Certificações Financeiras

Documentos dos fundos de investimento

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pra te ajudar a não se confundir nas provas da Anbima, vou explicar sobre os documentos dos fundos de investimento, que são:

  • Regulamento
  • Prospecto
  • Lâmina de Investimento

Regulamento do Fundo de Investimento

Neste vídeo peguei como exemplo o regulamento do fundo de investimento RIO BRAVO APOLLO FIC FIM. Este fundo é administrado pela BEM DTVM Bradesco. Logo no primeiro capitulo, temos o nome do fundo que é Rio Bravo Fundo de Investimento em Cotas de Fundo Multimercado.

Passando para o segundo capitulo temos que esse fundo se destina tanto a pessoas físicas como jurídicas doravante determinados cotistas. Continuando a leitura do regulamento do fundo chegamos a política de investimentos do fundo e sua composição. Você pode inclusive verificar a composição completa do fundo e ver que qualquer operação arriscada como Day Trade por exemplo, são vedadas. Existe também a limitação máxima de cada item como por exemplo no máximo 20% em FIIs (você pode baixar esses arquivos aqui).

Conhecendo a carteira do fundo o regulamento dá sequência falando sobre os riscos desse fundo que são:

  • Risco de mercado
  • Risco de Liquidez
  • Risco de Credito
  • Risco de mercado externo
  • Risco de uso de derivativos
  • Risco de concentração
  • Risco tributário

Seguindo no regulamento podemos ver a gestão que é feita pela Rio Bravo Investimentos LTDA que é uma empresa completamente separada da administração que é realizada BEM Bradesco DTVM SA. Eu escolhi este fundo como exemplo justamente porque nem sempre a gestão, custódia e administração são feitas pela mesma empresa. Neste exemplo a gestão é feita por uma empresa independente enquanto a gestão e custódia por uma corretora de valores mobiliários ligada ao Bradesco.

Curso Online para Certificação CPA10

O regulamento é um documento relativamente longo e trata sobre assuntos importantes como da taxa de administração, emissão e resgate das cotas, qual é o prazo de cotização e descotização, prazos de resgate, funcionamento da assembleia geral de cotistas, demonstrações contábeis e para finalizar as disposições gerais.

Por fim o regulamento trata sobre a remuneração dos prestadores de serviço e último mas não menos importante sobre a taxa de performance. No que exceder 100% do CDI será cobrado um adicional de 20% a título de premiação pela performance.

Prospecto

Mas para o investidor, normalmente vamos mostrar o prospecto e a lamina. O prospecto nada mais é que um grande resumo das informações mais importantes deste fundo de investimento. Neste documento temos que o fundo completou 6 meses e está divulgando a rentabilidade. Dispõe que o Rio Bravo FIC FI é um fundo de investimento em cotas, fundo de investimento multimercado e quais seus objetivos.

Também é no prospecto que constam informações estatísticas do fundo como:

  • Índice Sharpe
  • Volatilidade
  • Meses positivos acima do CDI
  • Patrimonio líquido do fundo

E, o mais importante é que você pode ver que tem o selinho da ANBIMA que qualifica o fundo e o gestor.

Lâmina

E por ultimo o mais comum dos documentos dos fundos de investimento é a lâmina. Este documento contém informações bem mais básicas sendo normalmente o documento mostrado para seu cliente no banco. Aqui encontramos a performance histórica, rentabilidade relativa ao CDI, gráfico da performance, volatilidade… enfim. As informações mais importantes relativas a tomada de decisão de investimentos.

Mapa Mental Documentos do Fundo de Investimentos, Organograma Documentos do Fundo de Investimentos
Para fazer o download, clique com o botão direito e salvar como…

Neste artigo e vídeo abordei sobre os principais documentos dos fundos de investimento mas o importante é que você não fique só na teoria. Baixe os documentos no link acima e escolha um fundo do seu banco para procurar os documentos e analisá-los.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *