Certificações Financeiras

Importância da Diversificação dos Investimentos

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

A diversificação é um assunto muito comum sempre que tratamos sobre investimentos.

É comum ouvirmos aquela famosa frase de que: “Não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. A grande importância da diversificação provém da imprevisibilidade do mercado financeiro.

Com uma carteira de investimentos diversificada o investidor consegue mitigar os riscos ao mesmo tempo que pode aproveitar diversas oportunidades de investimento.

Cuidado com a Falsa Diversificação

Muitas vezes alguns investidores realizam uma diversificação no mesmo tipo de produto, variando apenas a instituição financeira.

Esta é uma espécie de falsa diversificação pois desta forma a carteira de investimentos continua com risco elevado em uma determinada classe de ativos.

Uma carteira com grande concentração em ativos de renda fixa por exemplo fica muito suscetível as variações da taxa de juros.

No brasil por diversos períodos os investimentos em renda fixa não apresentam ganhos reais, ou seja, tem uma rentabilidade líquida inferior a inflação. Este tipo de estratégia pode acarretar prejuízos no longo prazo, e geralmente só é percebida quando é tarde demais.

Em contrapartida, uma carteira de investimentos com grande concentração em ativos de renda variável possui grande exposição a Volatilidade destes ativos no curto prazo.

Ativos de renda variável costumam apresentar maiores rentabilidades no longo prazo, porém a sua volatilidade no curto prazo demanda atenção. Caso seja necessário efetuar um resgate de emergência dos recursos, o investidor pode acarretar com prejuízos.

Balanceamento Periódico da Carteira

Uma vez que seus investimentos estão compondo uma carteira de investimentos diversificada, você não pode simplesmente abandoná-la. É necessário que você faça uma revisão periódica dos ativos para fazer um novo balanceamento em seus percentuais pré-estabelecidos.

Nos últimos anos, eu uso um método automático onde cada ativo da minha carteira deve ter um percentual determinado e a cada nova aplicação os novos recursos são investidos naquele que se distância do objetivo. Esta técnica foi desenvolvida por Maurício Rissa, (O famoso Bastter) e é muito bem explicada em seu livro A Filosofia Bastter de Acumular Patrimônio.

Adotando este método, o investidor consegue manter o correto balanceamento dos seus investimentos sem maiores transtornos. Para facilitar ainda mais, você pode colocar isto em uma planilha de Excel e criar uma espécie de sistema que irá apontar automaticamente qual o ativo merece sua atenção.

Quanto Maior, Mais Importante

A diversificação da carteira de investimentos é importante a todos. Porém para que seja viável acredito que seja necessário um capital mínimo de aproximadamente R$10.000,00 pois para uma diversificação real existe a necessidade da aquisição de ativos de renda variável e para isso é necessário possuir uma conta em corretora de valores.

Com a constante evolução tecnológica os custos de manutenção para este tipo de conta vem diminuído e já existem inclusive corretora que isentam taxas de manutenção. Esta medida foi instaurada pela maior corretora do país agora em 2016, a XP Investimentos e é uma tendência.

Curso Online para Certificação CPA10

Diversificação X Retorno

Apesar da repetição constante da importância da diversificação surge um ponto muito importante. Como ressaltei acima, é muito importante ter um capital mínimo para realizar a diversificação.

Uma diversificação em excesso pode acarretar em custos desnecessários reduzindo a rentabilidade dos investimentos. Atente-se sempre, aos custos embutidos nos produtos de investimento.

Você já percebeu que a diversificação não irá blindá-lo completamente de todos os riscos.

Também já aprendeu conosco que cada pessoa possui uma aceitação diferente ao risco e por isso a importância de conhecer qual o seu perfil de risco conforme a API (Análise de Perfil do Investidor).

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *