Quando falamos nos maiores bancos do país, quais nomes te vêm à mente? Certamente a Caixa Econômica Federal é um deles. Contudo, a popularidade não é a única razão pela qual você deveria considerar se tornar um Correspondente Caixa.

  Quer saber mais? Continua comigo!

O que é o correspondente Caixa Aqui?

Um correspondente Caixa Aqui será o responsável por intermediar clientes e serviços financeiros da Caixa Econômica. 

Assim, poderá receber pagamentos de qualquer natureza, solicitar cartões de crédito ou débito, encaminhar pedidos de abertura de contas, realizar financiamentos e empréstimos, entre outros.

Quem pode ser correspondente Caixa?

Você já deve saber que um correspondente bancário é uma Pessoa Jurídica, não é? Contudo, esse tipo de correspondência também pode ser realizado por estabelecimentos, o que torna a função bem ampla e versátil. 

Eu trouxe aqui alguns exemplos de quem pode ser um correspondente Caixa:

  • Imobiliárias e Corretores de imóveis;
  • Intermediação Financeira;
  • Despachante;
  • Atividades Auxiliares;
  • Consultoria;
  • Contabilidade;
  • Representação Comercial;
  • Concessionárias e Autopeças;
  • Comércio Varejista;
  • Supermercados/Hipermercados;
  • Farmacêutica.

Em todos esses estabelecimentos e atividades é possível ser um correspondente Caixa. Em um comércio varejista, por exemplo, é possível ofertar empréstimos – assim como vemos normalmente em lojas de material de construção. Em imobiliárias, por outro lado, é muito comum a prática de oferecer financiamento de imóveis. Assim, o cliente tem a chance de fazer tudo em um só lugar.

Quais as vantagens de ser correspondente bancário Caixa?

Se tornar um correspondente bancário Caixa pode ser um passo enorme para a sua carreira. Sabe por quê? Eu trouxe algumas vantagens para te mostrar:

Receba tarifas por propostas encaminhadas e contratadas

Como correspondente, a sua remuneração vai acontecer de forma comissionada. Dessa forma, toda vez que você encaminhar uma proposta para a Caixa, ou toda vez que um cliente contratar um serviço, a sua renda aumentará.

Aumente o número de clientes

A correspondência bancária Caixa vai abrir o seu leque de serviços. Por consequência, mais clientes serão conquistados. Se você já tem um estabelecimento, por exemplo, passará a receber novos clientes, além dos antigos, já que agora oferta serviços financeiros também.

Comece imediatamente

Após solicitar a correspondência bancária e ter esse pedido aprovado, basta começar a trabalhar. O processo é rápido e você não dependerá de nenhuma burocracia adicional para começar a ofertar seus novos serviços financeiros.

Agregue valor com a marca Caixa

Como eu já mencionei, a Caixa Econômica é um dos bancos mais populares do país. Assim, é natural que o nome da instituição transmita mais credibilidade e segurança para os clientes. Ao ter o seu nome, ou o do seu estabelecimento, atrelado à Caixa, você desfrutará desse valores e vantagens também.

Ganhe benefícios exclusivos

A Caixa estipula algumas metas de produtividade. Ao cumpri-las, você deverá receber benefícios exclusivos pelos seus méritos.

Receba capacitação e treinamento

Ao se tornar um correspondente bancário Caixa, você terá acesso ao suporte da caixa para seus profissionais. São eles: 

  • Capacitação para que você possa entender dos produtos financeiros que irá trabalhar;
  • Portal de educação disponível para correspondentes;
  • Atualização periódica no que diz respeito aos detalhes de gestão, planejamento, negócios e resultados.

Tenha suporte especializado

Toda vez que tiver alguma dúvida sobre algum produto ou operação financeira, a Caixa vai te ajudar. Além de disponibilizar um material exclusivo para você, que servirá como base durante o exercício de sua função, a equipe técnica da instituição vai estar disponível para falar com você sempre que precisar.

Quais as vantagens para o cliente do correspondente Caixa?

Até aqui, você entendeu as vantagens que a correspondência bancária Caixa traz para você. Contudo, a fim de divulgar seus serviços, é natural que você compreenda também que benefícios os seus clientes devem ter com essa parceria.

Maior flexibilidade de expediente

Bancos fecham cedo, todos sabemos disso. Essa limitação de horários é uma pedra no sapato de muita gente. Afinal, nem sempre a rotina nos permite resolver pendências bancárias ou realizar pagamentos nas poucas horas nas quais estamos disponíveis.

Contudo, quando temos à disposição um correspondente bancário Caixa, a situação muda, pois o horário de funcionamento pode ser maior.

Maior comodidade e facilidade de acesso

Uma ida ao banco pode envolver muita burocracia. Em cidades nas quais não há nenhuma agência da Caixa, por exemplo, essa ida é, inclusive, impossível, ou exige um deslocamento enorme.

Os correspondentes bancários, por outro lado, estão por toda parte: podem estar no comércio do lado de nossa casa. Assim, os clientes saem ganhando no quesito comodidade.

Segurança e confiança da marca

A Caixa é uma instituição financeira séria. Logo, se um profissional ou estabelecimento está atrelado a ela, significa que são confiáveis. Por isso, ao precisar de algum serviço financeiro, o cliente pode ter a segurança de que está em boas mãos.

Quais produtos e serviços são oferecidos pelo correspondente Caixa?

Todos os serviços dos quais sempre falo por aqui (empréstimos, financiamentos e pagamentos) podem ser enquadrados em três categorias, que são:   

Produtos negociais de relacionamento

Este é um correspondente que trabalha intermediando crédito com garantia de imóvel, financiamento, refinanciamento de automóveis, crédito consignado, entre outros.

Prestação de serviços transacionais

Sabe quando você precisa pagar contas de luz ou boletos? Este tipo de serviço configura a categoria de transacionais, que são, em resumo, o recebimento de pagamentos.

Prestação de serviços sociais

Aqui, temos a prestação de serviços relacionados, por exemplo, ao INSS e ao recebimento de benefícios. Como a Caixa possibilita esses procedimentos, ao ser um correspondente, você poderá ofertá-los também.

Quanto ganha um correspondente bancário da Caixa?

A remuneração de um correspondente bancário da Caixa é feita através de comissões. Ou seja, para cada operação que você realizar, ganhará uma porcentagem dela. 

Para ter uma noção dos valores, é possível consultar a tabela de valores máximos da Febraban.

Como ser um correspondente Caixa?

Se interessou pela possibilidade de se tornar um correspondente Caixa? Então, presta atenção no que você precisa fazer:

Documentação

Conta em banco, comprovante de residência e CNPJ são alguns dos documentos que você vai precisar apresentar para a Caixa. Não se preocupe: a lista de documentos não tem nada de mirabolante, é apenas o básico! 

Certificação

Caso você tenha interesse em trabalhar com operações de crédito, é fundamental que você tenha uma certificação financeira comprovando que está apto a trabalhar com esse tipo de serviço.

Portanto, as suas opções são: 

  • Febraban Completa ou ANEPS Completa: ambas te autorizarão a trabalhar com Crédito Direto ao Consumidor, financiamento de veículos e crédito consignado. Para se inscrever, não é necessário esperar por algum período específico do ano;
  • ABECIP CA-300 ou ABECIP CA-600: essas certificações existem exclusivamente para quem deseja trabalhar com crédito imobiliário. Assim, se isto estiver nos seus planos, é necessário ter a Febraban ou a ANEPS, além de uma ABECIP.

Converse com um gerente

Depois que estiver com os documentos em mãos, e já for um profissional certificado, basta ir pessoalmente até a agência da Caixa mais próxima de você e conversar com o gerente local. É nesse momento que a sua parceria será oficializada!

Como conseguir a certificação para ser um correspondente Caixa?

Se você pretende ser um correspondente Caixa, é hora de começar a estudar para conseguir uma certificação financeira que te autorize a trabalhar com a instituição. Se precisar de ajuda, lembre-se: a TopInvest está aqui para te transformar em um profissional top de linha! Dá uma olhada nos cursos preparatórios que temos disponíveis por aqui:

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!