadêmicas, algumas opções de pós chegam a ter 500h de duração. Inclusive, o mesmo período vale para cursos online e presenciais.

Qual o título de quem faz pós-graduação?

O título recebido depois de uma pós pode ser de pós-graduado, especialista, mestre ou doutor, a depender da categoria do curso: se é lato sensu ou stricto sensu.

Entenda as diferenças:

  • Lato sensu: se tratam de especializações e MBA, e duram em média dois anos;
  • Stricto sensu: são cursos de maior vigor acadêmico, como mestrado e doutorado, e duram de dois a quatro anos.

Como você pode ver, ao ser interpretada como uma formação que vem após a graduação, uma pós pode existir em diferentes formatos. Por isso, a depender da estrutura, até mesmo um MBA é considerado como uma pós.

Qual é o título de quem tem MBA?

Embora não haja, oficialmente, um título específico para quem tem um MBA, o profissional pode ser chamado de especialista

De qualquer maneira, vale lembrar que um MBA confere ao portador um reconhecimento que vai além de títulos, destacando o profissional como alguém com habilidades avançadas em gestão e estratégia — nesse caso, nas finanças. 

Além disso, essa especialização é amplamente reconhecida no mercado de trabalho como um símbolo de competência e capacidade de liderança. É por isso que tem o poder de abrir portas para posições executivas e de alta responsabilidade.

Banner MBA TopInvest

Qual é o salário do MBA?

O salário de um profissional MBA, a nível de especialista, varia (em média) entre R$8.000,00 a R$12.000, de acordo com o Glassdoor. Lembre-se que a remuneração muda de acordo com a instituição, o cargo e a região do país onde trabalha o profissional.

Para você ter uma ideia, pense nos consultores de investimentos como exemplo. Essa é uma carreira viável quando se tem MBA e, além dos ganhos atrativos, ainda se recebe uma porcentagem mensal sobre o valor dos portfólios administrados.

Quem tem pós ganha mais?

Sim! Afinal, uma pós-graduação é como um degrau a mais alcançado na carreira — assim como ocorre com um MBA, mestrado ou doutorado. 

Ao se especializar, um profissional tem a chance de ocupar posições de maior complexidade no mercado, além de enfrentar menor concorrência. Consequentemente, os salários conquistados serão mais altos.

Quando vale a pena fazer um MBA?

Fazer um MBA é uma excelente escolha para diferentes momentos da carreira. Para quem está começando e busca se destacar, a formação é uma alternativa viável mesmo sem ter completado uma graduação. Assim, se tem à frente um caminho para acelerar o início da jornada profissional.

Por outro lado, para quem já tem experiência e deseja crescer na carreira, o MBA é uma ferramenta poderosa para conquistar promoções e assumir cargos de liderança. 

Com esse título no currículo, as chances de obter salários mais altos e ocupar posições de maior responsabilidade aumentam significativamente. 

E tem mais: para os que desejam mudar de área de atuação, especialmente para o mercado financeiro, um MBA completo pode ser um atalho eficiente para adquirir as novas competências necessárias — comportamentais e técnicas — e facilitar a transição.

Pode fazer MBA antes da pós?

Depende! Enquanto algumas instituições exigem que o estudante já tenha ensino superior para cursar MBA, outras não levantam essa obrigação.

Nos casos em que o profissional obtém um MBA antes de qualquer outro título, é comum que o certificado recebido seja de extensão universitária em vez de um certificado de MBA.

O que é melhor MBA ou pós?

Tanto o MBA quanto a pós-graduação são excelentes opções para o desenvolvimento profissional, mas a escolha entre eles depende dos objetivos e da carreira de cada um. 

A pós-graduação é ideal para quem busca aprofundar conhecimentos em uma área específica, enquanto o MBA é mais adequado para aqueles que desejam obter uma visão ampla e prática sobre a gestão e liderança no mundo dos negócios.

No mercado financeiro, por exemplo, o MBA frequentemente se destaca como um atalho para o sucesso. Afinal, essa formação tende a preparar o profissional para cargos de liderança a partir de uma visão 360º sobre o setor. Daí, inclusive, vem a convicção de que o título é um impulsionador de carreiras e salários.

Interessado em fazer um MBA em mercado financeiro?

Tenho um para te apresentar! O MBA Especialista em Investimentos é inteiramente voltado para o mercado financeiro, dá uma olhada em alguns dos tópicos abordados nas aulas:

Boa notícia: com uma grade curricular que contempla do básico ao avançado, é ideal para qualquer nível de conhecimento. E mais: essa é uma formação reconhecida pelo MEC e com aulas ministradas por grandes nomes das finanças no Brasil, como Thiago Nigro (o Primo Rico), Bruno Perini, Gustavo Cerbasi e Kleber Stumpf. Dá uma olhada agora mesmo nessa novidade e garanta a sua vaga: acesse a página do MBA Especialista em Investimentos para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *